

O termo no plural surgiu para não haver confusão com a Olimpíada dos gregos e é a forma adotada pelos dicionários modernos. Mas os meios de comunicação preferem Olimpíadas, pois trata-se de várias disputas simultâneas, com vários esportes, mas apenas uma celebração.
Fonte: Guia de curiosos da internet
O ditado antigo 'quem meu filho beija minha boca adoça' ainda é válido", diz o presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos e Assessores Eleitorais (ABCOP), Carlos Manhanelli. Para o consultor, o "beijo eleitoral" também pode ser considerado um gesto natural humano.
"Em campanha, trocar afeto não é diferente de outras formas de comunicação. O marketing atual, inclusive, sempre recomenda um mix de ações de campanha consagradas, com as novas técnicas e metodologias de campanhas eleitorais", afirma o especialista. Também continua valendo o cafezinho na padaria da esquina, o pastel de feira, abraço e aperto de mão.
Autor de duas dúzias de livros sobre marketing político, Luiz Roberto Dalpiaz Rech, de Porto Alegre (RS) vai além e diz que é necessário observar o comportamento do candidato ao longo de sua carreira para determinar se ele pode ou não, por exemplo, sair beijando quem aparece pela frente durante o corpo a corpo com o eleitor. "A Dilma (Rousseff), por exemplo, 'carrancuda' como é conhecida aqui no Rio Grande do Sul, não pode sair beijando a torto e a direito. Já o candidato (José) Serra é mais conhecido e pratica isso há mais tempo. O eleitor reconhece isso", observa.
Rech lembra, no entanto que a candidata do PT está "se soltando mais com o passar do tempo". "Ela está mudando aos poucos para não assustar o eleitor e se aproximar mais dele", diz. "O que não pode é o efeito do desodorante vencido do candidato. E isso pode acontecer com uma pessoa em campanha e isso causa um efeito contrário, de rejeição, no eleitor", conclui.
Já o beijo entre os candidatos adversários quando se encontram em eventos ou debates desperta sensações distintas do beijo eleitoral. Para Manhanelli o eleitor vê o ato como "o famoso beijo da máfia. É um desejo de morte (morte eleitoral) com certeza". Rech também apela para como o candidato é conhecido para permitir ou não que um assessorado seu beije o concorrente ou a concorrente. "Se tenho uma pessoa que não está acostumada a sorrir para os outros. Se é uma pessoa sempre com a cara fechada, ela não pode de uma hora para outra sair por aí rindo à toa. O eleitor verá isso como uma forma do candidato enganar o eleitorado passando uma imagem do que não é".
Internacional -O beijo político mais representativo da era moderna foi eternizado sobre um trecho remanescente do muro de Berlim onde mais de 100 artistas deixaram sua marca depois da queda da muralha. O famoso "Der Bruderkuss", o Beijo Fraterno, retratando o líder soviético Leonid Brejnev e o líder da então República Democrática Alemã (RDA), Erich Honecker refletiu o intenso momento político da época e acabou virando arte. A obra, do artista russo de 48 anos Dmitri Vrubel, foi apagada pelas autoridades alemãs em abril do ano passado.
De acordo com o jornalista, pesquisador e especialista sobre o ato de beijar, diretor de TV e cinema Pedro Paulo Carneiro, o beijo e a política caminham juntos desde a civilização grega. "Em Roma, o gesto também era muito praticado entre políticos", disse. Depois de 13 anos de pesquisa de campo, Carneiro lançou, em 2003, o "Dossiê do Beijo", em que relaciona 484 formas de beijar. Para completar a obra, junto com o psicólogo inglês Marc Thompson, o autor entrevistou cerca de 16 mil pessoas em todo mundo sobre as sensações, curiosidades e histórias do beijo.
Calorias -A obra mostra curiosidades dos beijos como a soma de que 29 músculos são ativados em um ato apaixonado. Nesse caso, o que não acontece com o beijo político, o coração dispara, passando de 70 para 150 batimentos por minuto e o corpo aquece queimando até 15 calorias . A pressão arterial sobe e o nível de serotonina – substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento – aumenta nesse momento. Segundo o pesquisador, uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo da vida. E há até o Dia Internacional do Beijo, em 13 de abril.
Fonte: http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?id=46150
O Dia Mundial sem Tabaco deste ano, comemorado nesta segunda-feira (31), terá como alvo as mulheres. O tema de 2010, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é gênero e tabaco com ênfase no marketing para as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco.
O objetivo da campanha é alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco usa para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a OMS, as mulheres hoje são o principal alvo da indústria do tabaco.
Segundo a OMS, o cigarro mata por ano mais de 5 milhões de pessoas - entre as quais, 1,5 milhão de mulheres. Se não forem tomadas medidas urgentes, alerta a OMS, o uso do tabaco poderá matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. A maior incidência será entre as de baixa renda.
