terça-feira, 4 de novembro de 2008

Criança de oito anos é morta a facadas e violentada em Inhambupe

Limoeiro
Limoeiro
Limoeiro
Moradores e curiosos no sítio no povoado de Limoeiro
Limoeiro
Limoeiro
viatura de Inhambupe
viatura da polícia civil de Inhambupe
Arysa Souza, do ITAPOAN ON LINE

Um garoto de oito anos foi morto a facadas e depois violentado no município de Inhambupe, a 153 km de Salvador. O corpo da criança foi encontrado no quintal de uma casa, no povoado de limoeiro, com cerca de 40 perfurações pelo corpo. O crime aconteceu no último domingo (02/11), mas os suspeitos foram detidos nesta segunda-feira.

Segundo informações da polícia, um dos homens teria confessado ter violentado o garoto quando ele já estava morto. Moradores do município atearam fogo em uma viatura policia e tentaram invadir a delegacia para linchar os acusados. Paulo Santos Souza, de 25 anos, Vitor Leonardo de Jesus e um menor de 16 anos foram transferidos para a 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior.


Fotos tirada as 13 horas de hoje dia 04 de novembro de 2008, e pela a conversa que eu tive com alguns moradores, irão colocar fogo nesse sítio quando a polícia sair . As reportagem acima é da TV Itapoan e jornal A Tarde.

Menino é violentado e morto. Moradores protestam

03/11/2008 - 21h52m

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

Inconformados com a morte violenta de uma criança de oito anos, moradores do município de Inhambupe, a 153 quilômetros de Salvador, atearam fogo em uma viatura e tentaram invadir a delegacia da cidade para linchar três homens acusados de violentar sexualmente e matar a golpes de faca o garoto, identificado como Tiago, no Povoado de Limoeiro.

O crime ocorreu no domingo (2), mas os suspeitos foram detidos nesta segunda-feira (3). Ao tomarem conhecimento de que os homens estavam na delegacia, populares iniciaram o protesto.

O delegado de Inhambupe, Augusto Saldanha, informou que esta noite foi necessário transferir os acusados para a sede da 2ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin), em Alagoinhas, como uma medida de segurança.

O delegado diz ainda que um dos homens confessou ter violentado o garoto quando ele já estava sem vida. Este mesmo acusado nega ser o autor das cerca de 40 perfurações encontradas no corpo da criança. Até o momento, nenhum dos homens teve o nome revelado pela polícia. O corpo do menor foi jogado no quintal de uma casa.

Saldanha explicou que, em meio a confusão gerada pelos moradores, só foi possível ouvir um dos detidos antes da transferência.

Moradores do Povoado de Limoeiro protestam contra crime

Alean Rodrigues, da Sucursal de Feira de Santana*


Moradores do povoado de Limoeiro, em Inhambupe, fizeram uma manifestação na noite desta segunda-feira até a madrugada, em frente à delegacia do município. No local, estavam presos dois homens e um adolescente apreendido, acusados de matar e violentar um menino de oito anos, de prenome Tiago. Os manifestantes destruíram a frente da unidade policial com pedras e pauladas, além de atearem fogo na única viatura da cidade.



A polícia precisou do reforço de três equipes da Companhia de Ações Especiais do Litoral Norte (Cael). O protesto foi controlado na madrugada desta terça-feira, 4. Os presos foram transferidos para a 2º Coordenadoria de Polícia do Interior, em Alagoinhas, por medida de segurança, já que a população, inconformada com o crime, tentava linchar os três rapazes.



O garoto teria desaparecido pela manhã de domingo, após sair de casa para comprar um refrigerante. De acordo com o delegado Augusto Saldanha, responsável pela investigação o menino foi atraído por dois dos acusados e depois assassinado com cerca de 40 facadas, entre 13 e 16 horas do domingo, 2. Em seguida, o corpo foi levado para uma chácara, onde foi violentado.



O corpo foi encontrado logo em seguida no quintal da chácara, onde vive uma senhora, que já prestou depoimento. Os três acusados moram no povoado e conhecem a família do garoto.



O delegado Augusto Saldanha chegou aos acusados depois de uma denúncia anônima. Um dos presos foi chamado para depor e depois de contradições, acabou confessando o crime e apontando os outros envolvidos. Um dos detidos confessou que violentou o menino depois de morto, mas nega que tenha participado do assassinato do garoto.



O corpo foi enterrado nesta segunda. O protesto da população começou logo em seguida. Até o momento, nenhum dos manifestantes foi preso, mas alguns já foram identificados, inclusive o autor do incêndio na viatura.



*Com redação de Paula Pitta, do A TARDE On Line

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Praça Cel. Maurício Dantas

Essa é a praça do comercio de Inhambupe que nos dias de quarta e sábado são os dias de feira na cidade.

domingo, 2 de novembro de 2008

Origem do dia de Finados

Cemitério Bizantino em Mucugê na Chapada Diamantina
Cemitério de Inhambupe

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

sábado, 1 de novembro de 2008

Igreja a noite


Um pouco da igreja a noite de Inhambupe, é uma foto antiga.
Olhe ainda passava carros na frente.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Origem do dia das Bruxas


O Dia das Bruxas existe há mais de dois mil anos. A festa dos povos celtas comemorava o fim do verão, o início do Ano-Novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, na noite de 31 de outubro.
Segundo a lenda, os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos, podendo cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas.


No mundo moderno, o Halloween surgiu no séc. XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos, e o comércio registra um alto volume de vendas.


Tradição deu origem às máscaras, abóboras, doces e bruxas.


A tradição de pedir doces existe porque acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo, com os mendigos passando a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces".

A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de "careta" veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espirito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.

As máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras.


Nas celebrações da "Vigília de Samhain" nos dias 31 de outubro, os druidas acreditavam poder ver boas coisas e mal agouros do futuro através do fogo. Nessas ocasiões, os druidas construíam grandes fogueiras com cestas de diversos formatos e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Observando a posição dos corpos em chama, eles diziam ver o futuro.

As cores usadas no Halloween, o laranja e o preto, também têm sua origem no oculto. Elas estiveram ligadas a missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.

Acreditava-se que mulheres com poderes de feitiçaria podiam lançar aos seus vizinhos toda espécie de sorte maléficas, como morte de gado, perda de colheita, morte de filhos etc. Segundo a tradição, o poder mais pernicioso de tais bruxas era tornar os maridos cegos a respeito da má conduta de suas esposas e de fazer com que as chamadas feiticeiras gerassem filhos idiotas ou aleijados. A caracterização de bruxas era a de velhas megeras desdentadas com hábitos excêntricos e língua venenosa.

Fonte(s):

Gel o Fotografo



Esse é o fotografo famoso Gel da Kodak de Inhambupe e essa imagem é uma obra prima.

Rua Optaciano Oliveira


Sempre é bom ver as ruas da nossa cidade, essa rua é proxima da praça Santa Izabel e da Pituba.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Blog do Dudu


Inhambupe sempre será mostrado aqui no blog, o mundo precisa descobrir que Inhambupe não é apenas uma cidade do interior da Bahia, é uma cidade que tem o seu valor, uma cidade que tem belezas próprias, apesar que não tem emprego para todos, é uma cidade que tem um ambiente que não tem em qualquer outro lugar.
Aqui tem fotos de Baixa Grande, Saquinho, Volta de Cima e outros lugares da zona rural, como tem também várias ruas do centro de Inhambupe.
Também temos o antigo Mercado Verde que é a Cesta do Povo. Só para citar algumas ruas como Amarela, Urbis, Loteamento Antônio Batista, Pedro da Silva e Oliveira, Ponte Real, Antigo Matadouro, Rodoviaria, Comercio, a igreja, a Feira , as ruas do Novo Inhambupe e muitas outras fotos que só tem aqui ou no meu orkut.
E o trabalho está apenas começando, terá muito mais informações.

Biblioteca fechada


Um grande acervo cultural de Inhambupe vive abandonado, segundo o proprietario Senhor Osvaldo disse que não tem condições de pagar uma pessoa para abrir a biblioteca, e com isso cerca de centenas de livros deixam de ser usados e quem perde é a população inhambupense.
A biblioteca fica localizado na Rua Cel. Matias Rocha na Barroquinha.
Na parede tem Apoio cultural Prefeitura Municipal de Inhambupe.

Amarela







Essas são imagens da Avenida Julio Tácio Pereira Lopes mais conhecida pelo o nome de Amarela.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rua Pedro da Silva e Oliveira e outras ruas

Rua Pedro da Silva e Oliveira
Assembléia de Deus
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Santa Barbara
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Hélio Neves da Rocha
Loteamento Lealdino
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Miguel da Silva Bomfim
Rua Pedro da Silva e Oliveira
Ilê Axé Odésinan conhecida por Mãe Taquara
Rua Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Rua Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira

Trav. Pedro da Silva e OliveiraTrav. Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira
Congregação Adventista da Promessa

Rua Pedro da Silva e OliveiraTrav. Pedro da Silva e Oliveira
Trav. Pedro da Silva e Oliveira

Essas são algumas ruas da região da Rua Pedro da Silva e Oliveira, conhecida por rua da Coelba, abraços a todos os visitantes.

Origem do dia do Funcionário Publico

Cristo em frente a Camara Municipal de Inhambupe

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.

São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Por toda sua história, a homenagem do PortoWeb a todos servidores públicos.

Materia tirada do site: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10&p_secao=18

Atualmente a prefeitura de Inhambupe tem 1.140 funcinários, em sua grande maioria de concursados, então o povo inhambupense depende muito do poder publico.