sábado, 5 de dezembro de 2009

Além de longos, ENEM teve enunciados 'mal-estruturados', afirmam estudandes

Foram aplicados exames de ciências humanas e da natureza.G1, R7 e Terra vão trazer a correção das questões elaborada por professores.

A prova do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio),cobrou dos estudantes 90 questões de múltipla escolha - 45 sobre ciências da natureza (que inclui disciplinas de química, biologia e física) e 45 sobre ciências humanas (cujos temas estão ligados à geografia e à história).

Estudantes que acabaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste sábado (5) consideraram os enunciados longos demais.

Além disso, estavam “mal-estruturados”, opinaram alguns deles, que fizeram o exame no campus da Unip, na Avenida Paulista, em São Paulo.

“Em algumas questões, o texto que vinha antes da pergunta não ajudou a contextualizar”, disse Luiz Felipe Viola. “Eu achei mal-estruturada [a prova]”, comenta Marcelo Magalhães

Nogueira, que fez o Enem pela terceira vez.

Apesar disso, a maior parte dos entrevistados diz que a prova ficou dentro do esperado. O nível de dificuldade ficou, na opinião deles, entre médio e difícil.

“A prova foi muito cansativa”, afirma Maura Augusta dos Santos, que fez o exame no Campus Memorial da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo. Ela conta que fez as provas do Enem em anos antes, mas que os enunciados eram mais objetivos. Ela reclamou que a prova desse ano foi mais difícil.

Segundo os estudantes, o exame não cobrou atualidades no nível que era esperado.


A prova começou às 12h. O tempo mínimo obrigatório de permanência na sala era de duas horas. Os estudantes só poderão sair com o caderno de questões após as 16h. A aplicação do exame está prevista para terminar às 16h30. (HORÁRIO DA BAHIA)


No domingo, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.


O grau de dificuldade das provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5), foi maior do que o da prova que vazou em outubro, segundo avaliação dos professores de cursinhos.

A prova pediu mais conteúdo e, por isso, estava mais difícil. No entanto, os tópicos não foram abrangentes. A prova não serve nem para avaliar o ensino médio nem para selecionar candidatos para universidades federais", afirma. Havia ainda questões com enunciados muito longos, mas desnecessários para responder às questões.

a prova realizada neste sábado cobrava muito mais conteúdo do que habilidades. Havia questões mais específicas. Com a prova mais difícil, saem prejudicados os alunos de escola pública, que acabam aprendendo menos conteúdo.

Na prova que vazou havia uma questão de eletricidade que pedia para o candidato avaliar o preço da conta de luz. Na prova deste sábado, a questão de eletricidade sobre isso pedia conceitos de corrente.

O objetivo do Enem é avaliar habilidades e induzir mudanças no ensino médio. Desse jeito, com a prova mais difícil, só irá manter o abismo entre os estudantes da rede pública e privada.

Fonte: R7.com e g1.com.br ( adaptado)


Links para correção do caderno de questões:


http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/veja-a-correcao-da-prova-do-primeiro-dia-do-enem-20091205.html

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1404499-5604,00.html

http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3974321-EI14300,00-Correcao+ENEM.html



obs: estes não são os resultados finais, o gabarito oficial sairá no domingo as 20:00 horas ( h. de brasília)



Nenhum comentário:

Postar um comentário