Atualmente, o mundo tem 1 bilhão de fumantes - entre eles, 200 milhões de mulheres. De acordo com a OMS, enquanto o tabagismo cai entre os homens, em alguns países aumenta o número de mulheres fumantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2008, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que no Brasil o tabagismo está caindo. Entretanto, a queda é menor entre as mulheres do que entre os homens.
Nesta segunda-feira será aberta, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a exposição Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas. Serão apresentadas peças publicitárias impressas e filmes comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos Estados Unidos.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/743030-fumo-e-responsavel-por-40-das-mortes-de-mulheres-com-menos-de-65-anos.shtmlConta-se que por ocasião do governo de Luis de Brito e Almeida de Lourenço da Veiga, deu-se início pelo interior do Estado da Bahia, a catequese dos índios, dirigida por um jesuíta; dizem ter sido o Padre José de Anchieta. Fala-se que por suas andanças estes jesuítas encontraram uma taba de índios à margem esquerda do Rio Inhambupe, porém não se sabe o nome da tribo, alguns afirmam que eram os Kiriris. Esta tribo localizava-se na colina onde é o atual cemitério local.
Os jesuítas em sua peregrinação, catequizando os índios, estabeleceram um colégio em Água Fria e enviaram o Português Alexandre Vaz Gouveia, para apropriar-se da colina dos Kiriris. Em 1572 o fidalgo português expulsou os índios e instalou-se no local, construindo habitação e uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição (demolida sem nenhum respeito à histórica).
Nessa época o local da atual cidade, era uma ilha, cercada pelos braços do rio Inhambupe de baixo. Neste local formou-se uma grande Praça denominada Praça Padre Anchieta, onde se acha edificado o Colégio Dr. Luis Coelho e uma grande quadra de esportes.
O governador Jaques Wagner (PT) e seus aliados apressaram-se a condenar os representantes da oposição que atribuíram à fragilidade do sistema de segurança pública da Bahia a trágica morte do delegado Clayton Leão, de Camaçari, acusando-os de querer tirar proveito político do assassinato. Como estratégia, estão certos o governador, deputados e lideranças que saíram na defesa do governo, porque é muito ruim, para os seus planos eleitorais, que um fato desta natureza entre na pauta da campanha.
Realmente, num Estado onde os níveis de violência já integram os discursos desde o ano passado e, por isto mesmo, já estavam escalados como estrelas da campanha, especialmente para o período do horário eleitoral gratuito, o assassinato do delegado de um município do porte de Camaçari, e ainda mais da forma como aconteceu, com direito a gravação e reprodução do desespero dos últimos momentos, cai como uma bomba no colo do candidato à reeleição.
É claro que não se pode deixar de lado a tragédia e o sofrimento da família do delegado, morto com apenas 33 anos e uma carreira que se anunciava como muito promissora. Mas também é claro, e até natural, que os adversários da administração estadual usem esta tragédia como um exemplo dos problemas que o governador enfrenta na área de segurança, setor que ainda não conseguiu dar um mínimo de tranquilidade à sociedade baiana.
Não se trata de classificar os oposicionistas de “abutres” como apressou-se a dizer o deputado federal Walter Pinheiro, ansioso por ver garantida sua vaga na disputa para o Senado. Até porque, por mais que alguns possam ficar chocados, a morte do delegado Clayton transformou-se num símbolo, que será utilizado à larga durante a campanha eleitoral – na qual todos os candidatos já estão empenhados, embora a lei diga que é apenas uma “pré-campanha”.
E, para os que têm memória, não será difícil encontrar momentos, em campanhas anteriores, nos quais os petistas, entre os quais estão o governador, deputado Pinheiro e outros, exploraram fatos negativos e tragédias para atacar políticas e os administradores da época. Infelizmente, em nosso País, as campanhas eleitorais são assim, têm este ritmo e seguem a linha de que quanto mais se puder desancar o adversário, melhor.
Não sei se responsabilizar o governo por tragédias como esta de Camaçari dá votos ou não, mas, com certeza, provoca desgastes na imagem daqueles que estão no poder e é isto que a oposição busca.
Fonte: http://politicaecidadania.atarde.com.br/?p=5831
O Tribunal de Contas julgou nesta quinta-feira (27/05) dois termos de ocorrência contra prefeitos, por publicidade autopromocional.
O fato raro é que em um deles, o gestor de Aporá, Ivonei Raimundo dos Santos, admitiu a irregularidade e ressarciu os cofres municipais em R$ 1 mil, gastos na propaganda publicada no jornal Tribuna do Estado da Bahia, em junho de 2009.
Com isso, o relator do processo, conselheiro José Alfredo, deixou de aplicar penalidade tendo em vista o ressarcimento efetivado ao erário do quanto foi gasto indevidamente.
Já no outro processo, relatado pelo conselheiro substituto Evânio Cardoso, o prefeito de Sento Sé, Ednaldo dos Santos Barros, terá de restituir aos cofres municipais cerca de R$ 8 mil, além de pagar multa de R$ 800,00, pela publicação de matérias pagas no jornal Diário da Região, com cunho de promoção pessoal, em outubro de 2009. Cabe recurso da decisão.
Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Aporá. (O voto ficará disponível após conferência).
Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Sento Sé. (O voto ficará disponível após conferência).
Fonte: http://www.tcm.ba.gov.br/Noticia.aspx?id=726&title=PREFEITO-ADMITE-PROPAGANDA-AUTOPROMOCIONAL-E-DEVOLVE-DINHEIRO-AOS-COFRES-MUNICIPAIS
BBC Brasil
Uma mulher chinesa de 60 anos que, no ano passado, perdeu uma filha de 28 anos deu à luz duas filhas gêmeas nesta terça-feira em Hefei, no leste do país, segundo relato publicado no diário "China Daily".
Segundo o jornal, ela bateu o recorde como a mulher mais velha a dar à luz na China.
A mulher, identificada pelo jornal pelo pseudônimo Cheng Li, teria decidido passar por uma fertilização in-vitro para aplacar a dor causada pela morte da filha única, Tingting, e do genro, no ano passado, por causa de um vazamento de gás.
Segundo Cheng, seu marido, inicialmente, foi contra a ideia, mas acabou cedendo à sua vontade.
Cesariana
As gêmeas nasceram com 34 semanas de gestação, em um parto por cesariana. Segundo o jornal, as duas estão em uma incubadora no hospital em Hefei, em um procedimento padrão em partos prematuros, mas passam bem.
Após o nascimento, Cheng disse que sua gravidez havia cumprido seu objetivo.
"O choro delas (das gêmeas) lembra o da minha filha morta, o que é muito nítido", afirmou.
Segundo ela, o nascimento deu a ela e ao marido "a coragem para continuar vivendo".
"Apesar de sermos idosos, temos confiança de que poderemos criá-las", disse.
A palavra tempo tem origem no latim. Ela é derivada de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc. Os latinos usavam aevum para designar a maior duração, o tempo. A palavra idade, por exemplo, surgiu de aetatis, uma derivação de aevum.
O professor de português Hildebrando de André explica que esta palavra vem do latim multu. Com o tempo, o grupo lt acabou se transformando em it. A pronúncia da palavra, de acordo com os filólogos, era exatamente mui-to. Mas, já na época de Camões, a pronúncia do ui ficou nasalada, por influência do som do m. Na época, inclusive, era colocado sobre o ditongo um til. Foi apenas na Reforma Ortográfica Brasileira
de 1943 que este sinal foi abolido.
Fonte: Guia de curiosos da internet
Em 2002 chegou aos palcos cearenses a banda Aviões do Forró. Logo no primeiro álbum o grupo vendeu 200 mil cópias, o segundo bateu o record do primeiro, o terceiro vendeu 500 mil cópias, o quarto ultrapassou as 700 mil, o quinto 500 mil e o sexto foi lançado em junho e já é sucesso de vendas. Os convites para shows cresciam cada vez mais, o repertório selecionado conquistava diversos adeptos, a harmonia da banda e a alegria irreverente dos vocalistas, faziam do Aviões do Forró uma realidade.
Xandy Avião, nome pelo qual ele ficou conhecido na banda é cantor profissional há oito anos e é natural de Apodi, Rio Grande do Norte. Solange Almeida é da cidade de Alagoinhas na Bahia e é cantora profissional desde os vinte e um anos de idade. Foi no ano de 2002 que a banda Aviões do Forró estreou nos palcos cearenses. Hoje a banda conta com mais de mil fãs clubes em todo o Brasil; alguns deles, reconhecidos no site oficial da banda.
A banda lançou seis CDs e dois DVDs, o primeiro foi gravado na Vaquejada de Itapebussu, em 2006, o segundo foi gravado em setembro de 2009, em Aracaju. Algumas músicas deste último já foram divulgadas como "Chupa que é de Uva", "Pode Chorar", "Fazer Valer", "Amor de Motel", "Olha a Barriguinha", "Tome, tome", "Vai Me Perder", "Quem Ama Cuida", "Agora Chora", que conta com a participação da Banda Calypso, "É mió cair" e "Mulher não trai, mulher se vinga ". No ano de 2008, a banda realizou uma turnê no exterior (Estados Unidos e Portugal), passando por diversas cidades da Europa.
Aviões do forró tem suas músicas regravadas por grandes nomes da música, como: Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Alexandre Pires, Preta Gil, Chiclete com Banana, Pisirico e Banda Calypso, sem contar pela maioria das bandas de forró. E já foi em programas de audiencia nacional, comoDomingão do Faustão, Estação Globo, Domingo Legal, Programa da Hebe, TV Xuxa, entre outros.
A banda foi eleita como uma das melhores pelo site Portal Forrozão
Em 2008 participou do DVD Pode Entrar, de Ivete Sangalo, e em 2009 se tornou a primera banda de forró a participar de um comercial, sendo esse o da Brahma Fresh.