Ocorreu na
última quarta-feira (02/04), a 2ª Caminhada pela dia Mundial da Conscientização
do Autismo , às 15:00. Saiu da Creche Arlete Magalhães em sentido da Praça da
Matriz. Contaram com a participação das secretarias de Assistência Social,
Educação e Saúde. Algumas escolas da cidade também se fizeram presente através dos
professores e alguns alunos. Onde também Ao chegar à praça da matriz houve uma palestra com Mariene Martins Marciel, jornalista,
psicopedagoga e especialista em história, com graduação em comemoração social-faculdades integradas
Alcântara Machado-FIAM em São Paulo (1981), especialista em psicopedagogia
institucional, clínica e hospitalar-FACCEBA- Faculdade Católica de Ciências
Econômicas da Bahia (2009), psicopedagoga especializada no atendimento de
pessoas com TGD-transtornos globais do desenvolvimento, e autora do livro Brincanto: Autismo Tamanho Família juntamente
com a também palestrante, Jailza Rosa as duas abordaram o tema: AUTISMO,
CONVIVÊNCIA E INCLUSÃO. As duas
palestrantes são profissionais da Pestalozzi da cidade de Salvador.
Após a Palestra as mães Leonice Souza e Leda Mattos
falaram um pouco sobre a experiência de serem mães de autistas relataram as
suas conquistas e objetivos que almejam para o futuro dos seus filhos. E encerrou com a apresentação do Coral das
crianças do Colégio Dr. Sátiro Dias que juntamente com Antônia cantaram a
música Azul da Cor do Mar, do cantor Tim Maia. E fechou com o Grupo de Dança
EXD.
Essa caminhada do dia mundial pela Conscientização do
Autismo iniciou no na de 2013, através da mãe de Antônia uma criança
diagnosticada com autismo a Senhora Leonice
Souza com que como objetivo trazer.
E
falou para o blog o seguinte: “Sou responsável juntamente com Leda Matos
que temos filhos autistas, gostaríamos de divulgar essa questão, essa
convivência com pessoas que tem o aspecto do autismo, por isso estamos
incumbidos nessa caminhada, quebrando mitos e preconceitos, e temos como
principal objetivo da caminhada é a conscientização do autismo, como a
sociedade deve lidar com essas pessoas, não só crianças, pois crianças autista
irão virar adultos autista também, é a conscientização, a convivência e a
inclusão, teve apoio da prefeitura completo e todas as Secretarias apoiaram
esse evento. As únicas pessoas que assume ser autista é a minha filha Antônia
que tem 6 anos e estuda na Escola Dr. Sátiros Dias e Leo Matos que é filho de
Leda Matos que estuda na Escola Arco-íris”.
O que è
o autismo?
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O autismo é fundamentalmente uma forma particular
de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si
mesmo. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é
reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo
de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social. As estereotipias, as ecolalias, a ausência de
linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a
falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento
da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a
bastar-se a si mesmo.
Quando se começou
a falar de autismo?
Com Jean Itard, que em 1801 levou
a cabo uma descrição da criança selvagem, passando Eugen Bleuler, que
em 1901 o relacionou com a esquizofrenia, até Leo Kanner, que realizou em
1943 o detalhamento minucioso dos itens característicos, e Hans Asperger, que
se centrou em um outro tipo de autismo, às vezes chamado de autismo
inteligente; os traços característicos das crianças com autismo são em sua
grande maioria os mesmos.
Quais são seus
sintomas?
Os principais sintomas são:
- Isolamento do mundo exterior e
recusa do contato com os outros. (Tanto no nível da voz quanto no do olhar).
- Alterações da linguagem que
podem ir desde uma ausência total da fala até uma verbiagem ininteligível. Em
algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou
que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios.
- É uma fala que não se dirige a
ninguém, que não é usada nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo
mínimo.
- Ausência de
interação com os outros.
- Ausência de jogo
simbólico.
- Estereotipias
- Rituais
- Temor das mudanças e insistência
em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.
Fonte do texto sobre o autismo:
Fonte:
http://autismos.net/o-que-e-o-autismo.html
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