terça-feira, 6 de julho de 2010

Projeto 'Nova Geladeira' da Coelba vai a 10 municípios

Salvador - Neste mês de julho, a Coelba levará o projeto Nova Geladeira – Doação para dez municípios. Em Remanso, São Francisco do Conde, Catu, Dias D’Ávila e Ribeira do Pombal, a concessionária cadastrará moradores no projeto que permite a substituição gratuita de refrigeradores residenciais em estado precário de conservação por equipamentos novos e eficientes. Já em Feira de Santana, Capela do Alto Alegre, Terra Nova, Camamu, Amargosa e Taperoá, a Coelba fará a entrega de 4.230 novos refrigeradores para clientes já cadastrados no projeto. Mais de 11,6 mil clientes em 27 municípios baianos já foram contemplados, este ano, com a doação.

Uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Atenta a esta questão e com o objetivo de promover o consumo eficiente, adequando a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, a Coelba lançou o Nova Geladeira Coelba - Doação. Voltada para os consumidores que possuem Tarifa Social de Energia, a iniciativa integra o Plano de Eficiência Energética da distribuidora e atende aos critérios da Lei 12.212, instituída pelo Governo Federal. A meta é que, até o final do ano, 50 municípios (capital e interior do estado) sejam atendidos e 30 mil equipamentos novos e eficientes sejam doados.

Para participar, os clientes terão que atender a alguns critérios (ver abaixo a relação completa de requisitos). Graças à sua eficiência, os novos equipamentos podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês, o equivalente a R$ 31,00 na conta de energia. Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados pela empresa Whirlpool especialmente para o Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. A concessionária de energia elétrica irá providenciar a retirada do CFC-R12 do refrigerador usado, gás nocivo à camada de ozônio, e vender esses equipamentos como sucata. Os valores arrecadados com a venda deste gás e da sucata serão empregados em projetos de geração de emprego e renda em comunidades carentes da Bahia.

Ao receber o novo equipamento, o cliente ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa, e entrega o refrigerador antigo, em estado precário de conservação. O transporte das geladeiras é de inteira responsabilidade do consumidor.

Em 2010, o Nova Geladeira Coelba - Doação já entregou refrigeradores nos seguintes municípios: Araçás, Aramari, Itanagra, Inhambupe, Baianópolis, Barreiras, Nova Itarana, Carinhanha, Araci, Euclides da Cunha, Planalto, Mirante, Gentio do Ouro, Uruçuca, Irecê, Dário Meira, Eunápolis, Porto Seguro, Candeias, Paripiranga, Mata de São João, Malhada de Pedra, Morro do Chapéu, Apuarema, Santana, Luís Eduardo Magalhães e Brumado.

Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2010/07/01/Bahia/Projeto_Nova_Geladeira_da_Coelba_.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário