quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Volta de Cima perde filho ilustre




a foto acima é da casa de Antônio da Cajá





Morreu na manhã dessa terça feira, Antônio Pinho de Cristo e muito conhecido por Antônio da Cajá, vereador por cinco mandatos consecutivo e representante de uma das regiões mais populosa de Inhambupe, a Volta de Cima foi representada por mais de 20 anos na Câmara de vereadores por uma pessoa que trabalhou grande parte de sua vida em favor da sua comunidade, ele foi presidente da Câmara nos períodos de 2007 a 2008.
O corpo do parlamentar será velado no saguão da Câmara dos Vereadores, ainda sem previsão de horário.

Quem é a mãe de Pateta Júnior, o filho do Pateta?

Pateta já foi casado com a sra. Pateta. Ela apareceu pela primeira vez - e bem rapidamente - no curtametragem Pais também são pessoas. A principal função de Pateta Júnior foi permitir a seu pai explodir de orgulho à medida que Pateta não conseguia se comportar para atender às mínimas expectativas. O garoto sabia que o pai não era um gênio pensante, mas não permitia que ele percebesse isso.

Fonte: Guia de curiosos da internet

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rua Pompílio Cavalcante


Gosto de mostrar essa cidade ao mundo, continuem votando nas enquetes e mande sugestões também.
Mande sugestão e informações para ser divulgada aqui no blog, seja o que for, o importante é divulgar e manter todos informado.
Na região do antigo Matadouro teve troca de tiros no dia da lavagem, que aconteceu no último domingo.
Harmonia e Edcity levantaram o público na noite de domingo, puxando os foliões dos Normais e do Folia.com.
O que você achou da Lavagem?

Qual o nome do passarinho da Dona Neves, personagem do seriado Chaves?

O passarinho da Dona Neves chama-se Soriano. A série é mexicana e foi criada por Roberto Gomez Bolaños.

Ele se inspirou nas favelas da América Latina. O seriado estreou no Brasil em 1984, no programa do Bozo, no SBT. Os episódios, que já foram sucesso de audiência, alcançam hoje a média de 11 pontos no Ibope.


Fonte: Guia de curiosos da internet

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rua Bazílio Neri


Essa rua fica perto da BR 110, logo na entrada da cidade pelo o sul.

Por que os personagens da Turma da Mônica a chamam debaixinha se todos são do mesmo tamanho?Mauricio de Sousa, o “pai” da Turma da Mônica, atribui o

Mauricio de Sousa, o “pai” da Turma da Mônica, atribui o comportamento dos personagens a diferentes fatores. Ele recorre aos ditos populares para explicar a questão. Segundo Mauricio “ri o roto do esfarrapado”, quer dizer que os meninos podem não ter consciência do próprio tamanho quando xingam a Mônica. Outra justificativa possível para o criador é “quem desdenha quer comprar”, ou seja, os meninos “têm inveja da garota”. Mauricio argumenta que o Cebolinha pode se achar mais alto do que a Mônica por causa do seu cabelo espetado. A última hipótese é que todos da turma se acham baixinhos, mas infernizam a menina porque ela tem mania de mandar na rua e nas pessoas. Mauricio de Sousa afirma que a pergunta

serve de mote para uma nova história.


Fonte: Guia de curiosos da internet

Grande Vigília da Assembléia de Deus

Pastor Rivelino Bento
Missionário Edson Santos de Itabuna
Irá acontecer um encontro de Labaredas de fogo no dia 09 de janeiro de 2010 às 21 horas, na Igreja Assembléia de Deus na sede que fica localizado na Rua Pedro da Silva e Oliveira em Inhambupe.
A data foi mudada, em breve mais informações.

domingo, 22 de novembro de 2009

Rua Dr. Luís Coelho


Essa rua fica a rádio Comunitária de Inhambupe e ainda tem a Escola Dr. Sátiros Dias.

O que significa a palavra acme que aparece nos desenhos do Pernalonga?

O termo vem do grego akme, que significa topo, cume ou ponto mais alto. Não é uma expressão usual na língua inglesa. Em português quer dizer algo como “pimpão” ou “brejeiro”. A expressão causa um estranhamento e, por isso, tem um toque de humor.

Fonte: Guia de curiosos da internet

sábado, 21 de novembro de 2009

Paralisação de todos os Servidores Públicos

Flores na entrada da cidade de Inhambupe

Esse vermelho na entrada da cidade está lindo.

Como surgiu o desenho animado?

O inventor da animação de filmes foi o belga Joseph Plateau. Em 1832, ele criou o fenacistoscópio, um disco com figuras dispostas em torno do centro que parecem se movimentar quando o mecanismo é girado. Esse mecanismo, usado ainda hoje, apresentava uma rápida seqüência de desenhos em diferentes estágios, criando a ilusão de um único desenho em movimento.

Fonte: Guia de curiosos da internet

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Rua Dr. Pedro Pondé


conhecida como rua do Rosário.
O que vocês internautas acham do novo circuito da Lavagem da igreja? que esse ano será parecido com o ano passado, mande o seu comentário.
Subindo a rua do clube, passando na praça, descendo a Avenida Governador Lomanto Junior e irá pegar a pista e voltar para o clube.
Se estou errado, mande informações.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia é celebrado desde a década de 1960, e coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares que ocorreu em 1695. O dia tem significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade. Além de ser um dos nomes mais importantes da Capoeira, é reverenciado pela população brasileira por ser um símbolo de resistência do negro à escravidão.

Na semana do dia 20 de novembro, inúmeros temas são abordados pela comunidade negra e os que ganham evidência são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. Algumas entidades organizam palestras e eventos educativos em que se procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

A marginalização dos negros ocorre dentro de um contexto histórico, processo de abolição da escravidão e formação econômica moderna, em que a estrutura de classes da sociedade está se constituindo tendo como conseqüência o posicionamento desfavorável dos negros, devido a forma de inserção desigual na estrutura de classes, no que se refere à renda, escolaridade e ocupação.

Nesse sentido, uma das características marcantes do mercado de trabalho brasileiro até hoje é a desigualdade de oportunidades entre os grupos raciais. As estatísticas revelam um quadro assustador sobre a maneira de como brancos e negros estão distribuídos na estrutura ocupacional. Dados estatísticos do IBGE mostram que o rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812; e a dos negros é de R$ 409.

Estas desigualdades presentes no mercado de trabalho, estão presentes, também na educação. Pesquisa revela a baixa freqüência dos negros nas universidades brasileiras. Enquanto 80% dos universitários são brancos, somente 2,2% são negros. Juridicamente discute-se a constitucionalidade da política de quotas para negros nas universidades a partir do dispositivo do princípio da igualdade do artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Apesar de muitos defenderem essa política como forma de assegurar ao negro a sua participação na sociedade, muitos estudiosos vêem nessa política o aumento da discriminação entre brancos e negros.

São essas práticas discriminatórias presentes no cotidiano que indicam a permanência do racismo. A sociedade brasileira preserva profundas desigualdades raciais, de rendimentos, educacionais e ocupacionais.

O Dia da Consciência Negra, portanto, deve ser comemorado como uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão em contraposição ao 13 de maio quando foi decretada a abolição da escravatura pela princesa Isabel. É a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros. Neste dia, os negros exaltam a sua origem africana e exaltam a sua luta pela liberdade de informação, religião e cultural. Buscam maior participação e cidadania para os afro-brasileiros associando-se a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.

Espera-se este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove as energias para continuar a trajetória para a conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos engajados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial.

A marginalização dos negros ocorre dentro de um contexto histórico, processo de abolição da escravidão e formação econômica moderna, onde a estrutura de classes da sociedade nacional está se constituindo e como conseqüência teremos o posicionamento desfavorável dos negros, devido a forma de inserção desigual na estrutura de classes, no que se refere a renda, escolaridade e ocupação.

Em outros termos, poderíamos dizer que o Estado a partir da segunda metade do século XIX, pós-1850, e, principalmente, início do século XX, até meados dos anos 40, foi o veículo primordial da formação de um mercado de trabalho fundado na exclusão dos negros e descendentes.

Esse mercado de trabalho, estruturado de cima para baixo pelo poder estatal, privilegiava os indivíduos brancos e dificultava o acesso de outros grupos raciais tendo em vista a crença, então em voga por aqui, a respeito da superioridade dos brancos. Essa ideologia racial irá, evidentemente, dificultar a inserção dos negros no nascente mercado de trabalho tendo em vista sua suposta inferioridade e a discriminação racial será, então, uma das marcas visíveis que o negro encontrará na busca por trabalho.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/artigos_ver.php?idConteudo=63462

Por que quando a lagartixa perde o rabo, outro nasce no lugar?

A lagartixa tem um grande poder de regeneração, associado a vértebras que se fraturam facilmente. Para se defender de predadores, ela é capaz de soltar o próprio rabo ao menor estímulo. Ele permanece espontaneamente em movimento (por determinado tempo) e atrai para si a atenção do inimigo. Passado o acidente, o pequeno animal começa a reconstituir o rabo, que o auxilia na locomoção, apoio e defesa.

Fonte: Guia de curiosos da internet