quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Entrada de Inhambupe, acesso Oeste


Essa é uma das várias entradas da nossa cidade de Inhambupe.

Livro "Os sertões" de Euclides da Cunha, encontrei alguns trechos falando de Inhambupe, leia abaixo, sendo que foi tirado do livro na página 115.

"De 1877 a 1887 erra por aqueles sertões, em todos os sentidos, chegando mesmo até ao litoral, em Vila do Conde ( 1887 ). Em toda esta área não há, talvez, uma cidade ou povoado onde não tenha aparecido. Alagoinhas, Inhambupe, Bom Conselho, Jeremoabo, Cumbe, Mucambo, Maçacará, Pombal, Monte Santo, Tucano e outros viram-no chegar, acompanhado da farândola de fiéis. Em quase todas deixava um traço de passagem: aqui um cemitério arruinado, de muros reconstruídos; além uma igreja renovada; adiante uma capela que se erguia, elegante sempre.

A sua entrada nos povoados, seguido pela multidão contrita, em silencio, alevantando imagens, cruzes e bandeiras do Divino, era solene e impressionadora. Paralisavam-se as ocupações normais. Ermavam-se as oficinas e as culturas. A população convergia para a vila onde, em compensação, avultava o movimento das feiras; e durante alguns dias,

eclipsando as autoridades locais, o penitente errante e humilde monopolizava o mando, fazia-se autoridade única".

Fonte: Os Sertões de Euclides da Cunha


3 comentários:

  1. Que beleza umas das entradas de inhambupe. buraco e suja de barro parece que não varrem as ruas.Isso é uma vergonha.Atençao Sr. prefeito acorda, fiscalize mais a cidade.

    ResponderExcluir
  2. Os Inhambupenses precisam ser mais educados e cuidar melhor da cidade não é só o prefeito, Dr. Euberto está sendo um ótimo prefeito, cuida bem da cidade e dos mais humildes, afastou os aproveitadores de prefeitura.
    Já viu como ficou o Novo Inhambupe?

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, anônimo #2. Nós, moradores, também precisamos fazer a nossa parte e deixar de apenas fazer críticas do tipo "dor de cotovelo". As ruas vêm sendo varridas, sim, mas a falta de "educação" de moradores que não respeitam o trabalho dos nossos garis, nem os horários de coleta do lixo torna impossível se manter uma cidade limpa.

    ResponderExcluir