terça-feira, 18 de agosto de 2009

ADMINISTRADORES DE INHAMBUPE



De 1896 a 1930 o município de Inhambupe foi administrado por um Intendente.
E de 1930 a 2006, esteve sob a administração de quinze prefeitos diferentes, sendo seis nomeados e nove eleitos. Dos eleitos, dois tiveram três mandatos; três exerceram dois mandatos; e quatro tiveram um só mandato.
Em 1896 o coronel Maurício Dantas foi nomeado Intendente. Consta que de 1896 até a posse do primeiro prefeito nomeado, em 1930, o município de Inhambupe foi administrado por Antonio Batista Xavier Ribeiro, conhecido como dr Tote Batista;
O sr Benício de Oliveira Dantas foi nomeado prefeito em 1930. Em 1933 o sr Antônio Batista Xavier Ribeiro (Tote Batista) retornou à função de administrador municipal, desta feita como primeiro prefeito eleito pelo povo.
Do final do mandato do sr Tote Batista até o ano de 1947, Inhambupe ficou sob a administração de quatro prefeitos, todos nomeados: sr Manoel José da França; sr Benício Pinto de Carvalho; sr Felisbertino; e sr Manoel Ferreira de Souza.
De 1947 a 2006, Inhambupe esteve sob a gestão de oito prefeitos e uma prefeita, todos eleitos, conforme segue: sr Tenório Batista Lima, com um mandato iniciado em 1947; sr Zenor das Virgens Silva, com três mandatos: 1950, 1958 e 1973; sr José Parmênio Barcelar Filho, com mandato único iniciado em 1954; sr Tenório Batista Lima, com um só mandato, a partir de 1962; sr Edgar dos Passos Marques, também com um só mandato, iniciado em 1966; sr Oseas de Souza Lopes, com dois mandatos: 1970 e 1977; sr Leônidas Simões de Azevedo, exerceu três mandatos:
1982, 1993 e 2000; sr Pedro Olivaldo da Rocha Reis, com um só mandato: 1988; esra Simone Simões Néri, com dois mandatos iniciados em 1997 e 2004. Benoni nos anos de 2007 e 2008.
Fonte: Baseado no Plano diretor

10 comentários:

  1. Boa retrospectiva.
    Acompanhada de belas imagens.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma dos administradores de inhambupe o que está fazendo menos pelo nosso município é a atual gestão de euberto luis. Só que está se destacando nas festas pois o próprio disse que o povo gosta mesmo é de festa. Então festa pro povo!

    ResponderExcluir
  3. Interessante contudo eu gostaria de saber é quem será o próximo??? Acredito que no nosso Inhambupe existam bons nomes!!!

    Ps. Eduardo gostaria de saber onde estam?? Tia Claudia e tia Arlinda do MAIS? Quem tiver notícias favor comunicar com o blog ou até vc mesmo Eduardo poderia procurar informações destas pessoas ilustres do nosso município Que realizam um trabalho exemplar.

    ResponderExcluir
  4. Sou de Cotegipe BA, filho de Maria Raimunda BAtista Ribeiro, neto de Jose Batista Xavier Ribeiro, Bisneto de José Batista Xavier Ribeiro o primeiro juiz de Barreiras Ba. Gostaria de saber si existe algum tipo de parentesco, com Antonio Batista Xavier Ribeiro o Dotor Tote.
    Meu nome é Leandro Batista Rocha. Espero por respostas...obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Eduardo por este excelente trabalho cultural da cidade de Inhambupe, cidade a qual eu sempre tive bons amigos e sempre que posso apareço, seja fazendo shows musicais e ou visitando amigos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Eduardo por este excelente trabalho cultural da cidade de Inhambupe, cidade a qual eu sempre tive bons amigos e sempre que posso apareço, seja fazendo shows musicais e ou visitando amigos.

    ResponderExcluir
  7. Elisangela B. Ribeiroquinta-feira, novembro 18, 2010

    Olá Eduardo,
    Assim como o Leandro, gostaria de saber mais sobre o Sr. Tote Batista. Há muitos descendentes dele em Inhambupe? Vc saberia estabelecer algum parentesco entre ele e meu bisavö José Batista? Poderia ser um sobrinho dele (de meu bisavö)?

    Obrigada,
    Elisangela Batista Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Aline Xavier Batista, sou filha de Sirlene Batista Xavier Ribeiro,Sou neta de Almir Batista filho de Jose Batista Xavier Ribeiro, nome que se da ao Foum de Cotergipe BA.

    Gostaria de saber um pouco mais sobre a familia.

    Desde já fico agradecida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Aline Xavier Batista, sou filha de Sirlene Batista Xavier Ribeiro,Sou neta de Almir Batista filho de Jose Batista Xavier Ribeiro, nome que se da ao Foum de Cotergipe BA.

    Gostaria de saber um pouco mais sobre a familia.

    Desde já fico agradecida.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Elielson Silva Xavier, sou neto de Eronides Pereira Batista Xavier, filho do Dr. Antonio Batista Xavier Ribeiro, moramos em Salvador-Ba. Se nesses comentarios que estão acima descritos estiverem pessoas que possam ser nossos parentes deixem contato.

    ResponderExcluir