Lorena Costa
O fechamento se deu após autuação pela quinta vez pela Codecon em razão do descumprimento da “Lei dos 15 minutos”. O alvará de funcionamento das agências ficará suspenso por cinco dias corridos para que as adequações necessárias sejam feitas.
“Neste caso, a adequação exigida é a abertura de mais guichês de atendimento, já que foi constatado que os existentes são insuficientes para o cumprimento da Lei”, informou o coordenador da Codecon, Rubem Carneiro Filho. Na última fiscalização realizada na agência, na semana passada, os agentes do órgão aguardaram por 30 minutos pelo atendimento.
De acordo com Mota, outras três agências também poderão ser fechadas. “Já estamos com pelo menos outras três agências bancárias em Salvador que acumulam quatro autuações da Codecon. Se essas mesmas agências forem autuadas pela quinta vez, serão igualmente interditadas. O nosso objetivo aqui é fazer cumprir a Lei Municipal, pois é direito do cidadão ser respeitado e, se tivermos de fechar outras agências, nós o faremos”, completou.
Desde o dia 28 de fevereiro deste ano, quando foi derrubada uma liminar judicial que suspendia os efeitos da Lei, a Sesp, juntamente com a Codecon, passou a fiscalizar todas as 406 agências existentes em Salvador.
“Por conta dessa determinação da Justiça, ficamos impedidos de fiscalizar o cumprimento da Lei dos 15 Minutos por quase três anos, mas – agora que a Prefeitura, através da sua Procuradoria Geral – conseguiu a derrubada dessa decisão, estaremos intensificando, cada vez mais, esta fiscalização e interditando – se preciso for – todas aquelas que desrespeitarem as determinações da Lei”, garantiu o Prefeito João Henrique.
O setor de auto-atendimento da agência, área dos caixas eletrônicos, permanece em funcionamento normal. “A parte dos caixas eletrônicos continuará a servir, normalmente, as pessoas, pois a interdição se deve apenas ao fato de a agência não cumprir com o tempo máximo de espera determinado”, explicou o prefeito. Ainda, segundo ele, os bancos são obrigados ainda a disponibilizarem máquinhas de senha.
Multa varia com a infração
O registro de queixas pode ser feito através do 156, a ligação é gratuita. A Codecon informa também que é importante que o cliente guarde a sua senha de atendimento para que seja comprovado que o tempo de espera superou os 15 minutos. Tempo que, de acordo com Mota, é estendido para 30 minutos em dia exatamente posterior a um feriado.
Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=53292
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