sexta-feira, 4 de junho de 2010

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


A capela de Nossa Senhora da Conceição, por pertencer à Sesmaria da casa da Torre de Garcia D’Ávila passou a pertencer à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Os Jesuítas de Água Fria, obtiveram de D. Sebastião Monteiro da Vide, em 1718, que a capela fosse desmembrada de Santo Amaro de Ipitanga e passasse a pertencer à freguesia de Água Fria, que era bastante florescente, criada em 1710, e notável pelo colégio e domínio dos padres Jesuítas ali sediados. A Casa da Torre de Garcia D’Ávila protestou contra a pretensão dos jesuítas sem resultados.

Mais tarde, a capela elevada à categoria de Paróquia ficando também o povoado de Inhambupe de cima subordinado a Água Fria até 1728, quando Vasco da Fernandes Cezar de Menezes, pela resolução de 24 de abril elevou a povoação à categoria de Vila, continuando subordinada à freguesia de Água Fria.

Os moradores locais enviaram protestos ao El-Rei que, em 26 de junho de 1801 por Carta Régia, mandou instalar a Vila do Espírito Santo do Inhambupe de Cima, o que foi feito solenemente, a 13 de março de 1802.

Em 1818, pelo Alvará Régio de 07 de novembro foi criada a freguesia (município) de Inhambupe, que se desmembrou nessa data da freguesia de Água Fria.

Segundo dados da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, a freguesia foi emancipada pela mesma Carta-Régia que criou a Vila, em 26/06/1801.

Nenhum comentário:

Postar um comentário