terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bandeira participa de mesa redonda em rádio local


Neste último domingo, ao meio dia baiano, a Bandeira Científica participou de uma mesa redonda na Rádio Comunitária de Inhambupe. O evento foi organizado pela equipe de comunicação do projeto em parceria com a rádio. Houve uma avaliação das atividades realizadas até agora pela Bandeira em Inhambupe, seguida por uma discussão sobre a continuidade das ações iniciadas pelo projeto. Ouvintes da rádio aproveitaram para enviar perguntas. Ao todo, quatro alunos e um morador da cidade compuseram a mesa: José Baptista, líder do assentamento de Moita Redonda, Henrique Pinesi, estudante de medicina na USP, Mariana Rivera, estudante de psicologia na USP, Maryana Dias, estudante de medicina na UFBA e Tulio Bucchioni, estudante de jornalismo na USP. A locução ficou por conta do radialista Mota.

Eduardo postou sobre o evento em seu blog: http://eduhistoriador.blogspot.com/

Atendimento oftalmológico gera fila de quarteirões

No último sábado, dia 18, uma fila de mais de dois quarteirões tomou a praça José de Anchieta, centro de Inhambupe. Devido à habitual vinda de moradores da zona rural da cidade aos sábados, dia de feira em Inhambupe, a procura pelo atendimento oftalmológico oferecido pela Bandeira Científica ultrapassou as expectativas tanto de moradores da cidade como de bandeirantes. Debaixo de uma garoa fina, homens, mulheres, idosos e crianças de colo aguardavam a abertura dos portões – alguns desde muito antes do começo dos atendimentos, marcado para às 7h da manhã. Seu Jadival dos Santos, que chegou ao posto de atendimento às 3h30 da manhã, parecia não se importar com o horário em que acordara: “o atendimento chegou em uma boa hora. Eu mesmo precisaria ir para outra cidade para ir ao ‘oftalmo’ e agora posso ficar aqui”, afirmou.

Educação Ambiental é tema de atividades em Lagoa Branca
Cerca de 70 crianças participaram de uma atividade conjunta sobre Educação Ambiental com alunos da Escola Politécnica (Poli) e da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz (Esalq) em Lagoa Branca, zona rural de Inhambupe. Os estudantes encenaram para as crianças a história de Pedrinho, um garoto com muito sono, dor nas unhas e nos cabelos, afetado por verminoses e com hábitos não muito higiênicos. Perguntas como “só tomar banho e lavar as mãos antes de comer é suficiente?” foram lançadas ao público infantil, que respondia aos gritos. Além disso, aconteceram atividades sobre reciclagem e poluição de rios. “O nosso papel é informar sobre a importância da água na vida das pessoas. Já que a água pode interferir trazendo doenças, então a gente tenta correlacionar a água com o teatrinho e a educação ambiental”, afirma Renato Dallora, estudante de engenharia civil.

Por Tulio Bucchioni
Fotos
Manoela Meyer
Equipe de Comunicação do Bandeira Científica

Fonte:http://www.bandeiracientifica.com.br/notas/

Confraternização dos funcionários da Escola de Volta de Cima














































Que bom que tem esses festejos de final de ano, foi o que aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 20 de dezembro, quando os funcionários do Grupo Escolar Deputado José Ronaldo de Volta de Cima se reuniram no Bar Maneks e fazer uma confraternização com troca de presentes e música ao vivo.
Desejo a todos um ótimo natal e um feliz ano de 2011.

Adolescente viaja no tempo e encontra moeda de 2011


R7

Sarah Legg, de 17 anos, viajou no tempo. Ela foi até 2011, pegou uma moeda de libra esterlina como prova e voltou.

Tudo bem, a versão dela não é tão fantasiosa.

A estudante, que é de Fareham, no Reino Unido, recebeu a moeda de troco quando comprou um lanche no colégio.

Mas, como ela está estudando para ser cientista forense, ela prestou mais atenção do que os demais.

- Eu estava comprando comida e achei que a moeda parecia brilhante demais, então eu dei uma boa olhada. Eu achei que tinha ido para o futuro ao vê-la. A data em que foi cunhada é 2011. Fiquei um pouco chocada, para ser honesta, e mostrei para todos meus amigos.

Sarah espera que seu achado renda uma grana, para que ela possa pagar parte de seu estudo universitário.

Já Rob Davies, um especialista em moedas, afirmou ao jornal Metro que o valor da moeda é mais sentimental mesmo.

- [A moeda] é muito rara e especial, e a garota devia guardá-la. Eu não sei o preço que ela teria, mas é muito especial.

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=67904

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Voz da mamãe desempenha um papel especial em Ativação cerebral do recém-nascido

ScienceDaily (17 de dezembro de 2010) - A voz da mãe serão preferencialmente ativar as partes do cérebro responsável pela aprendizagem de línguas, dizem pesquisadores da Universidade de Montreal e de Sainte-Justine Hospital Universitário de Investigação. The research team made the discovery after performing electrical recordings on the infants within the 24 hours following their birth. A equipe de pesquisa fez a descoberta após a realização de gravações elétricas no RN nas 24 horas seguintes ao seu nascimento.

O cérebro sinaliza também revelou que enquanto as crianças reagiram às vozes de outras mulheres, estes sons ativados somente as partes de reconhecimento de voz do cérebro. "Esta é uma pesquisa interessante que comprova, pela primeira vez que o recém-nascido cérebro responde fortemente a voz da mãe e mostra, cientificamente falando, que a voz da mãe é especial para bebês", disse o pesquisador Dr. Maryse Lassonde da Universidade de Montreal, do Departamento de Psicologia e de Sainte-Justine Centro Universitário de Pesquisa do Hospital.

Exploração do cérebro nunca antes havia sido realizado em tão jovens participantes. "Nós aplicamos eletrodos para as cabeças de 16 bebês enquanto eles estavam dormindo", Lassonde explicou, "e nós perguntamos a mãe a fazer a curto som da vogal" A "-" Em seguida, repetiu o exercício com a enfermeira do sexo feminino que trouxe o bebê para o laboratório. Quando a mãe falou, os exames mostram muito claramente as reações no hemisfério esquerdo do cérebro, e em particular o processamento da linguagem e habilidades motoras circuito. Inversamente, quando o estranho falou, o hemisfério direito do cérebro reagiu. O hemisfério direito está associado com reconhecimento de voz. "

Os pesquisadores levaram em conta este fato, envolvendo uma enfermeira que é ela própria uma mãe, e também combateu o aspecto "novidade", organizando para que a mãe se encontrar com a enfermeira, a intervalos regulares antes do nascimento. Finalmente, a análise de discurso foi usado para garantir que a voz da mãe e as vozes da outra mulher eram suficientemente comparáveis.

Já era sabido que os bebês têm alguma capacidade de linguagem inata, mas os pesquisadores estão apenas começando a entender o que essas capacidades são e como funcionam. Por exemplo, quando o bebê ouve o som "A", ele ou ela vai fazer a boca formas necessárias para imitar o barulho, mesmo se ele ou ela nunca viu a ser falada. "Esta pesquisa confirma que a mãe é o iniciador primário da linguagem e sugere que há uma ligação entre a aquisição da linguagem neurobiológica pré-natal e habilidades motoras envolvidas na fala", disse Lassonde. A pesquisa foi publicada na Cerebral Cortex e recebeu financiamento de Ciências Naturais e Pesquisa de Engenharia Council of Canada, a Fundação Canadense para Inovação, e do Canada Research programa presidentes.

Este artigo não pretende fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente os da ScienceDaily ou seus funcionários.

Fonte: Science News

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