sexta-feira, 2 de julho de 2010

Anatel prorroga consulta pública sobre novo DDD em SP


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (2) que foi prorrogada a consulta pública sobre as propostas de criação do novo código de área 10 para os telefones celulares da região metropolitana de São Paulo e o acréscimo do nono dígito aos atuais números em todo o país.

O prazo da consulta à sociedade iniciou em maio em consulta pública e terminaria na noite desta quinta-feira, mas a agência receberá contribuições até o próximo dia 21. Esta semana, a Anatel já havia registrado mais de 1,6 mil contribuições via internet. Para expor com detalhes os efeitos das mudanças, o órgão realizou duas audiências públicas em São Paulo e Brasília.

As mudanças para a metropolitana de São Paulo buscam suprir a escassez de combinações numéricas para novas linhas de celular. Estima-se que a numeração atual será capaz de atender somente a demanda até o fim do ano. A principal justificativa da Anatel é o crescimento acentuado de habilitações das novas linhas de celulares e modems 3G. O custo para a implantação foi orçado pela Anatel em R$ 151 milhões a ser investido pelas operadoras.

O texto colocado em consulta pública indica que a adequação das redes das prestadoras para acréscimo do código nacional 10 em São Paulo deverá ocorrer até 31 de outubro. Como o objetivo da agência é somente atender à carência de combinações numéricas na região, o novo DDD irá sobrepor o já existente. Ou seja, será usado simultaneamente com o código 11. Portanto, o usuário que realizar chamadas para o outro código pagará uma tarifa local em vez de haver cobrança de ligação interurbana.

Ainda com o foco no aumento da capacidade das redes no Brasil, Anatel sugere a implementação do nono dígito tanto nos números fixos quanto móveis. Tal adequação deve ser operacionalizada pelas prestadoras, com a adequação de rede necessária, até 31 de outubro de 2015 em todos os estados.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/anatel-prorroga-prazo-de-consulta-sobre-novo-codigo-de-area-parasp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário