sábado, 21 de setembro de 2019

Seduc juntos com professores promove 2º seminário da Educação em Inhambupe (21-09-2019)









































































Os professores e demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação fizeram o segundo seminário temático no Colégio Luís Coelho em Inhambupe, com a presença do Secretário de Educação Jardiel Alarcon.
O tema do seminário temático foi: "Letramento matemático, um desáfio com grandes descobertas".
E nesse seminário teve a participação de escolas das seguintes localidades: Escola municipal Lucival Costa do Entrocamento de Sátiro Dias, Escola municipal Maria Amélia Menezes de Gameleira, Creche municipal Arlete Magalhães da cidade de Inhambupe, Escola Cristina Ramos do Formoso, Escola Municipal de Lagoa, Escola Josafá Alves do Saquinho, Escola Francisco de Paula Santos, Escola Luís Eduardo Magalhães da cidade de Inhambupe e Escola Luís Eduardo Magalhães perto do Bairro da Amarela na cidade de Inhambupe.
Confira alguns vídeos:




Descubra como surgiu o Dia da Árvore

Ele é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco
Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. A árvore é fundamental para a sobrevivência humana. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente.
As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. Sem a fotossíntese, ficamos sem oxigênio e não conseguimos respirar.
As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam.
Plantar uma árvore é muito fácil. Basta comprar pequenas mudas em floriculturas e agropecuárias e depois encontrar um lugar com espaço para ela crescer. Há espécies de todos os tipos e tamanhos. Portanto, procure pedir ajuda a pessoas que trabalham em estabelecimentos especializados antes de decidir. O meio ambiente agradece.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/descubra-como-surgiu-o-dia-da-arvore

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Mulher fica com sangue azul após tomar remédio para dor de dente

A paciente, que não foi identificada, deu entrada na emergência do hospital reclamando de fraqueza, fadiga e dificuldade para respirar

Uma mulher, de 25 anos, ficou com sangue azul após tomar remédio para dor de dente, em Rhode Island, nos Estados Unidos. A jovem procurou o hospital de Providence surpreendendo os médicos porque até sua pele estava ficando azulada.
A paciente, que não foi identificada, deu entrada na emergência do hospital reclamando de fraqueza, fadiga e dificuldade para respirar.
A revista médica “New England Journal of Medicine publicou um artigo, nesta quinta-feiram 19, explicando por trás da coloração azul no sangue, era o uso do medicamento para dor de dente que a mulher tomou na noite anterior a internação no hospital.
A paciente havia usado benzocaína tópica em grande quantidade. De acordo com Otis Warren e Benjamin Blackwood, médicos que relataram o caso, a coloração azulada foi provocada por baixo nível de oxigênio nas hemácias. O nosso sangue fica com tom vermelho, justamente, por ser rico em oxigênio.
Fonte: https://catracalivre.com.br/mais/mulher-fica-com-sangue-azul-apos-tomar-remedio-para-dor-de-dente/

Cientistas criam laser capaz de fazer um 'buraco' na realidade

Um laser superpoderoso refletido em um espelho de plasma poderia perfurar o espaço e tempo, segundo especulações teóricas

O jornal de física Physical Review Letters publicou uma pesquisa nesta semana sobre a nova tecnologia de laser desenvolvida por cientistas. Embora as informações presentes no texto sejam muito técnicas, o Ars Technica conseguiu fazer uma suíte sobre o assunto, na qual descreve uma possibilidade assustadora para o futuro do laser

Segundo o site, se o laser for utilizado em conjunto com um espelho de plasma, ele poderia causar um buraco no Universo. Isso aconteceria porque lasers têm a tendência de perfurar materiais, quando seu raio está focado; mas por que o Universo seria "perfurado"?
A quantidade de energia enviada pelo laser seria tanta que causaria a destruição de qualquer material, porém o espelho de plasma já é "destruído" ao máximo, sendo um gás instável. Portanto, quando a luz o atingisse, os elétrons iriam acelerar para frente e para trás no campo elétrico. Ao fazê-lo, o espelho absorve e re-emite a luz na direção oposta.
Basicamente, a luz estaria batendo em uma superfície com vibrações tão rápidas e focadas- e refletindo do mesmo modo- que poderia "cortar através do espaço e tempo".
Vale lembrar que essas informações são baseadas em estudos teóricos científicos. "Vai funcionar na realidade? Acho que sim", diz Chris Lee, repórter do Ars Techinica.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cientistas-criam-laser-capaz-de-fazer-um-buraco-na-realidade/90497

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Suspeitos de homicídios e lideranças de quadrilhas são presos na Bahia

