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sábado, 16 de janeiro de 2010
Como os faraós eram embalsamados?

Em primeiro lugar, cérebro, intestinos e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavamse
resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num
tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali
por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com
centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa. Só aí o morto ia para a tumba. Esse
processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou
no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os
dentes continuavam perfeitos.
Fonte: Guia de curiosos da internet
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Semana pedagógica de Inhambupe

Essa capacitação acontece alguns dias antes do retorno dos alunos às salas de aula. É uma oportunidade de organização em que todos podem, apoiados na política da Secretaria da Educação, pensar juntos e fazer uma reflexão coletiva a respeito das diretrizes curriculares, conteúdos de cada disciplina e, principalmente, definir de que forma direcionar as reflexões sobre as diferentes demandas sociais que chegam ao cotidiano escolar".
As aulas irão começar no dia 22 de fevereiro, essas informações é da Secretaria de Educação de Inhambupe.
Quem inventou o relógio de pulso?

O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O “pai da aviação”
pretendia cronometrar o tempo de vôo de seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios
ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont não podia tirar as mãos do manche para
pegar o relógio, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o
controle das horas.
Fonte: Guia de curiosos da internet
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Quem estabelece o número dos bancos?

A distribuição dos números é feita pelo Banco Central, por "ordem de chegada". De acordo com a assessoria
de imprensa do BC, esse critério funciona mais ou menos como a troca de placas de carro. O número doBanco do Brasil, por exemplo, é 1. Já o ABM-Ambro Bank, que comprou o Banco Real, preferiu manter onúmero da antiga instituição financeira ao invés de adotar um novo. Da mesma forma, os números debancos liquidados ficam vagos para os outros que vão sendo fundados.Fonte: Guia de curiosos da internet
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Datas da Prefeitura
Qual o nome do acabamento de plástico que fica na ponta dos cadarços?
Sistema cria música a partir de gestos do usuário

Em um novo estudo, pesquisadores desenvolveram um método para capturar gestos musicais e mapeá-los em sons, que supera desvantagens das técnicas anteriores.
A habilidade de recriar gestos musicais a partir de sons pode ser usada para promover a interação entre homem e máquina em apresentações musicais, na transcrição de músicas e em outras aplicações inovadoras.
Todo som musical é produzido por algum tipo de instrumento. Graças a sensores, processadores de sinais e máquinas que aprendem por meio de algoritmos, pesquisadores podem determinar o gesto musical que é necessário para produzir um som específico em um instrumento.
Adam Tindale, Ajay Kapur e George Tzanetakis – os três músicos e cientistas da computação da Universidade de Victoria, no Canadá – explicaram que existem duas abordagens na captura de gestos musicais.
Um é a aquisição direta, que envolve o uso de sensores ligados aos instrumentos musicais, um procedimento considerado invasivo pelos músicos e que exige a mudanças em instrumentos caros. A segunda, chamada de indireta, envolve o uso de um microfone para capturar o som, além de sofisticados processadores de sinais e de algoritmos de aprendizado de máquina para extrair gestos dos sons, o que exige muito treinamento.
O novo método é uma mistura das duas abordagens. Os pesquisadores ligam, temporariamente, sensores a um instrumento para capturar gestos musicais e um microfone para captar o som. Depois que os dados são analisados, os gestos sonoros são mapeados e usados para treinar a máquina em modelos de aprendizado que extraiam gestos apenas de sons.
Na sequência, esses modelos criam o que os pesquisadores chamam de “sensor suplente”, que se comporta como o sensor invasivo, mas não está ligado ao instrumento – essa espécie de estepe consegue determinar os gestos musicais baseado apenas no som analisado e capturado pelo microfone.
A principal vantagem desse método, segundo George Tzanetakis, um dos pesquisadores, “é que ele permite que uma grande quantidade de dados que serão usados pelos algoritmos de aprendizado da máquina seja adquirida sem a ajuda das anotações dos músicos, simplesmente ao se tocar um instrumento reforçado com sensores”.
O sistema supera dificuldades anteriores porque não prejudica os músicos nem os instrumentos durante uma apresentação e não exige grande quantidade de processamento e análise, diminuindo as exigências de tempo. Por exemplo, dados de amostras do tarol que levaram quase uma semana de trabalho manual podem ser processados em menos de uma hora com o novo método.
Os pesquisadores demonstraram o sistema com ajuda de de músicos profissionais, que tocaram cítaras e tarolas eletrônicas. Os resultados mostraram que os sensores suplentes conseguiram determinar com precisão gestos musicais quando diferentes músicos estavam se apresentando, não apenas o artista que costumava treiná-lo. Além disso, qualquer tipo de apresentação (como uma improvisação ou uma música) pode ser usada para treinar o sensor.
No futuro, os pesquisadores pretendem tornar o sistema mais sensível para recursos adicionais, como treiná-lo a reconhecer o tipo de bocal usado em um instrumento de sopro e a corda que toca uma nota no violino.
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/sistema-cria-musica-a-partir-de-gestos-do-usuario-20101110.html
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Qual é o maior museu do mundo e onde se localiza?
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Qual a velocidade de uma flecha em movimento?

antigas, feitas em madeira, eram mais pesadas e lentas que as atuais, confeccionadas a partir de leves
tubos de alumínio ou de fibras de carbono. Luís Panizo, professor e ex-campeão paulista e brasileiro de arco
e flecha, conta que as últimas, lançadas com bons arcos, costumam atingir até 250 km/h.
Fonte: Guia de curiosos da internet
domingo, 10 de janeiro de 2010
Qual a razão da disposição das letras na máquina de escrever?

ordem alfabética. Porém, seu criador, o norte-americano Christopher Latham Sholes, decidiu incumbir o
amigo James Densmore de descobrir uma forma de melhorar a disposição das teclas. Ele estudou as
combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e optou por colocá-las distantes umas das outras de modo a evitar que hastes próximas subissem juntas e ficassem emboladas umas às outras. Embora várias
outras propostas de distribuição tenham sido sugeridas ao longo dos tempos, o teclado de Densmore se
tornou modelo padrão em todo mundo. Vale citar que por conta das seis primeiras letras da fileira superior, ele é chamado de teclado QWERTY.
Fonte: guia de curiosos da internet