segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rio Inhambupe


A Bacia do Rio Inhambupe encontra-se inserida na região norte do estado, com suas nascentes localizados no município de Teofilândia, em área de abrangência do clima típico de uma região semi-árida.
Nos limites desta bacia hidrográfica encontram-se inseridas duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), ou seja, APA do Litoral Norte e de Mangue Seco, as quais já possuem Planos de Manejo concluídos. Estas duas unidades de conservação ambiental são de uso direto e permitem o uso racional e sustentado do patrimônio natural.

Nascente


O rio Inhambupe nasce no município de Teofilândia porção Nordeste (NE) do Estado da Bahia.


Foz

O rio Inhambupe desemboca no Oceano Atlântico na região de Palame, Costa Litorânea do município de Entre Rios.

Municípios Abrangidos

A Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe abrange os seguintes municípios: Teofilândia, Serrinha, Biritinga, Inhambupe, Cardeal da Silva, Entre Rios, Palame.

Áreas de Drenagem e Extensão da bacia


A área de drenagem do Rio Inhambupe corresponde a um total de aproximadamente 36.440 km2.

Principais Afluentes

Margem direita: rios Cajueiro, Vitória e Cabeça de Vaca.
Margem esquerda: rios Poções, das Chaves, da Una, Ribeiro, da Serra, Bu e riacho Dezoito.

Dados Climáticos

A Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe possui clima tipo tropical chuvoso na região do litoral e clima semi-árido no norte da região de Biritinga e Sátiro Dias. A estrutura pluvial modela-se de sul para norte e de leste para oeste, com intensidade das chuvas decrescendo do litoral (cerca de 1.450 mm/ano), para o centro da região (Sátiro Dias – 680 mm/ano).

A temperatura média anual oscila entre 25o C e 24o C, apresentando pouca variação térmica. A umidade relativa média para a bacia é de 74%, sendo o mês menos úmido janeiro, com 69%. Os meses mais úmidos são maio e junho, quando a umidade ultrapassa 80%.

Fonte: Centro de Recursos Ambientais (CRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário