terça-feira, 16 de janeiro de 2018

1ª noite da Festa de 10 anos da Mãe Rainha em Inhambupe com o Padre Elzo(15-01-2018)





















Começou na noite dessa segunda-feira(15) o tríduo em louvor a festa de 10 anos da Mãe Rainha, na Paróquia do Divino Espírito Santo em Inhambupe.
O tema geral é "Mãe Rainha, aliança e missão junto as famílias!", e nessa primeira noite teve a presença do Padre Elzo que era pároco da igreja.

A abertura foi com a oração com o  terço dos homens da cidade, o coral foi Nossa Senhora Aparecida da Comunidade de Flechas e as missionárias responsáveis pela liturgia foram: Glória, Bernadete, Gildete, Rosa, Josenilda, Judite e Nadja.
A festa encerra na próxima quinta-feira dia 18 de janeiro de 2018.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Lavagem de dinheiro no Brasil pode ter originado R$ 44 bi em 11 anos

Um levantamento da Rede Lab-LD, grupo composto por 58 laboratórios de tecnologia contra a lavagem de dinheiro, apontou que ao menos R$ 44,43 bilhões foram originados de atividades suspeitas em 11 anos no Brasil.
Um dos resultados do estudo, relacionado apenas ao primeiro semestre de 2017, apontou que 77 políticos estavam envolvidos em negociatas – sendo que foram excluídas as iniciativas da Operação Lava Jato em Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, por motivos operacionais.
De acordo com o UOL, os dados mais recentes do levantamento apontam que foram 7.438 casos desde 2009, envolvendo ao menos 6.752 pessoas e 2.676 empresas.
Um dos primeiros resultados provenientes do grupo foi observado durante a prisão de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital).
“Houve resultados muito positivos no mapeamento do funcionamento das grandes organizações criminosas, na participação das mulheres dos criminosos, movimentação de contas bancárias, visitas a presídios e a relação disso com os locais em que as pessoas moravam”, afirma Leonardo Ribeiro, o coordenador da Rede Lab-LD.
Outro exemplo de cooperação dos laboratórios de tecnologia foi a denúncia sobre esquemas fraudulentos no SUS do Rio de Janeiro, que somaram R$ 35 milhões em desvios.
Atualmente, 18 pessoas trabalham no grupo que atua junto ao Ministério da Justiça. Os analistas atuam em áreas como computação, economia, direito e, até mesmo, psicologia. Além disso, trabalham com um equipamento de ponta, com aplicativos, câmeras, filmadoras e impressoras. “Os aplicativos são excelentes, a Nasa utilizada alguns deles, mas nada substitui o ser humano. Não existe um processo 100% automatizado”, explica o delegado Robinson Fernandes, coordenador do LAB-LD da Polícia Civil.
Fonte: https://www.cenariomt.com.br/2018/01/15/lavagem-de-dinheiro-no-brasil-pode-ter-originado-r-44-bi-em-11-anos/

domingo, 14 de janeiro de 2018

Prefeitura de Inhambupe presta esclarecimentos sobre a situação salarial dos professores - Nota oficial

Prédio onde funciona atualmente a Prefeitura Municipal de Inhambupe - Antigo Fórum

Confira abaixo a nota da Prefeitura de Inhambupe sobre os salários dos professores.

"A prefeitura de Inhambupe, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a situação salarial dos professores, categoria que não teve os vencimentos pagos no mês de dezembro de 2017, por conta da grave situação financeira pela qual o município atravessa, vem a público apresentar todos os dados referentes aos recursos (repasses) e às despesas na área da Educação, nos anos de 2016 e 2017.

É de conhecimento de todos que os recursos oriundos das transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB vêm, a cada ano, sofrendo reduções nos repasses por parte do Governo Federal, ao passo que as despesas com a Educação vêm aumentando. No ano de 2016, as receitas com o FUNDEB fecharam em um montante de R$ 24.348.561, 40, já em 2017, o valor foi de R$ 23.501,656,04. Observemos aí, que de um ano para o outro, a diferença no valor do repasse chega a R$ 846, 903,36.

Sendo assim, para um melhor entendimento, seguem os dados das folhas do FUNDEB dos anos de 2016 e 2017: Em 2016, as despesas com as folhas do FUNDEB 60/40 representaram um valor de R$ 26.443.538,05. Subtraindo os valores, Receitas X Despesas, os números em 2016 apresentam o déficit de R$ 2. 094.976,65, que tiveram de ser complementados com recursos próprios.

Já em 2017, as despesas apresentadas com as folhas do FUNDEB 60/40  foram de R$ 30.788.753,21. Subtraindo os valores, Receitas X Despesas, os números nesse ano apresentam uma diferença negativa de R$ R$ 7.251.340,46, valores que novamente tiveram que ser complementados com recursos próprios.

Diante do exposto, observamos que os valores creditados na conta do FUNDEB durante o ano de 2017, ainda que complementados com outros recursos, não foram suficientes para efetuar os pagamentos dos salários da categoria em questão.

Vale lembrar que, além da área da Educação, o município tem necessidade de investimentos em outras áreas essenciais como Saúde, Assistência Social, Limpeza Pública, Transporte Escolar, manutenção de vias etc, porém, o grave desequilíbrio financeiro que afeta o município tem inviabilizando todas as atividades essenciais, fazendo-nos demandar um esforço imensurável para restabelecer as finanças públicas.

Em decorrência das dificuldades financeiras, o município fechou o exercício do ano de 2017 sem recursos nas contas do FUNDEB, e nesse ponto, é importante informar que mesmo se a gestão recorresse aos valores da transferência do FUNDEB do ano de 2018 para pagar os salários de Dezembro de 2017, estaria legalmente impedida por força do art. 21 da Lei 11.494/2007. 

Vejamos o que diz a LEI:        
 DA UTILIZAÇÂO DOS RECURSOS
Art. 21 Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem credita-dos, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública, conforme disposto no art.70 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996(grifos nossos).

Uma vez que não poderiam ser utilizados recursos oriundos do FUNDEB para efetuar o pagamento dos salários do mês de Dezembro, a administração municipal apresentou a proposta de sanar o débito em quatro datas: 09/02, 09/03,10/04 e 10/05/2018. Ficando o compromisso de que, havendo disponibilidade de recursos na conta FUNDEB, a quitação será antecipada.
Por fim, ressaltamos o respeito e o compromisso desta gestão com a categoria dos professores e asseguramos que a administração municipal tem se empenhado no ajuste de gastos para proporcionar dias melhores a população, bem como, de forma democrática, encontra-se aberta para o diálogo verdadeiro e honesto, sempre disposta  a aceitar propostas reais e concretas que visam à construção de uma cidade melhor."

 Inhambupe, 13 de janeiro de 2018.
   Deraldo Cardoso
Secretário de Fazenda e Planejamento

NOTA DA APLB/SINDICATO/INHAMBUPE SOBRE A ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA 12/01/18

Abaixo temos a nota da Professora Janete que é Coordenadora da APLB de Inhambupe.

"Caros Profissionais da Educação, a pauta discutida na Assembleia,  foi a proposta da gestão em relação ao pagamento do salário de dezembro. Informou-nos que o pagamento de dezembro 2017, seria parcelado em 4 vezes, iniciando em fevereiro até maio. Apresentou ainda , que com o recurso que entrou no dia 10/01/18,  e os subsequentes decênios desse mês, seriam para pagar o mês de janeiro integral até o quinto dia útil de fevereiro, junto com a primeira parcela de dezembro, para os profissionais dos 60%, professor..., e para os profissionais dos 40%, porteiro, auxiliar, servente..., receberão os salários de dezembro e janeiro integrais. Falou ainda, que quitaria com o Banco os consignados dos funcionários referente ao mês de dezembro.  

Concluiu o ofício,  que poderia antecipar as parcelas assim que o recurso esperado, uma restituição,  entrasse na conta. Sobre o terço de férias, inicialmente será pago no mesmo formato do ano passado, por lote assim que quitar as parcelas. Após toda essa exposição, apresentei para a categoria presente, os estudo e investigação feita sobre os recursos da prefeitura e infelizmente, no momento seria razoável aguardar. Ressaltando * A REVOLTA, O REPÚDIO,  A INDIGNAÇÃO DE TODA  CATEGORIA COM A GESTÃO*, pois a falta de um planejamento do início dessa gestão, sabendo que o município apresentava problemas de recursos, que era o momento de ações drásticas de economia, reduzir despesas...ações vitais para estabelecer uma saúde financeira e administrativa no nosso município.  Foi questionado sobre os aluguéis de vários imóveis pela cidade da prefeitura, contratações de profissionais que já são aposentados,  gratificações dos cargos comissionados e outras práticas que o povo vem acompanhando, porém mais uma vez recai no trabalhador as consequências de uma MÁ GERÊNCIA DO MUNICÍPIO e em especial nos trabalhadores da educação. 


Se tem que sacrificar, o justo teria que ser PARA TODOS. Trabalhamos para sobreviver, viver dignamente... EMBORA NÃO  CONCORDEMOS COM A PROPOSTA, NOS IMPÕE ESSA ÚNICA CONDIÇÃO, QUE ATÉ O MOMENTO ENGOLIMOS, com MUITA INDIGNAÇÃO. Muitos estão questionando pq a categoria não fez ainda uma greve. Quando a deflagramos a greve em 2016, as negociações de cumprimentos com os nossos direitos não tinham nem propostas e tinham os recursos, tb mau administrados, mais tinha e não estávamos de férias. 

