quinta-feira, 26 de março de 2009

O crescimento de Inhambupe



A cidade de Inhambupe, por estar localizada à margem do rio, deveria ter o seu crescimento acompanhado dos devidos cuidados em termos de preservação do meio ambiente – em especial o rio - e à saúde, no que se refere à coleta e tratamento de esgoto e, sobretudo, à destinação do lixo urbano.O lixo urbano (doméstico, comercial e hospitalar) é acondicionado em sacos e depositado a céu aberto, em um local próximo à Lagoa Seca, distante cerca de seis quilômetros do centro da cidade.
O fato de o lixo estar depositado em local próximo à Lagoa Seca, considerada como parte do patrimônio cultural de Inhambupe; bem como a escolha do local não ter sido antecedida dos estudos técnicos necessários, não se pode descartar o risco de contaminação do lençol freático e do solo em extensão maior do que se pode observar a olho nu.
Considerando que a cidade de Inhambupe está situada em local plano; que o rio se espalha em vários pontos; e que existem muitas bacias de águas intermitentes, formando pequenas lagoas próximas à sede do município, a situação torna-se ainda mais preocupante.
Portanto, a solução do problema de coleta e destinação do lixo urbano deve ser conduzida em caráter de urgência, para eliminar qualquer possibilidade de risco à saúde da população.
Como o volume de lixo nas cidades cresce continuamente, e Inhambupe não é diferente (cerca de 18 toneladas/dia), quanto mais se retardar a solução, mais o problema se agravará.
Ao buscar uma solução para o problema, sugere-se considerar também o volume de lixo recolhido no povoado de Baixa Grande, visto que ele é destinado ao mesmo “lixão”.
Texto do Plano Diretor de Inhambupe do ano de 2006.

Um comentário:

  1. Eduardo, Acho que vocêjá viu falar na "lagoa branca", ela existiu mesmo, tomei banho lá por muitas vezes. Sumiu com a plantação de excaliptos, que rebaixou o lençol freático da mesma. A nascente ainda está lá, é só procurar. O mesmo vão fazer com a lagoa sêca, que apesar do nome, nunca ficou sêca totalmente, mesmo nos tempos difícies de chuva. A nascente ficava franca, com um pequeno cantinho de água, mais estava lá dizendo:ESTOU AQUI RESISTINDO. Agora jogando lixo lá, é demais!!!
    Temos que brigar para que isto não aconteça, já basta o rio que também está sumindo. Cavalgadas deveriam ter mais utilidades, como plantio de mudas nativas nas margens do Rio Inhambupe, conjuntamente com todos os Municípios por onde ele passa. Você pode ajudar e começar este movimento.
    Agradecendo,
    Simões

    ResponderExcluir