terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia Internacional dos Povos Indígenas


O dia internacional do índio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995, através de decreto que indicou o dia 09 de agosto para a referida data.

As reuniões iniciaram-se em Genebra, onde grupos indígenas se reuniam buscando garantir suas condições de vida, seus direitos humanos, que eram marginalizados. O movimento causou atitude de reflexão sobre tais condições subumanas que os mesmos viviam, além do direito a terra e ao resgate de sua cultura. Outros pontos importantes discutidos no evento foram: os impactos sofridos pelos aborígines; a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo, patrimônio cultural e histórico que deve ser preservado por suas riquezas, por sua sabedoria milenar, por suas contribuições para a diversidade das civilizações, tendo se tornado riquezas da humanidade.

Com o passar dos anos, através da reunião, foi instituída a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Comissão dos Direitos Humanos também atuou no projeto, a fim de garantir tais direitos.

Porém, a iniciativa ainda é pequena diante de tantos anos de extorsão, discriminação, preconceito e descaso a que a etnia indígena sofreu e suporta até os dias de hoje, mesmo estando protegidos pelo documento, que aparece em quarenta e seis artigos que abordam sobre seus direitos e dignidade.

O Brasil também participou do movimento, pois líderes indígenas se envolveram com os debates, impondo suas necessidades, exigindo o respeito às suas culturas, às distintas línguas, à preservação de seus costumes, da sua forma de ver o mundo. Porém, as primeiras manifestações no Brasil surgiram a partir de um grupo de futebol indígena, o União das Nações Indígenas, mostrando que já estavam politizados.

Cansados de ter sua cultura dominada pela cultura do homem branco, o Gerente do Memorial dos Povos Indígenas e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Cátedra Indígena Internacional, Marcos Terena, deixa seu recado sobre o assunto: “situações de dominação devem despertar nossa revolta e nossa indignação e mais do que nunca nós, como parte do movimento indígena, devemos relembrar as conquistas indígenas e, a cada 09 de Agosto, jamais permitir que o homem branco continue falando por nós, tomando nossas ideias e mantendo uma postura de "grande pai". Esse tempo já acabou, mas compete a nós indígenas, fomentar, divulgar e fiscalizar essas ações racistas e preconceituosas.”

Não importa a região em que se encontram, o país, o estado ou a cidade, nem tampouco as tribos às quais pertencem. Os índios merecem respeito e dignidade.

Sabe-se que assim como outras etnias, devem ser considerados em seus valores, em seus costumes, em seus saberes e cultura. Diante disso, protegê-los contra a dominação de homens de outras progênies, contra a destruição dos seus meios naturais de sobrevivência, contra a falta de política que garantam sua educação, saúde e bem-estar é uma obrigação de todos, segundo a última Constituição do Brasil. Cumpra-se!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-dos-povos-indigenas.htm

Praça da Matriz

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dekorart em Inhambupe



A maior parte dos buracos negros gigantes que se encontram no centro das galáxias

A maior parte dos buracos negros gigantes que se encontram no centro das galáxias nos últimos 11 bilhões de anos não se tornam ativos por fusões de galáxias, como se pensava até agora. Um estudo, que combina dados do Very Large Telescope do ESO e do observatório espacial de raios X XMM-Newton da ESA, analisou mais de 600 galáxias ativas numa região do céu extensivamente estudada, o chamado campo COSMOS. No coração da maior parte das grandes galáxias (ou até mesmo em todas) existe um buracos negro de massa extremamente elevada, com uma massa de milhões de vezes, ou até bilhões de vezes, a massa do Sol. Em muitas galáxias, incluindo a nossa própria Via Láctea, o buraco negro central não se encontra em atividade.

Mas em algumas galáxias, particularmente no início da história do Universo, ele alimenta-se de material que emite imensa radiação à medida que cai no buraco negro.

Na imagem, galáxias ativas com buracos negros supermassivos em seu centro estão marcadas com cruzes vermelhas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1107_album.jhtm?abrefoto=22#fotoNav=15

domingo, 7 de agosto de 2011

Prefeitura Muncipal de Inhambupe

Imagem mostra comparação do tamanho de nove asteroides


Imagem mostra comparação do tamanho de nove asteroides. Lutetia tem diâmetro de 130 quilômetros, kilometers),e foi o maior asteroide visitado por uma nave. O asteroide Vesta é considerado um protoplaneta por causa de seu grande tamanho, tem o diâmetro de cerca de 530 km. A sonda espacial Dawn foi a primeira a entrar na órbita de um asteroide e, assim, consegue enviar fotos mais detalhadas do astro.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1107_album.jhtm?abrefoto=22#fotoNav=16

II Ciclo Nacional de Conversas Negras, em Alagoas, abre inscrições


Arísia Barros

http://www.cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa

Durante três dias, 25, 26 e 27 de agosto, diversos segmentos sociais terão espaço, escuta e voz para discutir, problematizar e propor caminhos tendo como base temas relacionados à descriminação e desigualdades raciais.

Previsto para acontecer em Piracicaba/São Paulo, o II Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”, devido a problemas estruturais, acontece em Maceió/AL.

Coordenado pelo Projeto Raízes de Áfricas, o II Ciclo se constitui em ação de formação continuada, com o objetivo de não só estabelecer espaços formativos, como também visibilizar mecanismos para o exercício do controle social relativo as políticas públicas para promoção da igualdade racial.

Dentro da programação dos dias 25 e 26 teremos conferências, atrações afro-culturais, registros de experiências e palestras, dentre elas “A política pós-Revolução de 1930, a Frente Negra Brasileira e Abdias Nascimento”, com Elisa Larkin Nascimento,doutora em psicologia pela USP e mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora-presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de Cultura em Movimento, Guerreiras da Natureza, A Matriz Africana no Mundo, entre outros.

Elisa é esposa de Abdias Nascimento.

No sábado, 27 de agosto o diálogo em prosa dará lugar aos poemas no V Festival Alagoano das Palavras Pretas: Orikis: Axés do Sangue e da Esperança: Uma homenagem especialíssima para Abdias Nascimento. Durante o Festival haverá a leitura de poemas de Abdias Nascimento, ainda, desconhecido do grande público.
Contando com o apoio do Ministério de Educação, Fundação Cultural Palmares, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o II Ciclo será realizado das 08 às 18 horas na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Av. Fernandes Lima, 385, Auditório Gilberto Mendes de Azevedo 1º andar – Farol.

Com certificação de 30 horas, as inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail raizesdeafricas@gmail.com

Mais informações: (82) 8827-3656/3231-4201

sábado, 6 de agosto de 2011

Parabéns Inhambupe, pelo os seus 115 anos

Inhambupe
Bahia - BA
Histórico
No período de 1572 a 1582, desenvolvia-se pelo interior da colônia a catequese dos índios, dirigida pelo jesuíta José de Anchieta. Áquela época o ilustre sacerdote teria encontrado uma taba, cuja tribo é desconhecida, localizada na colina á margem esquerda de um braço do rio Inhambupe,
denominado rio Inhambupe de Cima, onde iniciou uma povoação.
Por outro lado, quando da invasão holandesa, em 1624, um marechal da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, conseguiu do Governador Geral Diogo de Mendonça, a posse de uma sesmaria entre os rios Inhambupe e Subaúma, sob pretexto de ter ali descoberto minas de salitre. Foi iniciada uma nova povoação no local onde se estabeleceu, hoje denominada Sítio da Gameleira.
Erigiu-se ali a igreja do Divino Espírito Santo de Inhambupe.
Em 1718, a igreja foi desmembrada de Santo Amaro de Ipitanga, passando a pertencer à freguesia de Água Fria.
Em 1818, criou-se a freguesia de Inhambupe, desmembrada de Água Fria.
O topônimo é um vocábulo tupi que significa “nas perdizes”.
No decorrer de sua história, Inhambupe teve seu território desmembrado para formar os municípios de Aporá e Sátiro Dias, em 1958.
Os nativos de Inhambupe são chamados inhambupenses.

Gentílico: inhambupense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Inhambupe, pelo alvará de 07-11-1816. Elevado à categoria de vila com a denominação de Inhambupe, pela resolução de 28-04-1728 e carta régia de 26-01-1801, desmembrada de Água Fria. Sede no antigo distrito de Inhambupe. Instalada em 13-03-1802.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Inhambupe, pela lei estadual nº 134, de 06-08-1896.
Pela lei municipal nº 1, de 20-10-1909, foram criados os distritos de Barreiro, Bebedouro, Caetitú, Calumbi, Caueira, Curralinho, Encantado, Gibóia, Jacu, Junco, Lagoa, Mulungu, Recreio e Tanquinho e anexados ao município de Inhambupe.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 17 distritos: Inhambupe, Aporã, Barreiro, Bebedouro, Caetitu, Calumbi, Caueira, Curralinho, Encantado, Gibóia, Jacu, Junco, Lagoa, Mulungu, Recreio, Serra e Tanquinho.
Pela lei municipal nº 5, de 11-02-1926, é criado o distrito de Sátiro Dias e anexado ao
município de Inhambupe.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Inhambupe, Aporá, Itapororocas e Sátiro Dias. Não figurando os distritos criados pela
lei municipal nº 1, de 20-10-1909.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Itapororoca é extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município Inhambupe. Pela mesmo decreto acima citado é criado o distrito de Itamira (ex-Serra do Aporã), com terras desmembrada do extinto distrito de Serra e anexado ao município de Inhambupe.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Inhambupe, Aporã, Itamira Sátiro Dias.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela lei estadual nº 1021, de 14-08-1958, desmembra do município de Inhambupe o distritos de Aporã e Itamira, para constituírem o novo município de Aporã.
Pela lei 1032, de 14-08-1958, desmembra do município de Inhambupe o distrito de Sátiro Dias. Elevado á categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Hoje Inhambupe comemora 115 anos


1917 - Praça Mauricio Dantas


Parabéns a todos os moradores desse município.

Dinossauros participantes de uma das maiores exposições do mundo

Dinossauros participantes de uma das maiores exposições do mundo sobre estes animais pré-históricos. Ao todo são 300 fósseis e 20 exemplares completos, que contam com um tiranossauro como grande protagonista no Museu de História Natural de Los Angeles, EUA.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1107_album.jhtm?abrefoto=22#fotoNav=17