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segunda-feira, 3 de novembro de 2008
domingo, 2 de novembro de 2008
Origem do dia de Finados
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.
No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br
sábado, 1 de novembro de 2008
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Origem do dia das Bruxas

Segundo a lenda, os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos, podendo cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas.
No mundo moderno, o Halloween surgiu no séc. XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos, e o comércio registra um alto volume de vendas.
Tradição deu origem às máscaras, abóboras, doces e bruxas.
A tradição de pedir doces existe porque acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo, com os mendigos passando a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces".
A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de "careta" veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espirito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.
As máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras.
Nas celebrações da "Vigília de Samhain" nos dias 31 de outubro, os druidas acreditavam poder ver boas coisas e mal agouros do futuro através do fogo. Nessas ocasiões, os druidas construíam grandes fogueiras com cestas de diversos formatos e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Observando a posição dos corpos em chama, eles diziam ver o futuro.
As cores usadas no Halloween, o laranja e o preto, também têm sua origem no oculto. Elas estiveram ligadas a missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.
Acreditava-se que mulheres com poderes de feitiçaria podiam lançar aos seus vizinhos toda espécie de sorte maléficas, como morte de gado, perda de colheita, morte de filhos etc. Segundo a tradição, o poder mais pernicioso de tais bruxas era tornar os maridos cegos a respeito da má conduta de suas esposas e de fazer com que as chamadas feiticeiras gerassem filhos idiotas ou aleijados. A caracterização de bruxas era a de velhas megeras desdentadas com hábitos excêntricos e língua venenosa.
Fonte(s):
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
O Blog do Dudu

Aqui tem fotos de Baixa Grande, Saquinho, Volta de Cima e outros lugares da zona rural, como tem também várias ruas do centro de Inhambupe.
Também temos o antigo Mercado Verde que é a Cesta do Povo. Só para citar algumas ruas como Amarela, Urbis, Loteamento Antônio Batista, Pedro da Silva e Oliveira, Ponte Real, Antigo Matadouro, Rodoviaria, Comercio, a igreja, a Feira , as ruas do Novo Inhambupe e muitas outras fotos que só tem aqui ou no meu orkut.
E o trabalho está apenas começando, terá muito mais informações.
Biblioteca fechada
A biblioteca fica localizado na Rua Cel. Matias Rocha na Barroquinha.
Na parede tem Apoio cultural Prefeitura Municipal de Inhambupe.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Rua Pedro da Silva e Oliveira e outras ruas
Origem do dia do Funcionário Publico
São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
Por toda sua história, a homenagem do PortoWeb a todos servidores públicos.
Materia tirada do site: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10&p_secao=18
Atualmente a prefeitura de Inhambupe tem 1.140 funcinários, em sua grande maioria de concursados, então o povo inhambupense depende muito do poder publico.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Cemitério, igreja e praça de Inhambupe

LOCALIZAÇÃO DA IGREJA MATRIZ
O local escolhido foi a atual Praça Cônego Maximiano, em homenagem ao antigo Pároco. Segundo os historiadores, havia naquele local, uma grande árvore de Gameleira, que ficava em linha direciona! ao Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, já existente, onde já havia dentro do Cemitério, uma Capela, de Nossa Senhora da Conceição, que também foi destruída na década de1960, (sem nenhum respeito).
Então conta a lenda que toda tarde uma Pomba branca, voava do Cemitério para a grande árvore de Gameleira, daí foi escolhido este local para construir a Igreja.
Próximo ao local já existia a rua da Gameleira, hoje Dr. Batista Xavier, com algumas casas instaladas.
Com o passar do tempo foram construindo casas e sobrados formando a nossa atual Praça.