Nessa gestão, estamos num processo de negociação, fazendo um estudo de impacto, com uma comissão de categoria, representantes da gestão e vereadores. Estamos no processo e acompanhando as entradas dos recursos da educação e   da arrecadação municipal. Estamos cobrando compromisso  e respeito com os trabalhadores e principalmente esforço e comprometimento para gerir o município com transparência e democracia. Estamos acompanhando ainda, as ações da Câmara de Vereadores e gostaríamos de saber pq aprovou as CONTAS de 2015, uma vez que o TCM reprovou,  acredito que deve ter uma justificativa coerente, uma visão analítica que o  TCM não teve". 

Fraternalmente, 
JANETE SOUZA - COOR. DA APLB/SINDICATO NÚCLEO DE INHAMBUPE. PAZ E LUZ A TODOS🙏🏽🌼

TCM-BA publica edital de concurso com salários de R$ 11.317,17

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) divulgou neste sábado, 13, o edital do concurso público que oferece 10 vagas para os cargos de auditor estadual de controle externo e auditor de infraestrutura, com sálarios de R$ 11.317,17.
Podem concorrer às oito vagas oferecidas para a função de auditor de controle externo, os candidatos devem ter nível superior nas áreas de administração, ciências contábeis, ciência da computação e informática, direito ou economia. Já as duas oportunidades para auditor de infraestrutura são destinadas a graduados em engenharia civil ou arquitetura.
As inscrições seguem até 19 de fevereiro e devem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebaspe/Cespe), empresa organizadora do certame. As provas devem ser aplicadas no dia 8 de abril.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/concursos/noticias/1927672-tcmba-publica-edital-de-concurso-com-salarios-de-r-1131717

sábado, 13 de janeiro de 2018

Fotos da 3ª noite da festa em louvor ao Senhor do Bomfim no povoado de Volta de Cima (12-01-2018)





























A 3ª noite da festa em louvor ao Senhor do Bomfim no povoado de Volta de Cima, contou com a presença do Terço dos Homens de Inhambupe, a celebração foi Sandrinho e Salviano, a liturgia foi da Terra Vermelha, o coral foi do Assentamento e as comunidades foram: Passagem do Lemo, Terra Dura, Água Fria, Colônia Velha, Colonia Nova, Entrocamento de Sátiro Dias, Efa, Coopera, Saquinho, Km 8 e a Secretaria de Saúde.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Salário mínimo de novo abaixo da inflação: fim de uma política pública?

Reajuste do piso nacional ficou abaixo do INPC pelo segundo ano seguido, contrariando a lei que implementou regra de valorização anual. "Ajudou a reduzir desigualdade", observa técnico do Dieese
Por Vitor Nuzzi

Da Rede Brasil Atual

Nem o menor INPC anual desde a implementação do Plano Real foi suficiente para que o governo reajustasse o salário mínimo pela inflação, como manda a Lei 13.152, de 2015. Com a divulgação pelo IBGE, essa semana, dos resultados do IPCA e do INPC,confirmou-se que o piso nacional ficará abaixo da inflação pelo segundo ano seguido, o que põe em dúvida a continuidade de uma política pública que ajudou, principalmente, economias regionais.
Desde o dia 1º, o salário mínimo passou a valer R$ 954, um reajuste de R$ 17, suficiente para quatro voltas de transporte coletivo em São Paulo. O aumento foi de 1,81% sobre os R$ 937 do ano passado – abaixo, inclusive, dos R$ 965 que o Congresso havia aprovado dentro da peça orçamentária para 2018. O INPC divulgado nesta quarta-feira chegou a 2,07%. Isso já havia acontecido em 2017, quando o mínimo havia sido reajustado em 6,48%, para um INPC de 6,58%. 
A Lei 13.152, que implementou a política de valorização do salário mínimo, estipula reajuste com base no Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, que valeria como aumento real, e pelo INPC do ano anterior. O PIB, de fato, não cresceu, deixando o mínimo sem ganho real. Mas o governo descumpriu a segunda parte, ao não aplicar o INPC.
"Não é só o salário mínimo. A julgar pelas demais medidas que esse governo tomou, é uma demonstração inequívoca de mudança radical nas políticas públicas", avalia o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre. Ele lembra ainda que a ideia original contida na reforma da Previdência era de desvincular os pisos do salário mínimo. Além disso, várias medidas em curso apontam para redução ou restrição de políticas públicas com impacto na distribuição de renda, como o Bolsa Família, a agricultura familiar e o programa Minha Casa, Minha Vida. Com a redução paulatina de recursos, diz Silvestre, algumas devem "morrer por inanição".
Resultado de uma campanha das centrais, que se tornou regra no primeiro governo Lula e depois lei, a política de valorização do salário mínimo foi importante, observa o técnico do Dieese, tanto para pessoas que têm seus rendimentos referenciados no piso nacional como para a economia, especialmente os pequenos municípios. "Ajudou a reduzir em alguma medida a desigualdade do ponto de vista da renda, mas também a desigualdade regional. Foi um instrumento para dinamizar as economias dos municípios", acrescenta.
De 2003, no primeiro ano do governo Lula, até 2016, o salário mínimo acumulou aumento real de 77%. Começou a perder para a inflação exatamente nestes dois últimos anos, a partir da gestão Temer.
A lei contempla reajustes do mínimo até 2019 – no caso, pelo INPC deste ano mais o PIB de 2017. Mas Silvestre põe em dúvida a manutenção da regra. "Talvez pelo fato de o PIB ser positivo, com um crescimento muito pequeno, faça com que o governo cumpra. Mas, vendo o histórico desse governo, o mais provável é abandonar de uma vez." O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em outras ocasiões que a norma não deve mudar – desde que não ponha em risco a lei do teto de gastos públicos.
Os indicadores oficiais mostram queda da inflação em 2017, o que foi apontado também pelo Índice do Custo de Vida (ICV) do Dieese, calculado no município de São Paulo. Mesmo que isso ajude a não correr o poder de compra, como observa Silvestre, o desemprego e ocupações de menor qualificação contribuíram para reduzir a massa salarial. E isso poderá piorar este ano, com a entrada em vigor da "reforma" trabalhista e medidas como o trabalho intermitente, que poderá criar situações em que um trabalhador, com diferentes empregadores, ganha menos de um salário mínimo.
Aposentadorias
O reajuste das aposentadorias e pensões em 2018 deve ser de 2,07%, percentual do INPC no ano passado. É o menor índice a ser aplicado aos aposentados desde 1994. A oficialização do reajuste ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.
Os beneficiários do INSS que o recebem mínimo tiveram a alteração, de R$ 937 para R$ 954, anunciada em dezembro. O valor também corresponde ao piso nacional para o mercado formal e serve de base para benefícios de prestação continuada e seguro-desemprego.

Fonte: https://www.carosamigos.com.br/index.php/economia/11631-salario-minimo-de-novo-abaixo-da-inflacao-fim-de-uma-politica-publica

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Neuroeducação pode revolucionar ensino nas escolas, dizem jornais franceses

A imprensa desta quarta-feira (10) fala do novo projeto do governo francês para o setor da educação. As escolas francesas poderão contar com a ajuda das ciências cognitivas a partir deste ano.
"A neurociência é o futuro da escola?", pergunta o jornal Aujourd'hui en France em sua manchete de capa. O diário lembra que um novo debate é aberto nesta quarta-feira com o início das atividades de um conselho científico que, entre seus 21 integrantes, tem 6 neurocientistas. Entre eles, "o papa francês da área", diz o diário, destacando Stanilas Dehaene, de 52 anos, responsável pela área de psicologia cognitiva experimental no renomado Collège de France. 
A iniciativa do governo francês não acontece à toa, diz o jornal. "Nas salas de aula, há cada vez mais professores que se interessam sobre o funcionamento do cérebro, em busca de novos métodos para ensinar. Para Aujourd'hui en France, a "neuroeducação" pode revolucionar o aprendizado, embora ela não resolva, no entanto, outros problemas paralelos ao ensino, como as desigualdades sociais que fazem toda a diferença entre os alunos, diz o diário.
O principal desafio dos pesquisadores e professores franceses é melhorar a capacidade de atenção e memória dos alunos, que muitos defendem estar piorando na era das novas tecnologias. Por isso, a primeira missão do conselho científico se concentrará nos métodos de leitura. 
Um novo olhar sobre o aprendizado
O jornal Le Figaro também traz o assunto em sua capa. O diário explica que as ciências cognitivas estudam o sistema nervoso - da escala molecular aos órgãos - junto a disciplinas como psicologia, linguística, filosofia e antropologia. O objetivo, diz o jornal, é o estudo e a compreensão dos mecanismos do pensamento humano e o entendimento de todo o complexo sistema de processamento da informação. 
Definitivamente, diz Le Figaro, "as ciências cognitivas nos convidam a um novo olhar sobre o aprendizado". Segundo elas, nossas capacidades não seriam fixas desde o nascimento e nossa inteligência seria móvel e evolutiva. 
Para o diário, a educação francesa pode entrar em uma nova era com a iniciativa. "Manuais escolares eficazes, formas de medir a evolução dos alunos, aprender a aprender": o trabalho será longo. Por isso, segundo Le Figaro, resta agora colocar a mão na massa e encontrar a melhor forma de aplicar a ciência à realidade. 
Fonte: http://br.rfi.fr/franca/20180110-neuroeducacao-pode-revolucionar-ensino-nas-escolas-dizem-jornais-franceses