sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Situação do Rio Inhambupe

Recôncavo Norte e Inhambupe

Na Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe, a qualidade das águas, com base na análise dos resultados dos parâmetros do IQA e do IET, foi classificada como “boa” em todos os pontos avaliados nos Rios Imbassaí, Inhambupe, Jacuípe, Sauípe, Subaúma, e em cinco dos 14 pontos dos do Joanes e Ipitanga - responsáveis por 40% do abastecimento de Salvador e Região Metropolitana).

Em dois dos três pontos da Bacia do Rio Pojuca e em sete dos nove pontos da Bacia do Subaé, as águas também foram classificadas como “boas”.


Comparando os resultados das duas campanhas, os valores de IQA apontaram qualidade “boa” em um maior número de pontos da segunda coleta em relação à primeira. A maioria dos pontos com IQA de qualidade regular e ruim ocorreu na Bacia dos Rios Joanes e Ipitanga, onde foi detectado um ponto de qualidade “péssima”.

Na mesma bacia, a qualidade da água também foi comprometida nos afluentes, principalmente em relação aos resultados dos parâmetros biológicos e de nutrientes. Foram encontradas concentrações elevadas de substâncias orgânicas (clorofórmio e bromofórmio) e de alguns metais pesados.

Em Salvador, o Programa Monitora analisou três pontos: Lagoa do Abaeté, Rio Ipitanga, após a barragem Ipitanga, que abastece a capital, e rio Jaguaribe. Isto porque, segundo o Ingá, a responsabilidade de analisar a qualidade das águas dos pequenos rios é do município. Para isso, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado, através da Embasa, Secretaria do Meio Ambiente e Ingá, o município e a Ufba. Os dados serão integrados ao programa quando estiverem concluídos.


Notícias tirado do site do jornal A Tarde clique no link e veja a notícias completa http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=997930


3 comentários:

  1. PROFESSOR EDUARDO, ÓTIMA A MATÉRIA SOBRE O RIO "INHAMBUPE". GOSTARIA QUE COMPLEMENTASSE ESSA MATÉRIA. A FOTO POR EXEMPLO MOSTRADA, AINDA É DE UM RIO APRECIÁVEL AOS NOSSOS OLHOS. SUJIRO QUE TIRE UMA FOTO RECENTE E COLOQUE PARA COMPARAÇÃO PELOS INTERNAUTAS. CONTE TAMBÉM A SITUAÇÃO VERADEIRA EM QUE SE ENCONTRA O NOSSO RIO INHAMBUPE ATUALMENTE. ANTIGAMENTE JÁ FOI LUGAR DE GRANDE PIQUENIQUES DOS INHAMBUPENSE E VISITANTES.QUE PENA! HOJE SÓ RESTA TANTA POLUIÇÃO E ÁGUA QUASE QUE NEM CORRE MAIS SOBRE A PONTE. POR GENTILEZA, MOSTRE ESSA HISTÓRIA. PRECISAMOS FAZER ALGO PELO NOSSO RIO INHAMBUPE. A PROPOSITO, SABE ONDE ELE DESAGUA SUAS ÁGUAS? AGUARDO RESPOSTAS. E SE PRECISO FOR POSSO COLABORAR. ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  2. CARO EDUARDO


    MEU PAI É NASCIDO EM SUA CIDADE.INFELIZMENTE,NÃO CONHECEMOS NINGUÉM DE SUA FAMÍLIA. ENTÃO, ESCREVO-LHE NA TENTATIVA DE DESCOBRIR O PARADEIRO DE MEUS PARENTES, QUE NÃO PUDE CONHECER QUANDO MEU PAI ERA VIVO.
    MEU PAI CHAMAVA-SE MANOEL SOARES DA LUZ. NASCEU DIA 27/02/1922.SEUS PAIS CHAMAVAM-SE JOSEFA SOARES DA LUZ E JOÃO PAULO DA LUZ.ELE TINHA IRMÃS DE NOME ALICE,MARIA JOSÉ E ADÉLIA.CASOU-SE COM EUDOCIA,MINHA MÃE. DESSE CASAMENTO, TEVE DUAS FILHAS,WANDA (EU)E VERA LÚCIA. MORAMOS NA CIDADE DE SÃO VICENTE/SP.
    AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO DESDE JÁ E PEÇO-LHE QUE ENVIE QUALQUER NOTÍCIA. SEI QUE A CIDADE É GRANDE, MAS QUEM SABE VOCÊ NÃO SAIBA DE ALGUÉM QUE PERTENÇA A FAMÍLIA SOARES DA LUZ...

    OBRIGADA

    WANDA

    ResponderExcluir
  3. caro eduardo nao conheço inhambupe pessoalmente mas a familia de minha esposa nasceu ai inclusive minha sogra senhorinha miranda apos 50 anos de sao paulo voltou para inhambupe em 2002.
    meu sogro justino tambem nasceu na cidade.
    parabens pela iniciativa pois nos da a oprtunidade de conhecer um pouco da cidade que tanto ouvimos falar.
    abraço
    benedito.gloria@hotmail.com

    ResponderExcluir