terça-feira, 6 de outubro de 2020

Inhambupe Bahia já tem 417 casos confirmados, 51 ativos, 11 óbitos e 355 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 417º caso, nessa terça-feira, dia 06 de outubro de 2020, sendo que 51 ativos, 355 recuperados, 11 óbitos, 82 monitoramentos ativos, 1.507 monitoramentos concluídos, 180 casos descartados e 06 casos suspeitos em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 269 casos e mais 148 na Zona Rural; sendo que 05 na Cardosa, 03 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 07 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 03 em Volta de Cima, 03 Colônia (Roberto Santos), 02 Km 29, 13 na Lagoa, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 03 em Baixa da Areia, 05 no Botelho, 04 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 10 no Saquinho, 01 em Boa Vista, 07 no Mandacaru, 11 na Lagoa Branca, 03 no Beré, 02 no Tanquinho, 01 no Camamu, 06 na Lagoa Seca, 02 Km 08, 01 Rocinha, 03 Ladeiro do Tabuleiro, 04 no Formoso, 02 Tapera, 01 em Ponta do Mato, 02 na Matinha, 02 no Limoeiro, 03 no Entroncamento de Sátiro Dias, 05 no Saguim, 01 na Gameleira, 01 em Flechas, 01 em Juazeiro, 04 no Cambuca, 01 no Calumbi e 01 Mulunguzinho.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta terça-feira (06) totaliza 417 casos confirmados, sendo 51 ativos, 355 recuperados e 11 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: http://www.inhambupe.ba.gov.br/boletim-covid-19-06-10-2020/

TONHO DE LIA - 12123 candidato a Vereador de Inhambupe Bahia fala para o blog Edu Castro


 

Quem é Tonho de Lia?

Antônio da Silva Dantas conhecido como Tonho de lia, filho de agricultores familiar de família humilde. Estudei e conclui segundo grau sou ganhador de dia.

 

Por que quer ser Vereador de Inhambupe?

Quero ser vereador para mudar esses vereadores que estão no poder e nada fez.

 

Quais suas propostas e projetos?

Meus projetos é fortalecer a agricultura familiar. Melhorar a saúde, sobre a saúde na minha comunidade de Juazeiro onde tem um Colégio abandonado, se o povo mim eleger quero transformar em um posto médico, lutar para valorizar mais o esporte e já venho fazendo um trabalho social maravilhoso na minha região e faço parte de grupo solidário.

 

Considerações finais:

Junto com os outros vereadores unirmos força para aprovar os projetos de melhor à saúde a educação e saneamento básico. Valorizar nossa agricultura familiar pra nós não ter que comprar frutas e verduras em outras cidades.

 

JARDIEL ALARCON - 55222 candidato a Vereador de Inhambupe Bahia fala para o blog Edu Castro


 

Quem é Jardiel Alarcon?

Jardiel  Alarcon Lima de Souza, professor efetivo do município de Inhambupe. Graduado em Letras e pós graduado em políticas públicas da educação. Ex Secretário Municipal de educação e atualmente, vereador eleito no último pleito eleitoral, por 436 votos pelo PPS.


Por que quer ser reeleito vereador de Inhambupe?

Quero ser reeleito para dar seguimento a ações que não consegui obter êxito nessa legislatura, mas, tenho certeza que são possíveis de realizar. No mais, dar continuidade a um trabalho sério, com compromisso e dedicação as ações que visam o desenvolvimento do nosso município.


Quais as suas propostas e projetos?

 Minha proposta de atuação no legislativo é pautada na luta por uma educação de qualidade. Atualmente, defendo ações de promoção e organização da cultura no município, bem como, fortalecimento de diálogo e projetos futuros para juventude Inhambupense. Tais como:

Criação do Conselho Municipal da Juventude;

Como membro, atuar no fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, recentemente formado no corrente ano.

Atuar na luta pela...

Buscar parcerias no governo do Estado com as bases eleitorais através de deputados, para implantação de cursos profissionalizantes para os jovens.

Propor a criação de calendário cultural para realização anual de ações dos mobilizadores culturais do município, com apoio financeiro e logístico na divulgação e realização dos eventos.

Propor a realização de Conferência Municipal de Cultura, com objetivo de defender a criação da Secretaria de Cultura e Juventude no município.

Atuar na defesa da reformulação e votação do plano de cargos e salários dos servidores do Magistério.

Atuar na luta pela reformulação e votação do plano de cargos e salários dos servidores de apoio.

Propor a criação e implantação do projeto, Casa da Cultura, como um espaço de acolhimento dos agentes culturais na organização de suas atividades. Tais como: Reuniões, ensaios, apresentações artísticas e solenidades voltadas à cultura.

Fazer indicações ao executivo para solicitação de melhoria das vias e espaços públicos nas comunidades de atuação do mandato eletivo e demais localidades do município. Principalmente, no Distrito de Baixa Grande.

Fiscalizar e acompanhar as ações do executivo municipal.


Considerações finais:

O mandato de um vereador vai bem mais além de mero assistencialismo. Suas ações no legislativo são indispensáveis para a criação de leis e intervenção na promoção de políticas públicas para  o desenvolvimento do município. Política se faz com compromisso e respeito a integridade das pessoas.

Vereador Jardiel Alarcon. Candidato a vereador pelo PSD.

Curiosidades sobre Voto eletrônico

Imagem: Estadão

Em 1986 iniciou-se a informatização do processo eleitoral brasileiro, com o recadastramento eletrônico de aproximadamente 70 milhões de eleitores. Mas a totalização das eleições gerais pelo computador central do Tribunal Superior Eleitoral só ocorreu em 1994.

