sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Joãozinho da Gomeia


Pai-de-santo gerou polêmica, nos anos 50, ao assumir o homossexualismo e criticar famosas ialorixás.


Não era por ele ser homossexual. O que mais chocava o povo-de-santo daquele tempo era mesmo a ousadia do babalorixá Joãozinho da Goméia, nascido João Alves Torres Filho, em Inhambupe, em 1914. Ele desafiava a opinião pública ao dançar na noite em cabarés ou desfilar vestido de mulher, como fez no Carnaval de 1956. E quando o assunto era candomblé, o sacerdote não deixava por menos: era capaz de questionar, publicamente, qualquer ialorixá famosa do país. Desta forma, ganhou a mídia e, até a sua morte prematura, em 1971, virou referência para o culto afro, especialmente no Sudeste do Brasil.
Rei transgressor do candomblé

Joãozinho da Goméia fez história ao assumir publicamente a condição de homossexual.
Uma figura exuberante entra no baile do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Plumas na cabeça, maquiagem no rosto, maiô justinho ao corpo, sapato de salto plataforma, pernas bem torneadas, envolvidas por uma meia-arrastão. O pai-de-santo Joãozinho da Goméia vestiu-se para brilhar no Carnaval de 1956, fantasiado da vedete Arlete. Os flashes dos fotógrafos pipocavam à sua passagem. Mas o sucesso da fantasia não foi unânime. Os umbandistas cariocas e as mães-de-santo mais tradicionais da Bahia ficaram indignados com a ousadia do babalorixá (pai-de-santo). Para eles, um sacerdote não podia se expor dessa forma, em pleno Carnaval. Joãozinho não ligou. "Serei eu, porventura, o primeiro Adão com o vestido da costela que apareceu no Rio de Janeiro?", respondeu, irônico. Ele não deixava de fazer o que queria por medo de cara feia. Era amigo da polêmica, do espetáculo, dos holotofes. No terreiro, no teatro, na imprensa, Joãozinho da Goméia era uma estrela.
Foi com talento, sorte e inteligência que o jovem pai-de-santo baiano, nascido na cidade de Inhambupe, conseguiu vencer todos os preconceitos e se transformar no babalorixá mais famoso do país, durante as décadas de 1950 e 1960. Primeiro, ele se estabeleceu em Salvador, na Rua da Goméia, em São Caetano, de onde veio o apelido. Depois, fundou uma filial na cidade de Duque de Caxias. Lá, ganhou o apelido de "o rei do candomblé". Sua clientela incluía artistas, autoridades, pessoas da alta sociedade carioca. Dizem que até presidentes da República, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek estavam na sua lista de amigos e clientes. Além dos amigos poderosos, a personalidade forte de Joãozinho e seu talento para o espetáculo começaram a atrair as atenções da imprensa. Ele saiu diversas vezes na revista O Cruzeiro, a publicação mais importante da época.
A fama trouxe prestígio e uma vasta clientela, que lotava seu terreiro. Ao mesmo tempo, porém, Joãozinho da Goméia colecionou desafetos. Sua maneira de agir, muitas vezes transgressora, batia de frente com os puristas das religiões afro-brasileiras, que exigiam um comportamento mais discreto do babalorixá. Além disso, pairavam dúvidas sobre sua iniciação no candomblé que, segundo alguns, não teria sido feita conforme a tradição. Mesmo com o estrondoso sucesso no Rio, Joãozinho não mantinha uma boa relação com as casas mais conhecidas de Salvador. Isso pode ser explicado, em parte, porque a maioria das casas baianas mais conhecidas é da nação jeje-nagô, enquanto Joãozinho era da nação Angola. Há uma certa rivalidade entre as duas correntes religiosas. Dos terreiros mais famosos de Salvador atualmente, apenas o do Bate Folha é da nação Angola.
Mesmo os babalorixás (pais-de-santo) e ialorixás (mães-de-santo) que não simpatizavam com a sua figura, porém, têm hoje que reconhecer: Joãozinho da Goméia foi o grande responsável pela expansão do candomblé no Sudeste do país, a partir da década de 1950. Ele formou milhares de filhos-de-santo, que criaram novos terreiros em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essas casas de candomblé apresentam-se orgulhosamente, ainda hoje, como fazendo parte do "modelo Goméia", ou da "raiz Goméia". A verdadeira Goméia, porém, não existe mais. Depois da morte de Joãozinho, em 1971, tanto o terreiro baiano, no bairro de São Caetano, como o terreiro fluminense, de Duque de Caxias, foram extintos.
Muitas pessoas saem de Inhambupe para fazer sucesso e outros lugares e até mesmo ficar famoso o que aconteceu com Joãozinho da Gomeia, e estão em vários canto do Brasil e do mundo, na proxima quarta feira Inhambupe irá fazer mas um ano.

