domingo, 14 de agosto de 2011

Taxa de frequência e conclusão no ensino fundamental - 1991-2000

No município, em 2000, 8,8% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental.
A taxa de conclusão, entre jovens de 15 a 17 anos, era de 9,6%.
Caso queiramos que em futuro próximo não haja mais analfabetos, é preciso garantir que todos os jovens cursem o ensino fundamental.
O percentual de alfabetização da população 15 ou mais de idade, em 2010, era de 74,4%.

sábado, 13 de agosto de 2011

Proporção de moradores abaixo da linha da pobreza e indigência - 2010


Neste município, de 1991 a 2010, a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo reduziu em 17,0%; para alcançar a meta de redução de 50%, deve ter, em 2015, no máximo 40,3%.
Para estimar a proporção de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza foi somada a renda de todas as pessoas do domicílio, e o total dividido pelo número de moradores, sendo considerado abaixo da linha da pobreza os que possuem rendimento per capita menor que 1/2 salário mínimo.
No caso da indigência, este valor será inferior a 1/4 de salário mínimo.

Visão da Praça da Matriz

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - 2007/2009

O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado a crianças da 4ª e 8ª séries, podendo variar de 0 a 10.
Este município está na 4.935.ª posição, entre os 5.564 do Brasil, quando avaliados os alunos da 4.ª série , e na 5.304.ª, no caso dos alunos da 8.ª série.
O IDEB nacional, em 2009, foi de 4,4 para os anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e de 3,7 para os anos finais.
Nas escolas particulares, as notas médias foram, respectivamente, 6,4 e 5,9.

Praça Cônego Maximiano

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Paulo Costa de Inhambupe

A foto acima é de Paulo Costa, que é um internauta diario desse blog, e gosta de acessar essa página para acompanhar os acontecimentos dessa cidade, e quer formar uma equipe de pessoas com pensamentos jovens, com a tentativa de melhorias para o povo desse município, principalmente as famílias mais carentes, e fazer com que a política tenha pessoas de sua idade e com pensamento construtivo.
Mande um email para Paulo Costa: paulopc1992@hotmail.com
Se você tem proposta para o município de Inhambupe, mande um comentário se identificando.


Ex-seminarista e transexual farão casamento inédito em Cuba




Um ex-seminarista e uma transexual vão se casar em Cuba nesta sexta-feira (12), em uma união inédita na ilha.Em Cuba, os casamentos entre duas pessoas do mesmo sexo são proibidos, mas as autoridades vão permitir a união, já que a noiva, a transexual Wendy Iriepa, conseguiu ser reconhecida oficialmente como mulher em sua nova carteira de identidade. Ela passou por uma operação de troca de sexo em 2007.




Wendy e Ignacio Estrada são um casal atípico em Cuba.O amor entre os dois superou entraves burocráticos e também visões de mundo. Ignácio é um católico conservador e chegou a estudar em um seminário para se tornar padre. Wendy trabalhava em um centro de educação sexual, que ajuda gays e lésbicas em Cuba.Além disso, também houve dificuldades políticas. Wendy perdeu seu emprego no centro - que é dirigido pela filha do presidente Raúl Castro - por estar casando com Ignacio, que faz oposição ao governo.




O casamento foi marcado para o dia 13 de agosto, que coincide com o aniversário de Fidel Castro. A madrinha será Yoani Sanchez, a famosa blogueira de oposição ao regime cubano.





Distorção idade-série no ensino fundamental e médio - 2010 em Inhambupe




A distorção idade-série eleva-se à medida que se avança nos níveis de ensino. Entre alunos do ensino fundamental, 47,2% estão com idade superior à recomendada chegando a 62,2% de defasagem entre os que alcançam o ensino médio.

Prefeitura Municipal

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia Internacional dos Povos Indígenas


O dia internacional do índio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995, através de decreto que indicou o dia 09 de agosto para a referida data.

As reuniões iniciaram-se em Genebra, onde grupos indígenas se reuniam buscando garantir suas condições de vida, seus direitos humanos, que eram marginalizados. O movimento causou atitude de reflexão sobre tais condições subumanas que os mesmos viviam, além do direito a terra e ao resgate de sua cultura. Outros pontos importantes discutidos no evento foram: os impactos sofridos pelos aborígines; a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo, patrimônio cultural e histórico que deve ser preservado por suas riquezas, por sua sabedoria milenar, por suas contribuições para a diversidade das civilizações, tendo se tornado riquezas da humanidade.

Com o passar dos anos, através da reunião, foi instituída a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Comissão dos Direitos Humanos também atuou no projeto, a fim de garantir tais direitos.

Porém, a iniciativa ainda é pequena diante de tantos anos de extorsão, discriminação, preconceito e descaso a que a etnia indígena sofreu e suporta até os dias de hoje, mesmo estando protegidos pelo documento, que aparece em quarenta e seis artigos que abordam sobre seus direitos e dignidade.

O Brasil também participou do movimento, pois líderes indígenas se envolveram com os debates, impondo suas necessidades, exigindo o respeito às suas culturas, às distintas línguas, à preservação de seus costumes, da sua forma de ver o mundo. Porém, as primeiras manifestações no Brasil surgiram a partir de um grupo de futebol indígena, o União das Nações Indígenas, mostrando que já estavam politizados.

Cansados de ter sua cultura dominada pela cultura do homem branco, o Gerente do Memorial dos Povos Indígenas e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Cátedra Indígena Internacional, Marcos Terena, deixa seu recado sobre o assunto: “situações de dominação devem despertar nossa revolta e nossa indignação e mais do que nunca nós, como parte do movimento indígena, devemos relembrar as conquistas indígenas e, a cada 09 de Agosto, jamais permitir que o homem branco continue falando por nós, tomando nossas ideias e mantendo uma postura de "grande pai". Esse tempo já acabou, mas compete a nós indígenas, fomentar, divulgar e fiscalizar essas ações racistas e preconceituosas.”

Não importa a região em que se encontram, o país, o estado ou a cidade, nem tampouco as tribos às quais pertencem. Os índios merecem respeito e dignidade.

Sabe-se que assim como outras etnias, devem ser considerados em seus valores, em seus costumes, em seus saberes e cultura. Diante disso, protegê-los contra a dominação de homens de outras progênies, contra a destruição dos seus meios naturais de sobrevivência, contra a falta de política que garantam sua educação, saúde e bem-estar é uma obrigação de todos, segundo a última Constituição do Brasil. Cumpra-se!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-dos-povos-indigenas.htm

Praça da Matriz