 Na gestão do Ministro Carlos Velloso, em 1995, iniciou-se a informatização do voto. Um grupo de juristas e técnicos apresentaram um protótipo de urna eletrônica, dando início ao trabalho que contou com a colaboração de especialistas em informática, eletrônica e comunicações da Justiça Eleitoral, das Forças Armadas, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações.

Em cinco meses, durante as eleições municipais de 1996, o projeto foi concluído. A urna eletrônica foi então licitada para fabricação. O objetivo era adquirir urnas capazes de registrar o voto de um terço do eleitorado — o total de eleitores à época era de aproximadamente 100 milhões. As urnas adquiridas foram utilizadas em todo o estado do Rio de Janeiro, nas demais capitais dos estados e nos municípios com mais de 200 mil eleitores, totalizando 57 cidades no país.


A primeira votação eletrônica no Brasil ocorreu em 1996, sob a presidência do Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello. Na época, um terço do eleitorado votou nas urnas eletrônicas. Nas eleições de 1998, votaram, eletronicamente, dois terços dos eleitores. Finalmente, no ano 2000, o projeto foi implementado em sua totalidade, ocasião em que todo eleitorado votou por meio eletrônico. Em 2006, votaram, eletronicamente, cerca de cento e vinte e cinco milhões de brasileiros.


Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/eleicoes/voce-sabia/voto-eletronico



 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Pix: 9 coisas que você tem de saber antes de se cadastrar

 

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central teve o início oficial de cadastramentos nesta segunda-feira (5) e essa é a primeira etapa de funcionamento daquilo que promete ser uma revolução no internet banking brasileiro. O Pix entra em funcionamento dia 16 de novembro e aqui estão os principais pontos para você saber como vai funcionar o Pix.

Com o Pix, os clientes de qualquer instituição financeira cadastrada no BC podem realizar operações como transferência e pagamentos a qualquer hora do dia independente do expediente bancário. Basta ter a chave de endereçamento da pessoa para quem será enviado o dinheiro e o valor cai na conta dela logo em seguida.

Mais de 677 bancos, fintechs e cooperativas já estão cadastradas no Pix e recebendo cadastro de chaves dos clientes que atende.

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Tire aqui eventuais dúvidas que você possa ter sobre o funcionamento do Pix:

Quando o Pix vai começar a funcionar?

A fase de cadastro das chaves teve início nesta segunda-feira (5) e as operações envolvendo o sistema de open banking do Banco Central terão início no dia 16 de novembro.

Como cadastrar as chaves?

Para cadastrar a chave de identificação, basta acessar o aplicativo do banco onde você possui conta, procurar o espaço onde está a seção Pix e fazer o registro vinculando número de celular, e-mail, CPF/CNPJ, ou um EVP, uma sequência alfanumérica de 32 dígitos que possibilitará a criação do QR Code e evita que suas informações sejam passadas a desconhecidos.

Esses dados ficarão registrados em uma plataforma operada pelo Banco Central, o Diretório Identificador de Contas Transacionais (CICT).

Como vai funcionar?

O Pix não vai depender do expediente bancário, o que significa que após as 16h (horário de encerramento da maioria das agências) todas os pagamentos e transferências vão cair na conta de quem vai receber o dinheiro. Atualmente os valores só caem instantaneamente em transações no mesmo banco, ou em contas digitais, no mais, os usuários ficam dependendo da transferência eletrônica disponível (TED), que leva duas horas para ser compensada, ou o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.

As transações poderão ser feitas por meio de QR code, ou com base na chave cadastrada pelo cliente (celular, e-mail, CPF/CNPJ, ou EVP).

O Pix só vai funcionar para quem possuir conta no banco?

Segundo o Banco Central, o consumidor não precisa ter conta em banco para realizar a transferência. Basta abastecer a carteira digital do Pix – que vai funcionar como uma conta digital – para enviar e receber o dinheiro.

Quanto será cobrado por transferência ou pagamento?

Os bancos estão proibidos, pelo menos neste primeiro momento, de cobrarem tarifas para pessoas físicas e MEIs. O BC deixou em aberto a possibilidade de cobrança de tarifas no caso de operações envolvendo empresas, mas isso ficará sob critério dos bancos.

Posso cadastrar as chaves em outros bancos?

Segundo o Banco Central, os clientes pessoas físicas podem ter 5 chaves para cada conta do qual forem titular, enquanto os clientes pessoa jurídica podem ter 20 chaves para cada conta do qual forem titular

As transações terão um limite de valor?

Por enquanto não, mas os bancos poderão estabelecer um valor máximo de pagamentos e transferências como forma de diminuir o risco de fraudes. A tendência é que os bancos sigam os critérios estabelecidos em operações TED e DOC.

Qual a vantagem de ter o Pix?

O Pix potencializa o que já acontece em bancos digitais e transferências entre contas da mesma instituição, que é a rapidez com quem os valores são recebidos. Ele desamarra a necessidade de os clientes dependerem do expediente bancário para receberem dinheiro e coloca o Brasil na rede das transações 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriado.

Além disso, não há cobrança de valores extra, como no sistema TED e DOC.

Quantas instituições financeiras estarão no Pix?

Até o momento, 677 instituições bancárias, entre bancos, fintechs e cooperativas, estão aptas a receberem o cadastro de chaves para o Pix. O Banco Central está atualizando aos poucos a lista de instituições que já foram liberadas e você pode conferir se a sua já está no sistema clicando aqui.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/pix-9-coisas-que-voce-tem-de-saber-antes-de-se-cadastrar/