sábado, 16 de outubro de 2010

Brasil tem custo mais caro de internet móvel entre países pobres


Brasil tem custo mais caro de internet móvel entre países pobres


Preço médio do pacote de dados mensal passa dos US$ 120.
Média mundial é de US$ 46,54.

Reuters


O custo de pacotes de dados para celular no Brasil é o mais caro entre os países em desenvolvimento, segundo mostra um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), com informações compiladas pela Nokia Siemens.

De acordo com o levantamento, que cita dados de 2009, apenas no Brasil e no Zimbábue o preço médio do pacote de dados mensal passa dos US$ 120, o que deixa o país atrás de nações como Congo, Haiti e Bangladesh, país que tem o menor custo entre 78 listados no relatório. A média do preço mundial é de US$ 46,54 dólares.

O relatório da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) chegou ao preço médio considerando o custo total de propriedade de um pacote de tráfego de
2,1 MB de dados por mês.

"Existe uma grande variação, com alguns países oferecendo por menos de US$ 20 por mês e outros por mais de US$ 100", afirma o documento.

Os números fazem parte de um estudo global sobre como o uso de tecnologia da informação pode contribuir no combate a pobreza no mundo. Segundo a UNCTAD, as autoridades nos países em desenvolvimento deveriam dar mais importância ao setor de tecnologia da informação e comunicação na estratégia de redução da pobreza.

A entidade aponta que mais benefícios podem ser colhidos se for estimulada a criação de empresas de pequena escala com ajuda do governo.

"Micro empresas estão crescendo rapidamente em países de baixa renda e podem oferecer emprego de valor real à população com menos recursos e educação. Essas atividades incluem uso de aparelhos e reparos, manutenção de computadores pessoais e gerenciamento de lan-houses", explica o estudo.

Contudo, a organização lembra que poucos países em desenvolvimento estão envolvidos na fabricação e criação de serviços para a área. "As exportações de bens de tecnologia estão geograficamente muito concentradas. Na China, de longe o maior exportador do ramo, houve contribuição significativa da produção para a renda dos mais pobres".

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/brasil-tem-custo-mais-caro-de-dados-moveis-entre-paises-pobres-1.html

A PALAVRA BURRO


Um item lexical que tem recebido explicações etimológicas populares é a palavra burro.
Segundo José Pedro Machado (Dicionário etimológico da língua portuguesa - 2.ed. Lisboa: Confluência, 1967, s.v.), o nome burro, para o animal, se origina do nome latino burrus, que designa a cor ruça ou encarnada. E acrescenta que “em Portugal, o burro é vulgar e freqüentemente denominado “ruço”.” Mas parece que não é exatamente essa a explicação adequada.

Existem histórias curiosas a respeito da origem dessa palavra. Uma delas sugere que burro, significando pessoa pouco inteligente, tenha vindo do nome latino da cor vermelha burrus, porque os dicionários tinham antigamente a capa vermelha. Como aquele que os consultava era ignorante ou burro, o nome da cor do livro, por metonímia, teria passado a designar o consulente e, por extensão, teria passado a designar todo aquele que fosse curto de inteligência.

Em Aventuras de um caçador de palavras (Rio de Janeiro: Acadêmica, 1965, p. 48 - 51), Aires da Mata Machado Filho, no estudo “Origem da palavra burro”, procura explicar como a palavra burro adquiriu a acepção escolar de “tradução literal de autor clássico para uso dos estudantes”, e refere-se também à crença greco-latina na estupidez do burro. Não é do burro, o livro facilitado, nem do sinônimo de “pouco inteligente” que venho falar aqui. Nem eu teria competência para acrescentar algo ao estudo sério do escritor mineiro. Nem mesmo pretendo falar da expressão “cor de burro quando foge”, que Castro Lopes acredita ser corruptela de “corre de burro quando foge”, num estudo incluído às páginas 249 - 250, do seu Origens de anexins (2. ed. - Rio de Janeiro - Francisco Alves, 1909). Afinal, argumenta Castro Lopes, burro não apresenta nenhuma cor especial quando se põe em fuga. É possível contudo que a expressão “cor de burro quando foge” se refira à cor vermelha que um fujão possa apresentar (a etimologia explicaria a expressão).

Burrus é adjetivo de primeira classe em latim. Os adjetivos latinos de primeira classe têm declinações e formas distintas para cada um dos três gêneros: o masculino (em –us) e o neutro (em –um) seguem a segunda declinação, e o feminino (em –a) segue a primeira declinação. Assim, burrus tinha três formas: burrus (masculino), burra (feminino) e burrum (neutro). Segundo Ernout & Meillet (Dictionnaire étymologique de la langue latine - Paris - Klincksieck, 1967, s.v.), burro origina-se do grego pyrrós, e designa a cor ruiva. De burrus – dizem esses autores – deriva um adjetivo burranicus, substantivado, atestado pelo gramático Pompeius Festus (séc. II d.C).

A palavra francesa bourrique, para designar o asno, origina-se do espanhol borrico, pelo latim popular *burricus, alteração, por cruzamento, de burrus (ruivo) ou burra (crina) com buricus (pequeno cavalo), segundo Bloch & Wartburg (Dictionnaire étymologique de la langue française - 6.ed. Paris - Presses Universitaires de France - 1975, s.v.). Também há em francês bourricot e bourriquet.

Borrico, segundo Corominas (Diccionario crítico etimologico de la lengua castellana - Madrid - Gredos, 1976, s.v.), se origina do latim tardio *burricus (cavalo pequeno). O dicionário de latim de Lewis & Short (A latin dictionary - Oxford - Clarendon Press, 1975, s.v. burricus) registra burricus ou buricus, com a indicação de que a palavra foi usada por Varrão, Paulinus Nolanus e Vegetuis Renatus, com o sentido de “pequeno cavalo”.

Burro só pode ser, portanto, uma derivação regressiva de burricus, em português. Confirma-o o Dicionário etimológico da língua portuguesa (Rio de Janeiro: Acadêmica, Francisco Alves, São José, Livros de Portugal – depositários, 1955, s.v.), de Antenor Nascentes, que rejeita, citando Diez, “a aproximação com o lat. burrus, ruivo(...)”.

A forma hipotética *buricus, registrada no citado dicionário de Ernout & Meillet, é palavra do latim vulgar, sinônima de mannus, designação dialetal de pônei, poldro ou potro.

Do adjetivo burrus, ruivo, temos o português borro (designativo do carneiro entre um e dois anos) e borracho (que designa o pombo sem penas, por sua coloração avermelhada). E possivelmente borrega (ovelha de um ano). Talvez não mais que isso. Infelizmente... para os que dão asas à imaginação, formulando histórias bonitas para suas etimologias populares.


Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_burro.htm

POR QUE A COCA COLA TE FAZ ALEGRE?


Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.

Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_coca.htm

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Porque o professor não é valorizado?

A desvalorização do professor não é mais novidade faz tempo. O que devemos refletir é o por quê? Na escola que ensino o que se ver é professor reclamando dos maus salários que ganham e da falta de reconhecimento pelos governantes, pais e alunos. Mas nós fazemos alguma coisa para merecer o devido respeito por parte dos alunos, pais, sociedade e governantes?
Se continuarmos com a postura de coitadinhos e se fazendo de vítimas de todos, continuaremos sendo considerados de profissionais de segunda ou terceira categoria pela sociedade e governantes.
Mais quais são as atitudes negativas que levam a péssima imagem do professor perante a sociedade e governantes?

1. Vivemos em um país democrático, mas o professor continua sobre as sombras da repressão, ora por medo, ora por desinformação e na maioria das vezes para tirar proveito financeiro dos políticos que eles criticam. Muitos de nossos direitos são usurpados como o de expressão, e simplesmente não nos indignamos. Já presenciei professores fazendo críticas à direção da escola e aos governantes em off porque têm medo de represálias com a contribuição dos bajuladores que por não terem capacidade de conquistar seu espaço por mérito usam o artifício de entregar o companheiro para tirar proveito, principalmente financeiro.

2. Não ocupação dos espaços democráticos como participação no sindicato, Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais (Fundeb, Educação, Merenda, Transporte Escolar, etc). Depois da Constituinte de 1987/1988 foram criados esses espaços como controle social (feito pelo povo) com o objetivo de se controlar, fiscalizar e propor políticas públicas, principalmente a nível municipal. No entanto não se ver o professor se envolver politicamente com as questões de seu interesse e muito menos dos alunos. Quando não participamos estamos assinando uma procuração para que os governantes façam por nós o que deveríamos fazer.

3. Não se envolver com os problemas dos alunos. Como exemplo, tivemos o episódio do uso dos computadores da escola Manoel de Barros pelos alunos da Escola João de Abreu. Apenas um professor defendeu os alunos até as últimas conseqüências. Por causa desse tipo de atitude é que o professor está sozinho quando ameaça fazer alguma reivindicação. Quantas vezes, na pauta de reivindicação das greves, se tomou para si a defesa da melhoria do ensino no município de Baraúna? Depois fazem o papel de coitadinho ao julgarem-se vítimas dos governantes que não os valorizam.

4. Falta de flexibilidade. Existe uma resistência, da maioria dos professores, em adaptarem-se às mudanças. Com a globalização e internet o mundo vem passando por significativas mudanças e por serem irreversíveis devemos encarar como oportunidades e não como ameaças. Essa Falta de flexibilização vem contribuindo para que o professor perca aos poucos sua função de educador e conseqüentemente possível de ser descartado aos poucos do processo de ensio-apredndizagem. Com a educação que a escola oferece, nossos alunos conseguem muito mais em frente de um computador e com a vantagem dele não ser apenas um telespectador, pois o computador lhe dar a oportunidade de interagir e mesmo quando ele não está satisfeito com o conteúdo tem total liberdade de mudar de site. Já pensou quantos professores estariam desempregados se o aluno tivesse o direito de escolher o professor, conteúdo e mídia para ele aprender?

5. Não querer sair da zona de conforto. Maiorias absolutas dos professores querem melhores condições de trabalho, melhores salários e ser respeitados socialmente, no entanto, não se comprometem e nem se empenham para conseguir o que desejam com sua participação nos movimentos reivindicatórios. Quanto a classe decide fazer greve uma minoria se envolve e a maioria fica no conforto de sua casa esperando o que vai acontecer. Sem falar nos que se utilizam dos favores políticos para tirar proveitos e depois quando está em situação desfavorável, falam dos mesmos políticos que lhe agraciou com as tão desejadas vantagens. Para esse professor eu dou um conselho. Continue se comportando dessa forma e na próxima eleição fique em cima do muro e quando for anunciado o prefeito e o vereador eleitos vista a camiseta de campanha e var para a festa, mas tenha o cuidado de estar sempre junto ao eleito para que possa garantir sua presença na foto.

6. O individualismo acima do interesse coletivo. Quem se lembra da greve de mais de um mês na gestão do Prefeito José de Araújo Dias? Quando vamos a uma assembléia do Sindicato, os rostos já não são os mesmos de antigamente. Os que sumiram das assembléias são os mesmos que faziam críticas pelas mesmas razoes que fazemos hoje. Porque não participam mais das assembléias? E porque as caras novas estão mais interessadas nas reuniões do Sindserb? Muito simples, os primeiros enterraram suas ideologias em troca de favores políticos e os segundos estão órfãos de prefeito. Se na próxima eleição houver uma mudança nos rumos da vida política do município de Baraúna, os papeis dos professores se inverterão. Depois quando as coisas não estão a seu favor reclamam do Sindicato, do político, da sociedade que não os valorizam. Menos dele mesmo.

Fonte: http://escolaemrede.blogspot.com/2007/10/porque-o-professor-no-valorizado.html

Dia do Professor


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.

Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.

O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.

Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.

A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.

Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-professor.htm

A cor do Rio Inhambupe

Olha a cor desse rio, e ainda tem gente que defende políticos que não cuidam do meio ambiente, nossos politicos devem fazer algo para esse rio não morrer.

FHC desafia Lula para uma conversa 'cara a cara' após fim de mandato


Principal alvo de críticas do PT no programa eleitoral, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desafiou nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma conversa "cara a cara", quando o petista "puser o pijama".

Dizendo-se vítima de mentiras, FHC disse que Lula foi mesquinho ao não reconhecer o legado do PSDB e assumir a paternidade da estabilidade da moeda.

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"Estou calado há muitos anos ouvindo. Agora, quando o presidente Lula vier, como todo candidato democrata eleito, de novo, perder a pompa toda, perder o monopólio da verdade, está desafiado a conversar comigo em qualquer lugar do Brasil. No PT que seja", discursou FHC.

Segundo FHC, não é para enumerar as ações de cada governo. "É para ter firmeza, olhando cara a cara do outro, ver dizer as coisas que diz fora do outro. Quero ver o presidente Lula que votou contra o real, que fez o PT votar contra o real, dizer que estabilizou o Brasil. Não precisa disso. Lula fez coisas boas, que reconheço. Agiu bem na crise atual, financeira. Para que, meu Deus, ser tão mesquinho? É isso que eu quero perguntar para ele. Por que isso, rapaz? Você pegou uma boa herança. Usou. Aumentou. E o Serra vai usar as duas. Vai usar as duas. Vai fazer mais."

"Não vamos ficar de mesquinharia, não. O que for bom vai continuar. Começamos as bolsas. Por que o Serra não vai aumentá-las? Aqueles que necessitarem. Não bolsa política, não."

Ao defender o concurso público, ele disse que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, entrou na Petrobras sem concurso público, durante o governo militar.

"Eles querem os apaniguados. Nós queremos a meritocracia. Cada um vai ter que se esforçar e será recompensado pelo o que fez. Não queremos um Brasil de preguiçosos, não queremos um Brasil de amigos do rei, não queremos um Brasil de companheiras tipo Erenice."

Em discurso a integrantes do PSDB, FHC chamou a petista Dilma Rousseff de duas caras e negou que tenha pregado a privatização da Petrobras, como a candidata acusou no debate da Band:

"Agora, vêm falar que eu queria privatizar a Petrobras. Quem é esse [Sérgio] Gabrielli para falar isso comigo, meu Deus? Fui presidente da República. Ele tem que me respeitar", afirmou FHC, dizendo que foi processado por ter defendido a Petrobras. "Perdi uma cátedra."

Ele atacou o aparelhamento político da Petrobras. "A Petrobras perdeu já 20% de valor de mercado sob a batuta dessa gente porque o mercado percebeu agora, custou mas percebeu, que tem ingerência política."

Ao falar das acusações do PT, FHC disse que os adversários "estão muito nervosos" por causa do segundo turno. "Caíram da cadeira. Nunca imaginaram que iriam ao segundo turno. O Lula sempre foi para o segundo turno. Por que a Dilma não iria? Só que agora ela vai às cordas com o nosso voto".

No evento organizado pelo PSDB de São Paulo --mas sem a presença de José Serra-- FHC acusou o PT de uso político da máquina pública e mais uma vez, disse que não passou a mão na cabeça de aliados, de "aloprados".

Tomando o cuidado de afirmar que o pijama seria transitório, FHC sugeriu uma conversa entre os dois, a exemplo das visitas que fazia a Lula em São Bernardo do Campo.

"Presidente Lula, terminadas as eleições, quando você puser o pijama, não sei o que vai por, o que vai fazer, será bem recebido. Venha ao meu instituto. Vamos conversar cara a cara", disse.

Ao falar das acusações contra Serra, alfinetou: "Não venham com história. O nosso candidato é homem de palavra, de coragem. Chega a ser turrão. Não fica mudando de opinião só para ter voto, não."


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/814820-fhc-desafia-lula-para-uma-conversa-cara-a-cara-apos-fim-de-mandato.shtml?skin=folhaonline&user=20349&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F814820-fhc-desafia-lula-para-uma-conversa-cara-a-cara-apos-fim

Cápsula que resgatou mineiros será levada em um giro pelo mundo


Ela foi a heroína silenciosa no miraculoso resgate dos 33 mineiros do Chile, mas agora a Fênix -- a cápsula de metal usada para retirá-los das profundezas -- vai ser levada em um giro mundial, com o tratamento de celebridade.

A cápsula foi observada por centenas de pessoas em todo o mundo quando surgia das cinzas como um pássaro mítico, resgatando os mineiros um a um, depois de 69 dias soterrados a cerca de 700 metros de profundidade numa mina no deserto do Atacama, no norte do país. .

"Pediram-nos para levar a cápsula em um giro mundial, como parte de uma exposição, com vídeo", disse o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

Pintada em vermelho, branco e azul -- as cores da bandeira chilena -- a cápsula é apenas um pouco mais larga do que os ombros de um homem e parece ser um foguete espacial em miniatura.

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, orientou o governo do Chile sobre o formato da cápsula usada na complexa e impecável operação. Ela estava equipada com tanques de oxigênio e dispositivos de comunicação.

Ao longo de 24 horas de operação, a Fênix sofreu com as batidas e arranhões dentro do túnel construído para sua passagem, por onde subiram os 33 mineiros e 6 membros da equipe de resgate.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/10/15/capsula-que-resgatou-mineiros-sera-levada-em-um-giro-pelo-mundo.jhtm

Bancos devem antecipar horário de abertura e fechamento em Estados que não têm horário de verão


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. “Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, diz a Febraban em nota.

Os Estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Alguns municípios, entretanto, manterão inalterados os horários de atendimento. São eles: Manaus (AM); Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará; Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista; Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.

O horário de verão vigorará da zero hora do próximo domingo (17) até 2 de fevereiro de 2011 no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/10/15/bancos-devem-antecipar-horario-de-abertura-e-fechamento-em-estados-que-nao-tem-horario-de-verao.jhtm

Praça antigamente


CIDADES COM NOMES EXÓTICOS

Onde fica Pão de Açúcar? Errou quem disse no Rio de Janeiro. A cidade de Pão de Açúcar fica em Alagoas. E Nova Iorque? Se você disse Maranhão acertou. É, a originalidade brasileira que está presente até os nomes das cidades e localidades espalhadas pelo território nacional. Afinal, nomes como Alô Brasil (MT), Mata Pais (SP), Trombudo Central (SC), Naque-Nanuque (MG), Tanque D'Arca (AL), Gado Bravo (PB), só podem ser atribuídos à criatividade tupiniquim. E como definir quem nasce em Veado Velho (CE), Muitos Capões (RS), Brejo das Freiras (PB), Fartura (SP), Almoço (PE). Sem dúvida, o Brasil é um prato feito para quem busca nomes curiosos.

Ao pedir uma informação no Maranhão para saber como chegar ao Rio Grande do Sul você poderá receber a seguinte orientação: "O senhor pega a estrada em Arranca (MA), vai até Pugmil (TO), daí segue até Afligídios (BA), de lá corte caminho por Facão (MG), siga até Arco Íris (SP), tome a direita rumo a esquina do Céu Azul (PR), dobre e pegue a estrada para Xanxerê (SC). Quando o senhor chegar a Não Me Toque já estará no Rio Grande do Sul."

"Papagaios (MG)!, você dirá. Mas não pára por aí. Selecionamos vários outros roteiros interessantes. Veja uma pequena relação de destinos inesquecíveis de A a Z e Boa Viagem (CE).

Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_nome_ex.htm

A
Abacate - MA
Abadia dos Dourados - MG
Abaiara - CE
Abapá - PR
Abacarramento - RJ
Abre Campo - MG
Acorizal - MT
Afligídios - BA
Afogados da Ingazeira - PE
Água Azul do Norte - PA
B
Bady Bassit - SP
Baiacu - BA
Baía da Traição - PB
Baixa Grande do Ribeiro - PI
Baixio da Donana - CE
Barracas - SE
Barra do Ariranha - MG
Barra do Tamanduá - SP
Batateira - PE
Buranhém Velho - BA
C
Cabixi - RO
Cacha Pregos - BA
Cachorrinho - AP
Cafarnaum - BA
Cajubim - AM
Calama - RO
Caldeirões de Cima - AL
Canastrão - MG
Cococá - CE
Cococi - CE
D
Dal`Pai - SC
Democracia - AM
Depósito - RR
Derribadinha - MG
Dimpolis - AC
Divina Postora - SE
Divino de Virgolância - MG
Dois Vizinhos - PR
Dona América - ES
Dona Euzébia - MG
E
Estrela Velha - ES
Edealina - GO
Eirunepé - AM
Encruzo - BA
Envira - AM
Esquina do Céu Azul - PR
Erebango - RS
Esmeril - MG
Espera Feliz - MG
Euxenita - MG
F
Facão - MG
Faina - GO
Falcão - RJ
Fartura - SP
Favânia - PA
Faxinalzinho - RS
Felicina - MG
Feliz Deserto - AL
Fluviópolis - PR
Fumaça - RJ
G
Gado Bravo - PB
Gafanhoto - CE
Garrafão - ES
Gentio de Ouro - BA
Gijoca de Jericoacoara - CE
Goio-En - SC
Goio-Erê - PR
Guarda-Mor - MG
Gurinhém - PB
H
Hamond - SP
Heitoraí - GO
Hematita - MG
Herveira - PR
Hulha Negra - RS
Humildes - BA
I
Iacanga - SP
Iapi - CE
Ibiassucê - BA
Ibiaiaras - RS
Ibiranhém - BA
Ibitioca - RJ
Ibó - PE
Ida Iolanda - SP
Inaciolândia - GO
Inhatã - BA
Itaara - RS
J
Jaceruba - RJ
Jacubá - SP
Jacupemba - ES
Jacupiranguinha - SP
Jaguarembé - RJ
Jardim de Piranhas - RN
Jeremoabo - BA
Jurecê - SP
Juscimeira - MT
Juvenilia - MG
K
Kaloré - PR
L
Lábrea - AM
Lagoa da Confusão - TO
Lagoa dos Velhos - RN
Lamim - MG
Laranja da Terra - ES
Lerroville - PR
Lizarda - TO
Logradouro - PB
Lucaia - BA
Lufa - MG
M
Maçaroca - BA
Macaubal - SP
Mãe do Rio - PA
Maloca - PA
Mamiá - AM
Mamonas - MG
Mamoriá - AM
Mamparra - SP
Mansinha - TO
Marmeleiro - PR
N
Naboreiro - MT
Nacamura - SP
Não-Me-Toque - RS
Naveslândia - GO
Nhu-Porã - RS
Nova Iorque - MA
Nova Módica - MG
Nova Timboteua - PA
O
Ocauçu - SP
Olho D'Água da Bica - CE
Olho D'Água das Cunhãs - MA
Olho D'Água do Seco - BA
Onça de Pitangui - MG
Onda Branca - SP
Onha - BA
Oriximiná - PA
Orobó - PE
Oroite - PR
P
Pacatuba - CE
Pacotuba - ES
Paiolinho - MG
Pajeú do Vento - BA
Palma Sola - SC
Panacuí - CE
Pangaré - PR
Papagaios Novos - PR
Parafuso - BA
Passa e Fica - RN
Porciúncula - RJ
Q
Quartel Geral - MG
Quatingá - PR
Quebra Côco - MS
Queluzita - MG
Quiandéua - PA
Quilombo Catorze do Mutum - ES
Quipapá - PE
Quitaiús - CE
Quixeló - CE
R
Rajada - PE
Realeza - MG
Refugiado - RS
Regeneração - PI
Remígio - PB
Reriutaba - CE
Ressaquinha - MG
Rubelita - MG
S
Sabáudia - PR
Saboeiro - CE
Salão - CE
Salgadinho - PE
Saloá - PE
Salobro - PE
Samaúma - AM
Sangão - SC
Sanharó - PE
Serrote - CE
T
Tabaí - RS
Tabocas do Brejo Velho - BA
Tabuleta - MT
Taié - SC
Tamboril - CE
Tanque D'Arca - AL
Tanque Velho - PE
Tarituba - RJ
Tentugal - PA
U
Uaiacás - RR
Uauá - BA
Ubiraita - BA
Upupuva - SP
Umãs - PE
Uruquê - CE
Uvá - GO
Uvaia - PR
V
Vacacaí - RS
Valão Seco - RJ
Vale dos Sonhos - MT
Vanglória - SP
Varre-Sai - RJ
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Venha-Ver - RN
Véstia - MS
Viadutos - RS
Vigia - PA
W
Wager - BA
Wanderlândia - TO
Warta - PR
Witmarsum - SC
X
Xambrê - PR
Xanxerê - SC
Xaxim - SC
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Xique-Xique - BA
Xixá - GO
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Y
Yolanda - PR
Z
Zabelê - PB
Zebelê - CE
Zé Doca - MA
Zé Gomes - PE
Zelândia - MG
Zortéa - SC

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Termina a greve em bancos privados e na Caixa Econômica


A greve dos bancários acabou, ontem, para os bancos privados e para a Caixa Econômica Federal, informou Bosco Mota, diretor do Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará.

A decisão desse bancos foi por aceitar o reajuste de 7,5% e real de 3,08%; aumento do piso de R$ 1.074,46 para R$ 1.250; além de ter se comprometido com questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores.

Somente o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) discordaram da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), após longa assembleia, na sede do sindicato. Estiveram presentes cerca de presença 534 pessoas na assembleia.

O presidente do sindicato local, Carlos Eduardo Bezerra, afirma que “essa foi a maior greve dos últimos 20 anos, com o maior aumento real do piso”. Para ele, a aprovação na assembleia possibilita o funcionamento pleno de todas as agências que aderiram ao acordo a partir de hoje, após 15 dias de greve.

Antes da assembleia de ontem, o clima já era de fim de greve em algumas agências do Centro: funcionários retiravam os cartazes das fachadas e o funcionamento entrou em fase de normalização.

Além do salário, também foi firmado compromisso de melhoria dos planos de cargos e salários (PCR) e participação nos lucros e resultados (PLR). A Caixa ofereceu ainda, além do já existente, o PCR social, de 4% do lucro líquido, segundo Bezerra.


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2010/10/14/noticiaeconomiajornal,2052361/termina-a-greve-em-bancos-privados-e-na-caixa-economica.shtml

"Quando a sonda chegou, todos queriam abraçar o martelo", diz líder dos mineiros


Luis Urzúa, líder do grupo de 33 mineiros resgatados no Chile, revelou na quarta-feira (13), após sair da mina San José, que "quando chegou a primeira sonda (ao refúgio) todos queriam abraçar o martelo".

"Eram seis da manhã quando a primeira sonda chegou e tínhamos estabelecido um protocolo para isto, mas todos se esqueceram e queriam abraçar o martelo", disse Urzúa em conversa com o presidente chileno, Sebastián Piñera, e com o chefe da operação de resgate, André Sougarret.

A primeira sonda, que encontrou os mineiros após 17 dias de incerteza, "recebeu vários bilhetes: "mandem comida", "temos fome" - revelou o chefe de turno e líder dos mineiros.

"Foram muitos papéis e Deus fez chegar os que deveriam chegar".

Uma das mensagens, que confirmou ao mundo que os 33 mineiros estavam vivos, foi escrita por José Ojeda e resumia perfeitamente a situação: "Estamos bem, os 33 no abrigo".

Urzúa revelou que após o acidente, ocorrido no dia 5 de agosto, foram necessárias cerca de três horas para se avaliar a situação, devido a poeira levantada.

Houve várias tentativas de sair, e "muita gente fez o que não deveria, mas por sorte soubemos manter a calma e, graças a Deus, não ocorreu nenhum acidente".

Sua principal preocupação, então, foi o destino de outros mineiros que abandonavam a mina após seu turno de trabalho.

"Rezamos porque tínhamos 3 ou 4 pessoas saindo, e não sabíamos se tinham conseguido ou não". "Ouvíamos como as máquinas perfuravam. Nos primeiros cinco dias estávamos certos de que vinham pela mina, mas sabíamos que era difícil. Sabia como a coisa estava" séria, revelou Urzúa. O incrível é que "estávamos todos contentes". "As vezes desanimava, mas tinha força suficiente para conversar com os trabalhadores, dizer o que acontecia".

Urzúa lembrou que nos primeiros dias "tínhamos muito pouca comida". "No final (antes da sonda chegar) estávamos comendo a cada 48 horas, para deixar algum para mais adiante".

"Mas tínhamos fé, esperança de que algum dia seríamos resgatados. E agradecemos a Deus".

"Acredito que é uma bonita história... Deus faz as coisas por algum objetivo. Muitos podem dizer que isto foi uma parafernália, mas não, estávamos onde deveríamos estar".

Piñera revelou a Urzúa a preocupação do Chile, porque "perfurávamos mas não sabíamos se estavam vivos ou mortos".

Após a notícia de que estavam vivos, "houve lágrimas em todos os lares do Chile de alegria e emoção. Jamais vamos esquecer isto", concluiu Piñera.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/10/14/quando-a-sonda-chegou-todos-queriam-abracar-o-martelo-diz-lider-dos-mineiros.jhtm

Conselho Tutelar em Inhambupe


COMO É CELEBRADO O CASAMENTO?

IGREJA CATÓLICA

Dominante no Brasil, entre todas as religiões, somente a católica considera o casamento um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus. Embora seja previsto que ele se realize somente em igrejas, é possível obter permissão da Cúria para casar em outro local. Durante a cerimônia, o padre solicita bastante a participação do casal, criando vários momentos para fotos. O ritual católico começa com um cortejo dirigindo-se lentamente para o altar, onde os participantes dividem-se em dois grupos: o da família da noiva e o do noivo.

É formal, cerimonioso e a ordem de entrada é a seguinte:

1 O noivo e a mãe
2 A mãe da noiva e o pai do noivo
3 Os padrinhos
4 Damas e pajens ao som de uma música especial
5 A noiva e o seu pai em entrada triunfal. Algumas noivas preferem entrar sozinhas na igreja. Isto não tem o menor problema.

CASAMENTO JAPONÊS

Metade dos casamentos japoneses ainda é acertado entre famílias. A cerimônia é riquíssima e se transformou num negócio extremamente organizado e profissional.

Entre os japoneses, casar os filhos como manda o figurino significa cumprir um dever de pai. Pode custar entre US$ 50 mil a US$ 500 mil e as famílias costumam economizar a vida inteira para realizar a cerimônia, que lá não se prende necessariamente a uma única religião (predominam o budismo, xintoísmo, catolicismo e ritos filosóficos). A noiva chega a trocar de vestido quatro vezes, o que se reflete na quantidade de fotografias. São os maiores álbuns do planeta, com o triplo de fotos de outros países.

CASAMENTO JUDAICO

O casamento judeu tem três etapas. Ketubah: o contrato de casamento descrito em hebraico e português. Deve ser assinado pelo noivo e mais duas testemunhas antes da chegada da noiva. Huppah: representa a casa dos noivos.

Na cerimônia, ganha a forma de uma tenda, sob a qual acontece o ritual. Chassns's tisch: uma mesa especial onde se serve bebidas e comidas depois das bênçãos matrimoniais do rabino. Na presença de dez testemunhas masculinas, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe a primeira taça de vinho.

Os anéis, então, são trocados. Antes de a festa começar, outros rituais são cumpridos.

CASAMENTO ORTODOXO

Um dos rituais de casamento mais bonitos que existem, embora sejam poucos no Brasil. A Igreja Ortodoxa vem de uma dissidência dos Católicos Apostólicos Romanos e é dominante nos países da Europa oriental, especialmente entre gregos, árabes, russos e eslavos. Suas liturgias são próximas às do catolicismo, mas o rito bizantino e sua teatralidade superam tudo.

Dependendo de quem celebrar, a cerimônia pode ser em português ou na língua da descendência dos cônjuges. O ritual, bem rígido, não permite alteração nas suas etapas, dai o termo ortodoxo, que significa "conforme a doutrina definida". A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja Católica.

CASAMENTO PROTESTANTE

Os protestantes são, por natureza, muito discretos. As cerimônias são despojadas de pompa, mas em compensação têm muita música, preces de oferenda e leituras. Alguns casais preferem casar na sala do pastor, evitando assim o ambiente de igreja. Neste caso, a noiva geralmente se veste com simplicidade. Mas quando na igreja, o ritual ganha uma maior participação do público.

Durante a cerimônia, alguém da platéia pode ser interpelado pelo pastor. No matrimônio protestante, prevê-se apenas uma madrinha e um padrinho de honra, que têm funções específicas.

A ela cabe segurar o buquê da noiva e a ele, passar as alianças na hora da benção. As famílias dos noivos não ficam no altar na hora da benção. Devem sentar-se nos primeiros bancos, lado a lado, logo atrás da noiva e do noivo. O pai da noiva, depois de entregar a filha no altar, junta-se a eles.


Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_cel_casamento.htm