Material tirado do site. http://br.geocities.com/umbandomble/entra/joaozinhodagomeia.html

quinta-feira, 31 de julho de 2008

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO


O Municipio de Inhambupe localiza-se na zona fisiográfica Litoral Norte do estado da Bahia, sendo integrante do chamado “Polígono das Secas”. Tem uma extensão territorial de 1.141km1, de acordo com o Mapa do Município, elaborado em setembro de 2005.
O acesso à sede municipal se dá pelas rodovias federais BR 324, BR 101 e BR 110, Todas asfaltadas, sendo que esta última corta a cidade de Inhambupe no sentido Sul / Norte, seguindo em direção a Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia
e de Alagoas.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

CIDADE DE INHAMBUPE, SEDE DO MUNICÍPIO



CIDADE DE INHAMBUPE, SEDE DO MUNICÍPIO

A cidade de Inhambupe, sede do município, possui as seguintes coordenadas
geográfi cas2: longitude: -38.82 a -37.9, Latitude: -12.22 a -11.52. Situa-se a uma
altitude de 179,718 metros e a 153 km de distância da cidade de Salvador, capital
do estado.
O ponto central de Inhambupe é a Praça Cônego Maximiano (praça da Matriz),
onde existe a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Além da igreja, destaca-se
no conjunto arquitetônico da cidade o casarão da prefeitura, os prédios do fórum
(antigo e novo), o Banco do Brasil, o Centro de Convenções, a Câmara Municipal,
o hospital e diversos casarões construídos nos séculos XVII e XVIII.
As escolas municipais e estaduais de Inhambupe já estão se preparando para o aniversário da cidade no proximo dia 06 de agosto e eu quero mostrar tudo ou boa parte do que irá acontecer aqui no meu blog, vou colocar um pouco de cada escola, quero mandar um abraço a todos os funcionários e professores que estão trabalhando dia e noite para os festejos do dia 06.
A foto acima o texto já diz tudo é a igreja do Divino Espirito Santo.
Parte desse texto vem do Plano diretor do município do ano de 2006.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Um pouco de Inhambupe



Em 1718, o povoado passou a pertencer à freguesia de Água Fria, vila criada em 1710 e notável pelo Colégio dos Jesuítas. Água Fria, na realidade, transformou-se em água-mãe de Inhambupe. Finalmente Inhambupe ganhou foros de cidade em 6 de agosto de 1896, pela lei estadual nº 134.

A Wikipedia, a enciclopédia livre, registra que o município foi instalado em 1728. Polêmica para Cid Teixeira e Consuelo Pondé sempre em cena dos fatos, atos, registros geográficos e históricos. Aliás, a professora tem a ver com a família inhambupense sempre calma, gozadora, esportiva, exportando bom humor, traço prculiar do inhambupense, pelo msnos na fase transitória do rádio para a televisão no final dos anos 50, início e durante a maravilhosa década de 60, em termos da pílula anticoncepcional, Beatles, Jovem Guarda, tropicalismo, cabelos grandes soltos ao vento, calças desbotadas, cores, "ponha um arco-íris em sua moringa", liberalidade comportamental pelo bom e profícuo choque cultural da época em que os hippies pregavam a paz e a liberdade e as primeiras sondas partiam para o espaço sideral dos EUA e da URSS, rivais potências desse período.

