sábado, 9 de janeiro de 2010

“LULA, O HOMEM DO ANO”: E O JORNAL NACIONAL MAIS UMA VEZ DESINFORMA A SOCIEDADE

Tinha que ser a Globo de novo! Parafraseando o enfadonho programa humorístico mexicano, Chaves (o qual, particularmente, este colunista cresceu assistindo!), é desanimador perceber que a postura da Vênus platinada – a Rede Globo – continua a mesma. Em 1984 a emissora, em seu quarentão Jornal Nacional, omitiu o primeiro comício das Diretas Já! No último natal, o mesmo JN suprimiu, na edição do dia 24/12/2009, a notícia que o Presidente Lula foi eleito o “Homem do ano” por nada mais nada menos que o jornal francês Le Monde, o mais importante do mundo.

Os manifestos de desagravo dos organismos jornalísticos e sociais que observam o proceder da própria imprensa são indubitavelmente acertados. O JN, com seu editor-chefe e apresentador Willian Bonner (ao lado de sua esposa-apresentadora Fátima Bernardes) é o telejornal de maior audiência no país. Infelizmente, esse mesmo país lidera um triste índice: seu povo lê pouco!

Assim fica fácil. Só para gerar um pouco de polêmica, botar lenha na fogueira... Certo tempo, correu nos bastidores do jornalismo, na internet e na “rádio peão” (aquele boca-a-boca – “fofoca”, para os mais lentos!), que Bonner teria classificado o público do JN de “Hommer Simpson” – aquele personagem do desenho animado Os Simpsons, que vê TV e não absorve nada, assiste-a abobalhado, sem senso crítico, assimilando tudo que ouve, sem sequer questionar!

Então, este mesmo jornalista, que lidera o Jornal Nacional, que por sua vez cumpre ordem da emissora, simplesmente ignorou o fato da notícia dando conta da escolha de Lula, presidente do Brasil, como sendo a maior personalidade do ano passado. Isto não merecia ser divulgada para o povo brasileiro?

Ironia, não é mesmo?! Logo a Globo, com seu “padrão de qualidade? Logo o JN, com seu “jornalismo padrão”?

Ficam agora alguns questionamentos necessários: Qual será mesmo o critério de noticiabilidade do Jornal Nacional? Quando se trata de elogiar o representante maior da nação não é notícia. Mas, criticá-lo é?! Quando é para noticiar que o jornal de maior importância no mundo, o Le Monde, escolhe pela primeira vez em seus 65 anos uma personalidade do ano, e esta é o Lula, isso não tem importância para o país? Confuso, não é mesmo?!

Aquilo que não lhe interessa, não vira notícia. Logo, esse modos operandi de fazer jornalismo do JN é deveras destoante daquilo que rege um jornalismo moral e eticamente responsável. Enquanto a Globo omitia esta informação, em plena véspera de Natal, suas concorrentes (e que por sinal fazem um bom jornalismo – guardadas as devidas proporções), deram chamadas, com nota, comentário, riqueza de detalhe e tudo mais que o assunto merecia!

Fica então o ensinamento, caríssimos leitores. Nunca assistam apenas um telejornal, ainda mais se este jornal for o Jornal Nacional! Vejam outros. Observem a abordagem que cada um dá a determinado assunto, perceba se ele noticiou ou não algo que você julgava importante saber. Depois, tire suas próprias conclusões. Agindo assim é possível se manter bem informado. Do contrário, estaremos nos comportando como “quadros em branco”, onde se escreve o que quer, sem nossa interferência.

O Jornal Nacional, lastimavelmente - adjetivo que perfeitamente define a emissora a qual ele pertence, cometeu aquilo que podemos chamar (amenizando) de abuso ao interesse público. E olhe que este é o principal alvo de qualquer veículo de comunicação sério: o interesse do público!

Está dito!

4 comentários:

  1. sem duvida meu amigo a globo vacilou mesmo...mas fala serio o que afinal fez Lula alem de administrar a herança de Fernando Henrique, Lula passou a vida condenando os governantes e quando chegou sua vez o que realmente fez... baixou taxa de juros? não,-retomou as empresas estatal privatizada por Fernando Henrique?não,-pelo contrario continua a privatizar, parou com as viagens presidenciais que ele tanto criticava?não,--apoia a instalações de cpi´s?- não, -a não ser que, seus aliados sejam presidente das mesmas...fez algum grande plano Lula da economia ?- não,-
    apenas administra o plano real.-vive dizendo que a petrobras é dos brasileiros, mas o diesel e a gasolina esta com o preço que ja sabemos...alcool então nem precisa comentar... só pra da um exemplo la na Venezuela administrada pelo amigo de Lula o Hugo Chaves,a gasolina pode se dizer que pertence aos venezuelanos la custa apenas dez centavos o litro.
    aqui, temos o petroleo, refinamos e pagamos o olhos da cara por um litro...e Lula diz que é nosso...
    sem falar no bolsa familia criado no governo FHC, onde Lula usa e abusa pra enganar os desenformados...o que fez pelo nordeste? trouxe industrias? incentivou o turismo?... bem enfim meu caro, fico triste em ter que escrever isso mas é a pura realidade,claro que ele tem seus meritos,mas pra mim que sempre votei nele tem sido só decepção...

    ResponderExcluir
  2. obrigado Eduardo por publicar meu comentario sobre Lula, realmente este blog é bem democratico...

    ResponderExcluir
  3. Cada povo tem o governo que merece?
    Desde que começou a existir DEMOCRACIA e ELEIÇÕES, só uma verdade parece tomar assento na sabedoria popular: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, e quem haverá de discordar dessa sabedoria?
    O RESULTADO ELEITORAL É A EXATA MEDIDA DO QUE O POVO MERECE! Ainda que alguém possa pensar que o povo merecia mais ou que não merecesse tanto, mas a verdade é que o povo MERECE o resultado que constrói.
    Daí, duas coisas: 1. quando o que se muda o que está aí porque as coisas não vão bem para a maioria da população; 2. quando se reelege, porque as coisas devem andar muito bem, seja na saúde, educação, segurança, habitação.
    Mas será que está bom mesmo?
    Por que reclamamos tanto dos problemas envolvendo a sociedade, mas apostamos na continuidade?
    Por que, apesar das reclamações, a cada eleição o jeito de conseguir votos é a mesma, o modo das pessoas participarem é a mesma, os resultados quase sempre são os mesmos?
    Por que a cada nova eleição nada muda no modo de fazer política?
    Será a culpa apenas dos representantes ou também de quem os escolheu?
    Por que os eleitores sempre querem se eximir da sua parcela de culpa?
    Pense nisso na hora de votar.
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  4. internauta Armando vc. está com toda razão.
    Como ando bastante, ouço os condoídos, ofenderem Lula de todo lado, inclusive por causa desse Bolsa Família! Julgam Lula de estarf aumentando a populaç~~ao de preguiçosos, julgam Lula por essa mulheres estar fazendo mais filhos. Mas será que Lula tá mandando irresponsáveis deixar de trabalhar e só fazer filhos? Se o povo não trabaha é pq não tem trabalho e aí vão fazer filho pra ter trabalho!!!!rsrsrs.
    Engraçado é tanta coisa errada.
    Se Lula usa e abusa para enganar os desinformados, é pq. o Sr. FHC criou!E daí a continuidade.
    Se não fez nada pelo Nordeste, é pq. os eleitores escolheram seus candidatos errados. Pq. os candidatos é que tem que ir lá buscar em nome do POVO.
    Abraços .

    ResponderExcluir