Suspeitos de serem líderes de dois grupos rivais que estariam atuando em Inhambupe e Alagoinhas, a cerca de 200 km da capital baiana, foram presos durante operação conjunta na tarde desta sexta-feira, 13. Na mesma ação, um suspeito foi flagranteado e quatro pessoas conduzidas.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Geisel Natividade Batista, o 'Rasta', e Evairtom Sena dos Santos, conhecido como 'Ito', tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e eram investigados por crimes contra a vida. Além deles, Edval Pereira Lima Filho também foi preso, e outras quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia e liberadas após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Ainda segundo a SSP, na ação, foram apreendidos uma espingarda calibre 12, cerca de 2,5 quilos de maconha, 200 gramas de cocaína, 700 embalagens vazias para embalar drogas, duas balanças, 13 celulares, um capuz e R$ 791 em espécie.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2092131-suspeitos-de-homicidios-e-liderancas-de-quadrilhas-sao-presos-na-bahia

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21


Este domingo (8) marca a passagem do Dia Internacional da Alfabetização, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no século passado (em 1966), para incentivar o pleno letramento da população internacional. Apesar da melhoria do acesso às escolas, nos últimos 53 anos em diversos países, ainda existem em todo planeta 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.

Se todas essas pessoas morassem em um único país, a população só seria inferior a da China e da Índia, que têm cada uma mais de 1 bilhão de habitantes. A nação hipotética do analfabetismo tem mais do que o dobro de toda a população dos Estados Unidos. Nesse contingente, duas de cada três pessoas que não sabem ler são mulheres.

Ainda segundo a Unesco, o problema do analfabetismo perdurará por muito tempo. No ano passado, 260 milhões de crianças e adolescentes não estavam matriculados nas escolas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, havia 11,3 milhões de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais de idade. Se todos residissem na mesma cidade, este lugar só seria menos populoso que São Paulo – a capital paulista tem população estimada de 12,2 milhões.

A taxa do chamado “analfabetismo absoluto” no Brasil é de 6,8%. Como ocorre com os dados internacionais, o analfabetismo não atinge a todos da mesma forma. “Na análise por cor ou raça, em 2018, 3,9% das pessoas de 15 anos ou mais - de cor branca - eram analfabetas, percentual que se eleva para 9,1% entre pessoas de cor preta ou parda. No grupo etário 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das pessoas de cor branca alcança 10,3% e, entre as pessoas pretas ou pardas, amplia-se para 27,5%”, descreve nota do IBGE.


Netos e avós

Segundo os pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil, o volume de analfabetos é bastante alto e não diminui por falta de investimentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Para um gestor público, prefeito, governador, interessa muito mais investir em educação básica, não na Educação de Jovens e Adultos, porque é uma parcela muito pequena”, critica Maria do Rosário Longo Mortatti, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e também presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização. Segundo ela, o investimento no EJA é “secundarizado”.

Por traz desse comportamento, há antigo raciocínio entre gestores públicos de que a “dinâmica demográfica”, com a renovação das gerações, extinguiria o analfabetismo absoluto no passar dos anos, conforme lembra Maria Clara Di Pierro, professora de Educação da Universidade de São Paulo (USP), especializada em políticas públicas de jovens e adultos.

“Esse raciocino não é novo. O ex-ministro [da educação] já falecido Paulo Renato usava muito esse argumento, dizendo ‘vamos concentrar os nossos esforços nas novas gerações. A sucessão geracional se encarregará de eliminar o analfabetismo’. Alguns pesquisadores e jornalistas compartilham essa visão, mas ela é duplamente equivocada”, aponta.

“De um lado, porque a gente continua produzindo analfabetismo, não se trata apenas de um resíduo do passado e os idosos estão vivendo mais. De outro lado, nós temos o analfabetismo funcional mediado pelo sistema educativo. Então, essa esperança ‘vamos deixar os velhinhos morrerem para acabar com o problema’ é uma ilusão, e não faz frente ao que temos de enfrentar”, complementa Di Pierro.

A mesma visão tem a professora Francisca Izabel Pereira Maciel, diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela ressalta que o poder público “não pode descuidar do analfabetismo absoluto” e que “é direito das pessoas aprender a ler e escrever”.

Ainda que o analfabetismo absoluto atinja predominantemente os mais idosos, a professora Francisca Izabel salienta que em muitas famílias são os avós que cuidam dos netos enquanto os pais trabalham. A falta de escolaridade entre os mais velhos dificulta o acompanhamento escolar e pode desestimular o interesse pelos estudos entre os mais novos.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2019/09/08/interna-educacaobasica-2019,781423/analfabetismo-brasil.shtml