Acima temos duas fotos de Inhambupe que é os colegios Estaduais que são: Mario Costa Filho e o Paulo Souto, no primeiro colégio fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães e o segundo fica perto na Avenida João Silva Neri e ainda temos o Colégio Estadual John Kennedy em Homenagem ao presidente do Estados Unidos depois eu falo um pouco da história dos colégios de Inhambupe.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Entrada da cidade


A partir da margem esquerda do Rio Inhambupe, na época chamado de Rio Inhambupe de Cima, desenvolveu-se a catequese indígena promovida pelos jesuítas entre 1572 e 1582.
Posteriormente, os padres jesuítas estabeleceram um colégio em Água Fria e estimularam o povoamento da região. Tudo começou e prosperou a partir de Água Fria, localidade onde se podia ver e beber de suas águas.

Consta no histórico da cidade, situada a 153 quilômetros de Salvador, que a partir de 1624 uma sesmaria foi concedida a um marechal da Casa da Torre dos Garcia d'Ávila, que erigiu uma igreja sob a invocação do Divino Espírito Santo de Inhambupe. Daí foram surgindo casas em derredor do templo, contribuindo para a formação e evolução da comunidade.

A foto acima é da entrada da cidade na Avenida Agenor Batista. E nessa mesma avenida encontra-se lá na frente a Avenida Governador Cleriston Andrade que começa na rodoviária e vai até a esquina do posto Ipiranga.

domingo, 27 de julho de 2008

Inhambupe


Inhambupe é uma cidade baiana meridiana por onde passa um bom rio caudaloso, gostoso, nas cheias as suas águas singram velozes, inesquecível ribeiro que tem o mesmo nome do município.
Acima tem a foto da praça Santa Isabel local onde tinha a Coelba e mais em baixo tem a Rua Francisco Pinto, rua essa que fica o cemitério Espirita único no mundo depois falo mais dele e fica o Centro Espírita.

sábado, 26 de julho de 2008

Temperatura baixa em Inhambupe



Inhambupe teve a temperatura mais baixa dos últimos anos, na manhã de sexta-feira dia 25 de julho a temperatura chegou em Inhambupe 14 graus, é muito baixa pra quem não está acostumado e pra quem sempre teve temperatura acima de 25 graus, é o inverno mais frio dos últimos 70 anos na Bahia segundo uma emissora de TV.
Então a temperatura bate recorde em Inhambupe. Só falta nevar.

Dia da Vovó


O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos.

Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Origem do dia - Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria.

Autor: Juscelino Tanaka

Então parabens a todas as vovós do Brasil e do mundo por esse dia tão importante para comemorar, pois vovó é mãe duas vezes.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dia de São Cristovão



(Padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas)

"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!

De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!

Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.

No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...

Autor: Manuel de Almeida (Manal)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rodoviaria de Inhambupe


No ano de 2006 coloquei uma carta no jornal A tarde que dizia assim.

Rodoviária Abandonada

A Rodoviária de Inhambupe vive momentos de desprezo, em que falta administrador e tem sua estrutura suja e caindo, a iluminação precária, falta de segurança e não tem ninguém na cidade que procure organizá-la. Gostaria muito que nossas autoridades olhassem mais esse local que está sendo invadidos por bandidos, prostitutas e transportes clandestino.

Hoje a rodoviária é bem diferente do ano que coloquei essa materia no jornal A Tarde e espero que melhore mais ainda.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Galinha d'água em Inhambupe



Este é um animal fácil de ser observado na "Área dos Lagos", correndo assustada à aproximação das pessoas.

Com cerca de 35 centímetros de comprimento, a Galinha d’água (Gallinula chloropus) é encontrada em quase todo o continente americano, do sul do Canadá até a Argentina, na Europa, Ásia e África, habitando margens de lagos, açudes e rios de águas calmas com vegetação abundante.

O macho e fêmea são iguais. Embora aparente ser preta as suas penas são castanhas escuras. Apresenta uma zona frontal avermelhada e penas da parte de baixo da cauda brancas. O bico é vermelho com uma extremidade amarela. Os filhotes são castanhos com uma garganta e zona anterior do pescoço esbranquiçados e o seu bico é de cor verde escuro.

