sábado, 12 de setembro de 2020

Fiocruz e instituto australiano vão testar vacina da tuberculose contra Covid-19



Pesquisadores vão dar início a um estudo da eficácia da, já conhecida, vacina BCG, usada contra a tuberculose, para a imunização contra a Covid-19. Os testes serão iniciados no Brasil a partir de outubro. As informações são do Estadão.

Os estudos sobre a BCG e a Covid-19 serão feitos com profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença. O objetivo é avaliar os efeitos da vacina em 10 mil voluntários. O total inclui  três mil brasileiros, e os demais serão da Austrália, do Reino Unido, da Espanha e da Holanda.

Aqui no Brasil a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai atuar no projeto. O infectologista e pesquisador da entidade, Julio Croda, explica que a proposta é identificar se a vacina protege ou não contra o novo vírus, evitando a evolução para formas graves da doença.  

"Ela (BCG) tem dois diferenciais importantes. É uma vacina que já foi usada muitas vezes, são 120 milhões de crianças que tomam anualmente e os efeitos adversos são raros, e não tem limite de idade superior", diz ele, que também é professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Escola de Saúde Pública de Yale (EUA). "Muitos estudos com vacinas estão sendo feitos com pessoas entre 18 e 50 anos. Isso é importante para os idosos", disse Croda à reportagem do Estadão.

O estudo será realizado pela Fiocruz em parceria com o Murdoch Children's Research Institute, da Austrália, com financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates, traz a matéria do Estadão. 

"Seguimos os modelos de outros estudos e os profissionais de saúde são as pessoas com maior fator de risco para aquisição do vírus. Eles serão acompanhados semanalmente. Este vai ser o maior ensaio clínico de fase 3 usando a BCG", diz Croda, que até o primeiro semestre integrava a equipe do Ministério da Saúde, na gestão de Luiz Henrique Mandetta.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24853-fiocruz-e-instituto-australiano-vao-testar-vacina-da-tuberculose-contra-covid-19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário