quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Veja como foi a Sessão da Câmara de Vereadores de Inhambupe dessa terça-feira dia 08-09-2015














Hoje dia 08 de setembro a sessão começou por volta das 18h18mim e foi muito agitada, pois grande parte dos estudantes universitários chegaram falando sobre o cancelamento do transporte para os que viajam para Alagoinhas estudar, muitos falaram anteriormente que o transporte iria até o fim de novembro e hoje acabou não tendo, o Presidente da Casa Querido falou que irá resolver nessa quarta com um reunião com o Poder Executivo e cobrar providencias.

O Vereador Eliezer falou sobre o transporte universitário e diz que os vereadores não irá abandonar a categoria, falou um pouco do seu passado como estudante e falou que chegou com dificuldade na 5ª série.

O Vereador Jeovan sobre o transporte universitários que os estudantes foram pedir apoio, falou também que o município vem sendo prejudicado com a grade escolar do ano letivo, falou também que os ônibus amerelinhos foram trocados sem saber o porquê? Falou que é necessário que se tenha um compromisso social do Poder Executivo que não existe e que é necessário que se vista a camisa da responsabilidade social, perguntou o porquê de tanto advogados na Prefeitura? Disse que amanhã irá se reuni com os estudantes universitários nessa quarta-feira.

O Vereador Dr. Miguel falou sobre a premiação que recebeu de profissional do ano como advogado e vereador destaque, falou que suas cobranças no Banco do Brasil deram certo que que a instituição bancária irá colocar bebedouro, banheiros para os seus clientes e uma divisória para separar os clientes no atendimento, pois a nova gerencia do Banco merece elogios, falou que a Praça da Matriz está abandonada, falou também do aumento do gás de cozinha que agora custa até R$ 60, falou que a cidade de Serrinha o preço é de R$ 35 e Crisópolis é de R$ 36 a R$ 40, disse que é preciso fazer alguma coisa para que o preço do botijão diminua em Inhambupe, e se as empresas não baixaram o valor do gás ele mesmo irá fazer que nem fez ano de 2012 que vendeu botijão com um preço acessível, falou também que a Prefeitura demitiu os contratos e é necessário que pague os salários atrasados, o vereador Marquinhos falou que o projeto para redução do salário é de competência da mesa, o Vereador Dr. Miguel falou que irá buscar 5% para que seja votado o projeto para redução dos salários dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, falou que o vereador Uelson é um guerreiro falando sobre a audiência pública e disse que equidade de gênero deve ser de forma justa entre ambos os sexos e que ideologia de gênero não deve ser competência do governo.

O Vereador Uelson falou que nenhum momento foi discutido ideologia de gênero, e o que pediu era metas e quem construir o Plano Municipal de Educação foi a sociedade com um grupo colaborativo, disse que era criminoso dizer que ele estava incentivando o homossexualismo.

O Vereador Marquinhos falou sobre o evento da Audiência Pública sobre equidade de gênero, disse que os vereadores não ofenderam a sociedade, disse que é precisa tratar a educação para os próximos dez anos e não confundi a mente das crianças e a opção sexual é um problema dele, citou a bíblia e diz que respeita os homossexuais, e disse onde está o crime nessa afirmação? Falou que tem a lei que exige que o transporte escolar levem estudantes para outras cidades, parabenizou o grupo que elaborou o Plano Municipal de Educação.

O Vereador Jeovan falou que se faça um compromisso com o transporte universitário, o Vereador Zé de Dite disse que apoia os universitários e chamou para uma reunião nessa quarta-feira, o Vereador Querido disse que está com os estudantes e se preciso paga R$ 5 mil para ajudar com o transporte universitário.

A Vereadora Izabel falou sobre Vicente dono da Itacitruz que morreu, disse que ele fez uma doação de um mamógrafo e disse que quer erradicar o câncer de mama do município de Inhambupe e região.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Vereadores faz doação Pintura de Lucas Sales para o Colégio Luís Coelho em Inhambupe




































Hoje(08) pela manhã o artista Lucas Sales levou mais uma de suas obras para o Colégio Municipal Dr. Luís Coelho, a obra foi um presente dos vereadores Humberto, Jeovan, Marcos, Everaldo(Querido), Uelson, Fabrício e Cloves.

Estavam presentes no momento da entrega da Pintura, o Presidente da Câmara de Vereadores Everaldo (Querido), professores, funcionários e estudantes do Colégio.

Segundo o artista Lucas Sales, a obra foi feita em 54 horas foi cerca de 20 dias, ele falou para o blog que já trabalha no estilo desenho e pintura há 4 anos, faz todo o tipo de desenho; como desenhos de pessoas, casas, animais, prédios, pinturas em camisa e desenho de qualquer tipo que a pessoa deseja.

Os trabalhos de Lucas foram para vários lugares como Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Catu, levando a pintura dos prédios mais antigos e mais importantes de Inhambupe.

Ele falou também sobre o tempo que fez os desenhos de prédios de Inhambupe, e o desenho mais rápido foi do Mercado de Cereais que durou cerca de 22 horas, e o que demorou mais foi o Fórum Ministro Adalício Nogueira que durou 74 horas devido os detalhes.

Lucas também falou sobre o Campeonato baiano de Artes visuais que será no dia 30 de setembro onde irá acontecer a semifinal em Alagoinhas e vencendo a classificação irá para a final em Salvador, disse que o quadro está preparado, mas em sigilo que só irá levar no dia, no ano passado ele ficou entre os cincos melhores da Bahia e esse ano ele quer ficar em primeiro lugar.

No final Lucas ainda deu autógrafos para os alunos.
Veja o que ele falou no vídeo abaixo:

Receita libera nesta terça mais um lote de restituição do IR

A Receita Federal libera nesta terça-feira, 8, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Desde junho, quando foi liberado o primeiro lote, o número de contribuintes com direito a restituição chegou a 6.816.763, quase 60% do estimado neste ano, informou o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
O valor total depositado na rede bancária é superior a R$ 9,302 bilhões e, como ocorre todos os anos, serão liberados sete lotes regulares. Neste lote de setembro, o número de contribuintes do IRPF 2015 chega a 2,119 milhões.
O crédito bancário será feito no dia 15. Foram liberadas também declarações dos exercícios de 2008 a 2014 que estavam retidas na malha fina. Os montantes de restituição para cada exercício e a taxa Selic aplicada  podem ser consultados na tabela abaixo.
A consulta estará disponível na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones com a mesma função.
Os contribuintes que não foram listados nos lotes anteriores de restituição e têm dúvida sobre os dados enviados devem verificar no extrato de processamento da declaração se não há pendência ou inconsistências que causem a retenção na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, é só informar os números dos recibos de entrega das declarações dos exercícios referentes às declarações ativas das quais o contribuinte seja titular.
A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição , ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita disponibiliza um vídeo com instruções.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1710069-receita-libera-nesta-terca-mais-um-lote-de-restituicao-do-ir?direcionado=true

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA 'INDEPENDÊNCIA DO BRASIL'

Há muito heroísmo em torno da independência do Brasil. Tudo isso não passa de epopéia positivista. D. Pedro I nunca foi herói e não há nada de bonitinho em nossa história. Entendamos o porquê disso.

7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é o dia que "Dom Pedro I  montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje".

Mas será que aconteceu tudo desse jeito? Há quem diga que não.
 
A história dos livros didáticos conta o seguinte:
No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o “partido brasileiro”. Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
Monumento à independência, situado no local onde foi proclamada a independência do Brasil.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase “Independência ou Morte!”, rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.
 
Existem versões de que Dom Pedro I montava na verdade uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal. Ao contrário do que muitos pensam o processo de independência custou muito caro para Brasil, foi preciso pagar uma multa altíssima a Portugal.
A coisa toda parece não ter sido tão heroica como é contado na maioria dos livros mas como diz o ditado “uma mentira contada várias vezes e por várias pessoas acaba se tornando verdade”.

A Independência do Brasil significou que o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa, tornando um Estado Nacional.
 
O dia oficial da independência foi 07/09/1822, mas essa independência foi um processo que ocorreu na estrutura da sociedade e se deu pelos interesses dos latifundiários, da burguesia inglesa e da classe média.
 
Napoleão Bonaparte
O regente de Portugal era o príncipe D. João. Napoleão Bonaparte da França tinha decretado o Bloqueio Continental, proibindo as nações européias de comerciar com a Inglaterra. Mas D. João continuou tendo relações comerciais com os ingleses. Por isso, Napoleão invadiu Portugal.
Assim, a família real e 15mil nobres portugueses fugiram para o Brasil, apoiados pela esquadra inglesa em 1808.
Esse apoio inglês teria algo em troca. Por isso D. João decretou a ABERTURA DOS PORTOS AS NAÇÕES AMIGAS, autorizando a Inglaterra a comerciar com o Brasil. – Era a queda do Pacto Colonial. Aqui começa o processo de independência política, pois já havia sido iniciado na economia.
 
Tratados de 1810
D. João assinou com a Inglaterra os TRATADOS DE 1810, acertando que, os produtos importados ingleses teriam uma taxa alfandegária de 15%. Outros países pagariam 24% e importações de Portugal 16%.
Inglaterra passava a ter mais vantagens que Portugal.
D. João permitiu manufaturas no Brasil, mas elas não cresceram devido à concorrência com produtos ingleses.
 
Reino Unido
Em 1815 Napoleão estava derrotado, mas D. João não voltou para Portugal e ainda decretou que a colônia passava a ser REINO UNIDO A PORTUGAL E ALGARVES. A capital do novo reino não era o Porto nem Lisboa e sim o Rio de Janeiro. O Brasil deixava de ser uma colônia oficialmente e passava a ser uma quase metrópole e Portugal era praticamente ajustada a condição de colônia.
 
Revolução Pernambucana (1817)
O nordeste pagava altos impostos e o comércio estava nas mãos de comerciantes portugueses, mal vistos pelos brasileiros.
A maçonaria divulgava idéias liberais e revolucionárias de forma subversiva.
Diante das idéias revolucionárias, o governador ordenou prisões, mas um capitão reagiu e matou seu comandante. Por isso, um coronel foi enviado para prendê-lo, mas soldados não aceitaram essa prisão e executaram o coronel.
As ruas foram tomadas pela multidão e os comerciantes portugueses tiveram que fugir.
Por 10 semanas Pernambuco foi um país independente do Brasil. Inclusive trocaram o pão e o vinho português por mandioca e cachaça. D. João VI, já como rei, enviou tropas a Pernambuco e derrotou os rebeldes. Muitos foram enforcados e chicoteados em praça pública.
 
Revolução Liberal do Porto (1820)
Revolução do Porto eclodiu em Portugal. A burguesia estava no poder e não aceitaram a liberdade econômica do Brasil. Queriam também a volta do rei D. João VI ou separariam do Brasil.
Os portugueses queriam que o Brasil voltasse a ser uma colônia de exploração.
Para não perder o posto de rei, D. João VI voltou a Portugal, deixando seu filho D. Pedro como príncipe regente.
 
Partidos Políticos
A situação política no Brasil ficou tensa, pois não queriam que o Brasil voltasse a ser uma colônia portuguesa.
Surgiram 2 partidos políticos no Brasil: o Partido Português e o Partido Brasileiro. O Partido Português queria a recolonização do Brasil. Era formado por militares, altos funcionários públicos e antigos comerciantes que eram beneficiados pela administração portuguesa.
O Partido Brasileiro queria a independência do Brasil. Era formado por fazendeiros, comerciantes que desejavam comerciar com a Inglaterra e a classe média.
Mas entre o Partido Brasileiro havia os que queriam um país liberal e os que queriam um país com escravidão.
 
Independência
Os latifundiários do Partido Brasileiro queriam a independência, mas temiam que essa fosse feita pelas armas e revolta popular, pois D. Pedro tinha seu exército. É bom salientar que, em todos os processos de independência na América houve luta armada.
Por isso aproximaram de D. Pedro, para que ele fizesse a independência sem a participação popular. Em troca, ele não seria retirado do poder e se tornaria imperador do Brasil.
Sabendo da situação, D. João VI ordenou a volta de D. Pedro a Portugal.
O Partido Brasileiro reagiu e conseguiu 8 mil assinaturas pedindo que D. Pedro ficasse. Esse episódio ficou conhecido como o DIA DO FICO e D. Pedro concordou aceitando a proposta.
Tropas foram enviadas de Portugal, mas logo desistiram de rebelar contra o Brasil.
Em 1822 D. Pedro anunciou eleições para uma Assembléia Constituinte, que formaria a constituição do Brasil.
No mesmo ano ele proclamou a independência e se tornou D. Pedro I.
Na realidade foi feito um acordo para essa independência, sendo que o Brasil teve que pagar dois milhões de libras esterlinas como indenização para Portugal e seu filho foi coroado D. Pedro I, o primeiro governante do novo Estado Nacional chamado Brasil, única monarquia das Américas.
Curiosidade: o Brasil não tinha dinheiro para pagar essa indenização. A Inglaterra pagou a quantia acordada com Portugal e o Brasil nasce com uma dívida com a Inglaterra. Isso fará o Brasil ter sérios problemas em sua economia devido o imperialismo britânico. (Prof. Yuri Almeida)
 
Para saber mais sobre a verdadeira história da independência do Brasil eu vou deixar alguns links que valem a pena a leitura, é bom para formar opinião e ter argumentos para defender ou atacar o assunto:

domingo, 6 de setembro de 2015

Turma de Letras da Uneb de Inhambupe (parfor)

Turma de Letras da Uneb de Inhambupe (parfor) teve uma aula diferente na noite dessa sexta dia 04 de setembro, uma aula de libras, onde os professores foram para as ruas de nossa cidade e colocar na prática o que aprendeu com a Professora Cristina.
A disciplina de Libras é obrigatório na formação do professor e o papel do docente tem sido enfatizado no que envolve a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Alguns autores se referem a esse profissional como fundamental na chamada educação inclusiva. Outros estudiosos enfatizam que entre as atribuições dos professores está a de criar situações para que os alunos com deficiência possam contribuir nesse novo contexto educacional em sala de aula, de maneira que suas limitações não se evidenciem.
Os surdos vêem a Libras como uma forma de comunicação necessária com os ouvintes, pois eles precisarão da comunidade ouvinte para lhe dar informação no caso de seguir viagem ou informações básicas que todos os seres humanos precisam para se locomover em determinadas localidades na qual ira visitar ou morar. Para esses deficientes auditivos a Libras é a sua comunicação na qual ele sempre utilizará seja para a sociedade que terá que se adaptar a nova língua para haver comunicação quanto na escola na qual freqüentará. 

sábado, 5 de setembro de 2015

Estado realizará concurso público para 7 mil professores do magistério

O Governo da Bahia realizará concurso público para o provimento de 7.131 cargos de professores, do ensino fundamental e médio, no magistério público do estado, no primeiro semestre de 2016. Os aprovados vão substituir os 6.145 cargos de professores contratados por intermédio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os demais cargos (986) irão suprir as vacâncias deixadas por professores que vão se aposentar em 2016.
O concurso também irá suprir a falta de professores em regiões onde existe dificuldade de provimento de vagas para determinadas disciplinas escolares. A contratação dos 7.131 professores resultará em um impacto financeiro para o estado de 138,4 milhões, com custeio de salários, no período de 12 meses. O valor evidencia o compromisso do Governo da Bahia com a educação e o esforço para manter os investimentos nessa área, mesmo diante do período de baixa arrecadação pelo qual passa o país.
O Governo da Bahia vem adotando, desde início deste exercício, medidas estruturantes de implantação do programa Educar para Transformar, que vai garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas de qualidade para crianças, jovens e adultos.  Um das premissas é a valorização profissional dos professores e a sua formação continuada.
Promoção
Em junho deste ano, o governo estadual promoveu 23.927 professores do magistério público, do ensino médio e fundamental. A promoção resultou em um aumento médio de cerca de 7% nos vencimentos dos educadores e gerou um custo para o estado de R$ 36,7 milhões no exercício de 2015. Foram promovidos 551 coordenadores pedagógicos e 23.376 professores.
O programa Educar para Transformar é baseado em cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas. O eixo I está focado nos seguintes pontos: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologia, aula 100% e Currículo Bahia.
Para serem promovidos, os 23,9 mil educadores (professores e coordenadores) tiveram que passar pelo Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com o curso, os profissionais da carreira do magistério puderam atualizar os conhecimentos e dominar conteúdos digitais educacionais, potencializando a melhoria no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, conforme propõe o programa Educar para Transformar.
 
 Fonte: http://www.aratuonline.com.br/noticias/estado-realizara-concurso-publico-para-7-mil-professores-do-magisterio/

WhatsApp chega a 900 milhões de usuários no mundo todo

Sucesso no mundo todo, o WhatsApp chegou a 900 milhões usuário ativos. A informação é do cofundador do aplicativo, Jan Koum. Desde o começo do ano, o serviço de bate-papo passou a ser usado por 200 milhões de novos usuários. De acordo com o G1, a informação, publicada em post no Facebook, foi curtida por Mark Zuckerberg, presidente-executivo e um dos fundadores da rede social, que se tornou dona do aplicativo em 2014 depois de desembolsar US$ 22 bilhões. “Parabéns”, escreveu Zuckerberg. Ele ainda publicou uma foto de Koum no momento em que, segundo disse, estava escrevendo o posto do anúncio. Quando anunciou a aquisição do app, o executivo incluiu entre os motivos que endossavam o negócio o grande número de usuários do WhatsApp.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/178251-whatsapp-chega-a-900-milhoes-de-usuarios-no-mundo-todo.html