A reprodução ocorre a partir do início da primavera, quando macho e fêmea constroem seu ninho entrelaçando juncos e capins, junto ao solo, em forma de taça. A fêmea põe de 5 a 11 ovos, sarapintados de cor castanho-amarelada. A incubação é feita pelo casal e dura de 19 a 22 semanas. As crias deixam o ninho depois dos três primeiros dias de vida e fazem seu primeiro vôo com seis a sete semanas de vida. Dependendo da quantidade de alimentação disponível, a Galinha d’água pode nidificar até três vezes no mesmo ano.

É comum vê-la caminhando ao longo das margens das zonas úmidas, bamboleando a cabeça, como é habitual observar nas galinhas domésticas, enquanto caça insetos aquáticos, larvas, aranhas e moluscos. A alimentação é complementada com sementes e brotos de plantas.

Um detalhe curioso da Galinha d'água são as "orlas duplas" de pele escamosa que se expandem de cada um dos ossos dos dedos . Quando a Galinha d’água nada, estas "expansões" abrem-se e quando o pé se movimenta para trás contribuem para a propulsão, fechando-se quando o pé se movimenta para a frente. Na margem dos lagos, estas "orlas" evitam o afundamento na lama. A forma do pé desta ave dá origem a pegadas fáceis de distinguir das de outras aves aquáticas.

A Galinha d’água nada bem, mas raramente mergulha; tem um vôo laborioso, com as patas pendentes, depois de um longo patear para descolar.

Encontrei em Inhambupe na Avenida Zezinho Caboclo na Barroquinha no ano passado achei esses dias e achei interessante em colocar aqui no meu blog, pessoal nos proximos dias Inhambupe terá uma rádio via internet e também, e esse meu blog está crescendo terá muitas novidades.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Inhambupe



Praça da Matriz para muitos se chamam a praça principal do município de Inhambupe, uma praça que todos os prefeitos faz alguma obra ou reforma, sempre é assim quem entra muda algo nela, temos a igreja do Divino Espiríto Santo uma das igrejas mais bonitas da região, e falando da praça ela se chama Praça Conego Maximiniano e agora por quê Conego é o sacerdote que vive sob uma regra, que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada. O conjunto dos cônegos forma o Cabido (do latim Capitulus) ou seja o colégio reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior. O Cabido, seja catedralício ou colegial, é obrigado a ter seus estatutos próprios estabelecidos por legítimo acto capitular e aprovados pelo bispo diocesano temos aí uma curiosidade da nossa famosa praça.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Um pouco da Volta de Cima

No momento estou trabalhando na comunidade da Volta de Cima a famosa Cajá que muitas pessoas não gostam que chamem assim, a Volta de Cima é um grande povoado, sendo o segundo maior do município de inhambupe, comecei a trabalhar em 2005 na Escola dessa comunidade que chama Grupo Escolar Deputado José Ronaldo fui demitido em junho de 2006, passei no concurso trabalhei no ano de 2007 com o primário de 3ª e 4ª Série na Moita Redonda e esse ano de 2008, estou de Volta a comunidade de onde fui demitido e agora concursado.
Obrigado a todos os visitante nos proximos dias vou falar um pouco mais da Volta de Cima e da Moita Redonda, e sem esquecer das outras comunidades do município de Inhambupe e de outras cidades que de vez em quando eu costumo visitar o negócio é valorizar e se possível e mandar proposta para o crescimento do nosso município para todos os candidatos tanto prefeito(a) ou vereador(a) o que quero é que trabalhe para Inhambupe e para a juventude que termina o ensino médio e não tem o que fazer.

domingo, 20 de julho de 2008

Dia internacional da amizade


COMO SURGIU A DATA

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

Enfim essa é uma das origens do dia do amigo eu tirei esse material do site: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaamizade2.html

sábado, 19 de julho de 2008

Dia do futebol



História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Hoje na Bahia temos o Vitória disputando a primeira divisão, o Bahia disputando a segunda divisão e a terceira temos mais três times baianos que são: Atlético de Alagoinhas, Vitória da Conquista e Itabuna.
A bola acima é do século XIX bonita não é?