sábado, 9 de outubro de 2010

Curiosidade sobre a pele


Tipos de pele:

Oleosa - Possui alta concentração de glândulas sebáceas, provocando brilho intenso. Devido ao excesso de oleosidade, está mais sujeita a problemas como cravos, acnes e espinhas. Embora pareça difícil de ser tratada, a pele oleosa tem seu lado positivo: as rugas demoram mais a aparecer, devido à ação constante das glândulas sebáceas.

Seca - Apresenta pouco ou nenhum brilho. É uma pele desidratada devido à pequena atividade das glândulas sebáceas, o que ocasiona o aparecimento de rugas mais cedo. Colaboram para o ressecamento da pele: exposição excessiva ao sol, vento ou poeira.

Mista - É uma pele na qual se combinam áreas oleosas e secas. A parte do rosto mais oleosa é conhecida como área em forma de T (“zona T”), situada em toda extensão da testa e nariz.

Normal – Uma pele fina e macia, que raramente apresenta cravos ou espinhas e mantém-se com aparência jovial. Após trinta anos, essa pele tende a ficar mais seca, exigindo maiores cuidados.

A pele é formada por 3 camadas:

1ª - Epiderme. A camada externa, superficial e visível, onde são geradas as células e encontram-se os melanócitos produtores de melanina (pigmento que define as cores da pele e dos pêlos, além de proteger contra a ação dos nocivos raios ultravioletas).

2ª - Derme. É a camada intermediária, que dá sustentação à pele, onde se localizam vasos sangüíneos e linfáticos, fibras elásticas, glândulas sudoríparas e sebáceas, além dos folículos pilosos (raízes dos pêlos).

3ª - Hipoderme. A camada interna e mais profunda da pele, responsável por acumular energia e funcionar como isolante térmico. Contém células de gordura e vasos sangüíneos.

Fonte: http://www.bulboraiz.com.br/curiosidades/pele.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário