quarta-feira, 23 de julho de 2008

Galinha d'água em Inhambupe



Este é um animal fácil de ser observado na "Área dos Lagos", correndo assustada à aproximação das pessoas.

Com cerca de 35 centímetros de comprimento, a Galinha d’água (Gallinula chloropus) é encontrada em quase todo o continente americano, do sul do Canadá até a Argentina, na Europa, Ásia e África, habitando margens de lagos, açudes e rios de águas calmas com vegetação abundante.

O macho e fêmea são iguais. Embora aparente ser preta as suas penas são castanhas escuras. Apresenta uma zona frontal avermelhada e penas da parte de baixo da cauda brancas. O bico é vermelho com uma extremidade amarela. Os filhotes são castanhos com uma garganta e zona anterior do pescoço esbranquiçados e o seu bico é de cor verde escuro.

A reprodução ocorre a partir do início da primavera, quando macho e fêmea constroem seu ninho entrelaçando juncos e capins, junto ao solo, em forma de taça. A fêmea põe de 5 a 11 ovos, sarapintados de cor castanho-amarelada. A incubação é feita pelo casal e dura de 19 a 22 semanas. As crias deixam o ninho depois dos três primeiros dias de vida e fazem seu primeiro vôo com seis a sete semanas de vida. Dependendo da quantidade de alimentação disponível, a Galinha d’água pode nidificar até três vezes no mesmo ano.

É comum vê-la caminhando ao longo das margens das zonas úmidas, bamboleando a cabeça, como é habitual observar nas galinhas domésticas, enquanto caça insetos aquáticos, larvas, aranhas e moluscos. A alimentação é complementada com sementes e brotos de plantas.

Um detalhe curioso da Galinha d'água são as "orlas duplas" de pele escamosa que se expandem de cada um dos ossos dos dedos . Quando a Galinha d’água nada, estas "expansões" abrem-se e quando o pé se movimenta para trás contribuem para a propulsão, fechando-se quando o pé se movimenta para a frente. Na margem dos lagos, estas "orlas" evitam o afundamento na lama. A forma do pé desta ave dá origem a pegadas fáceis de distinguir das de outras aves aquáticas.

A Galinha d’água nada bem, mas raramente mergulha; tem um vôo laborioso, com as patas pendentes, depois de um longo patear para descolar.

Encontrei em Inhambupe na Avenida Zezinho Caboclo na Barroquinha no ano passado achei esses dias e achei interessante em colocar aqui no meu blog, pessoal nos proximos dias Inhambupe terá uma rádio via internet e também, e esse meu blog está crescendo terá muitas novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário